FANDOM

Mundo real

Este artigo é sobre o episódio. Para o comício em si, ver A Revelação.
"É por isso que os espíritos escolheram a mim para inaugurar uma nova era de equilíbrio. Eles me concederam um poder que fará da igualidade uma realidade. O poder de tomar dominações... Permanentemente."
Amon a todos os seus seguidores.
"A Revelação" é o terceiro episódio do Livro Um: Ar de A Lenda de Korra e o terceiro da série em geral. Ele estreou em 21 de abril de 2012, na Nickelodeon dos Estados Unidos e foi ao ar pela primeira vez no Brasil em 15 de setembro de 2012.

Visão geral Editar

Mako e Bolin procuram formas de conseguir os 30 mil yuans que precisam para poder participar no campeonato de Dominação Profissional. Bolin aceita fazer um serviço para a Tríade Ameaça Tripla e acaba desaparecendo. Korra e Mako vão procurá-lo e encontram o grupo de bloqueadores de chi que sequestraram ele, mas os Igualitários fogem. Depois, Korra e Mako descobrem que haverá um comício de Igualitários, e decidem ir. Lá, eles descobrem segredos terríveis sobre os Igualitários e sobre o líder deles, Amon. Os dois também lutam para resgatar Bolin de um terrível destino.

Sinopse detalhada Editar

Os Furões de Fogo estão treinando de manhã cedo na academia da arena quando Butahka, dono da Liga de Dominação Profissional, vem pagar o que eles ganharam na última partida. Mas, por causa das dívidas que Mako e Bolin têm, eles acabam não recebendo dinheiro nenhum. Ele também informa que eles precisam pagar uma taxa de 30 mil yuans para poderem participar no torneio. Depois de perceber que nenhum dos três, nem mesmo Korra, tem dinheiro, Bolin sugere que Pabu pode fazer truques na rua para ganhar um pouco. Mako descarta a ideia e diz que vai dar um jeito de conseguir o dinheiro.

Pabu fazendo truques

Pabu e Bolin fazendo truques na rua para ganhar dinheiro

Bolin leva Pabu para a Estação Central da Cidade mesmo assim e faz vários truques com ele, mas consegue ganhar apenas um yuan. Um gângster que Bolin conhece se aproxima e sugere que Bolin faça um serviço de "segurança" para a Tríade Ameaça Tripla. Bolin reluta, lembrando que Mako disse para ele não se envolver mais com as gangues da cidade, mas depois que o criminoso mostra um grande maço de yuans, Bolin acaba aceitando. Enquanto isso, Mako conseguiu um trabalho gerando eletricidade, visto que ele consegue disparar relâmpagos. Quando ele chega em casa e não encontra Bolin, presume que ele deve ter ido visitar Korra na Ilha do Templo do Ar.

Na ilha, Korra está finalmente tendo algum sucesso no seu treinamento de Dobra de Ar. Quando ela está terminando, Jinora e Ikki notam que Mako está se aproximando, e começam a encher Korra de perguntas, querendo saber se ela gosta dele. A Avatar usa Dobra de Terra para afastar as meninas, que pousam em segurança graças ao seu excelente domínio da Dobra de Ar. Mako pergunta se Korra viu o irmão dele, mas ela diz que não. A Avatar se oferece para ajudar a procurá-lo com o ótimo faro de Naga. Juntos, eles vão até a Estação Central, lugar onde Bolin vai sempre. Mako conversa com um dos garotos, que só diz o que sabe depois de receber alguns yuans. Ele informa os dois que viu Bolin entrando no carro do gângster e que ouviu dizer que vai haver um conflito entre facções rivais. Com medo de que Bolin fique preso no meio da guerra, Mako, Korra e Naga vão até o quartel general da Tríade Ameaça Tripla. Eles encontram Pabu, mas ficam consternados ao ver que o prédio está completamente abandonado e a mobília destruída.

Igualitário atacando Korra

Um Igualitário bloqueia o chi da Avatar Korra, deixando ela incapaz de dominar por algum tempo

Ao ouvir um barulho, eles saem pelos fundos e veem um grupo de pessoas mascaradas colocando várias pessoas, incluindo Bolin, nos fundos de um caminhão. Korra e Mako perseguem os criminosos e lutam com alguns deles, mas ficam incapacitados quando o chi deles é bloqueado. Naga assusta os mascarados, que fogem. Mako explica que eles são Igualitários, um grupo de pessoas que quer acabar com a dominação para que haja igualdade entre as pessoas.

Os dois continuam procurando à noite, porém sem sucesso. Korra se lembra do homem que ela viu fazendo propaganda igualitária no episódio "Bem-Vinda à Cidade República" e os dois vão até o local onde ele arma seu palanque. Enquanto eles esperam, Korra aproveita para perguntar para Mako o que aconteceu com os pais deles. Triste, Mako explica que eles foram mortos em um assalto quando ele e Bolin eram pequenos e que agora eles são a única família um do outro.

