FANDOM


Roku Bending.png

Roku Manipulando os elementos

Dobra é a capacidade de dominar um elemento, e é muito significativo para muitos aspectos da vida no mundo de Avatar. Há cinco tipos de dominação de elementos: quatro deles é a manipulação um elemento físico específico, enquanto o quinto dobra a energia dentro do próprio corpo humano. As quatro técnicas de dobra elemental são baseadas nos quatro elementos clássicos da natureza: água, terra, fogo e ar, e cada uma delas é baseada em um estilo próprio de artes marciais, que possuem características específicas de seus elementos. Enquanto a dobra é, tradicionalmente, realizada através de movimentos dos pés e das mãos, alguns dobradores são capazes de dobrar utilizando o mínimo de movimentos possível, como por exemplo apenas a cabeça ou o torso. Em casos ainda raros, o dobrador é capaz de dobrar seu elemento sem um movimento físico qualquer, tendo apenas o auxílio de seu foco, concentração e força de vontade. Cada dobra esta também associada a uma nação específica do mundo: As Tribos da Água abriga Dobradores de Água; O Reino da Terra, os Dobradores de Terra; A Nação do Fogo corresponde aos Dobradores de Fogo; Os Nômades do Ar correspondem aos Dobradores de Ar. Todavia existem pequenas sociedades que não estão diretamente ligadas as suas nações e que possuem um estilo de dobra específico também, como o caso da Tribo do Pântano Nebuloso de Dobra de Água e os Guerreiros do Sol, que são Dobradores de Fogo.

Desenho dos simbolos das quatro dobras.png

A quinta manipulação elemental é a Dobra de Energia, que ao contrário das outras quatro, não precisa de muito esforço ou movimentação física para ser realizada. Os quatro tipos de dobra dependem, exclusivamente, da energia contida dentro do próprio corpo, também conhecida como chi, e uma quando o dobrador entende como ela funciona, é capaz de controlar e interagir com o seu elemento. A Dobra de Energia por sua vez, é capacidade controlar a própria energia em si dentro do corpo humano, habilidade que é capaz de, tanto retirar como conceder a habilidade de dobra a alguém.

Mesmo cada nação tendo afiliação com um dos elementos, nenhum cidadão de nenhuma nação nasce com a capacidade de dobrar o elemento em si. Em casos de casamentos onde as nações e culturas se misturam, a criança será capaz de dobrar apenas um dos elementos, qual deles não se sabe, e isso se ela for capaz de dobrar qualquer um deles. Os irmãos Mako e Bolin, que são, respectivamente, um Dobrador de Fogo e um Dobrador de Terra. Isso se dá ao fato de que seu pai era um cidadão do Reino da Terra, enquanto sua mãe uma cidadã da Nação do Fogo. Outro exemplo vem do próprio Avatar Aang, que ao se casar com Katara, uma Dobradora de Água, tiveram três filhos: uma Dobradora de Água, Kya, um Dobrador de Ar, Tenzin, e um não-dobrador, Bumi,. Apenas o Avatar pode dominar os quatro elementos, assim como a Dobra de Energia e as sub-dobras.