Korra e o manifestante

Korra e Mako tentam conversar com um Igualitário, que tem ódio de todos os dominadores

Os dois pegam no sono e acordam bruscamente na manhã seguinte pelo barulho do discurso fervoroso do igualitário. Korra interroga o homem, que revela que o líder dos Igualitários, Amon, está planejando um comício chamado A Revelação. Ele aproveita a aproximação de um policial para dizer que a Avatar está agredindo ele, e Korra e Mako fogem levando alguns panfletos. Depois, os dois tentam encontrar alguma pista no panfleto que indique o local do comício, e Mako por fim descobre que o verso dos panfletos se sobrepõe ao mapa da Cidade República e mostra o lugar que eles procuram.

À noite, Korra e Mako vão até o local do comício, e conseguem entrar fingindo que são um casal após mostrarem o panfleto que roubaram. Lá dentro, quando o comício começa, o líder dos Igualitários, Amon, sobe no palco e conta a história de sua vida. Ele afirma que quando era pequeno, ele e sua família, na qual ninguém era dominador, viviam vidas tranquilas até o dia que foram intimidados e agredidos por um dominador de fogo.

Korra assustada com o poder de Amon

Korra não consegue acreditar que Amon realmente pode tirar a dominação de uma pessoa

Ele diz que seu pai tentou defendê-los e foi morto pelo dominador, junto com o resto da família. Ele também afirma que o dominador queimou seu rosto, deixando ele com uma cicatriz medonha que faz com que ele tenha que passar o resto da vida atrás de uma máscara. Daí, ele afirma que os espíritos escolheram ele para acabar com essa injustiça, e deram a ele o poder de tirar a dominação de uma pessoa para sempre. Ele faz uma demonstração, levando ao palco o líder da Tríade Ameaça Tripla, que tenta atacá-lo com um relâmpago. Amon consegue evitar o ataque e usa suas habilidades no criminoso, cujo relâmpago fica cada vez menor até se transformar em fogo comum e por fim desaparecer por completo. Após isso, Amon declara que o tempo da dominação acabou e que uma nova era de igualdade vai começar.

Vendo que Bolin vai ser um dos próximos, Mako pensa em um plano. Ele pede que Korra crie uma distração. Ela tenta sabotar os canos que transportam vapor mas é avistada por um segurança. Os dois lutam e Korra vence, estourando o cano no processo. Usando Dobra de Água, ela projeta uma densa nuvem de vapor sobre o palco, que pega os Igualitários desprevenidos, dando a Mako a chance de resgatar seu irmão.

Tenente

O Tenente usa barras eletrificadas para lutar e incapacitar adversários

Os dois fogem do prédio, mas são perseguidos pelo Tenente, um subordinado de Amon e excelente lutador. Os irmãos resistem, mas recebem choques elétricos do Tenente e são derrotados. Ele diz que o mundo não tem mais lugar para os dominadores mas Korra intercede e arremessa ele contra uma parede, salvando Mako e Bolin. Naga resgata os três e os Igualitários começam a persegui-los, mas são detidos por Amon, que diz que a Avatar é a melhor pessoa para espalhar a notícia do poder que ele possui.

Korra e Tenzin falam sobre Amon

Korra conta para Tenzin o que viu no comício

Quando Korra volta para a ilha, Tenzin fica aliviado em vê-la, dizendo que estava prestes a enviar agentes para procurá-la. Ele pergunta se ela encontrou Bolin, e ela responde que sim, mas logo dá a má notícia, dizendo o que viu no comício. A princípio, Tenzin tem dúvidas da veracidade da história, pois apenas o Avatar tem o poder de tirar a dominação de uma pessoa, mas Korra insiste e ele por fim cede, confiando no que ela diz. Ele anuncia com muita preocupação que "nenhum dominador está a salvo".

Continuidade e Curiosidades Editar

  • O líder da gangue teve uma reação muito parecida à do Senhor do Fogo Ozai quando perdeu sua dominação. Os dois eram dominadores de fogo e ambos tentaram atacar seus oponentes, não acreditando que não tinham mais poder de fogo.
  • Bloquear o chi de uma pessoa era uma habilidade rara, demonstrada apenas por Ty Lee na série Avatar: A Lenda de Aang. Entretanto, conforme havia sido revelado no episódio O Cometa de Sozin Parte 4 - O Avatar Aang, ao se juntar às Guerreiras de Kyoshi, ela ensinou para elas como fazer isso. É possível deduzir que a partir daí, o conhecimento se espalhou e passou a ser uma ferramenta de auto-defesa relativamente comum entre não-dominadores.
  • Os pais de Mako e Bolin foram assassinados por um dominador de fogo no ano 160 AG.
  • Mako consegue gerar relâmpagos, que é a forma mais avançada de Dobra de Fogo. As excelentes habilidades dele como dominador já haviam sido vistas no episódio "Uma Folha no Vento".
  • Enquanto cresciam nas ruas como órfãos, Mako e Bolin chegaram a se envolver com as gangues da Cidade República e cometeram crimes pequenos.
  • Amon é a segunda pessoa no Universo Avatar, depois do Avatar Aang, que consegue tirar a dominação de uma pessoa.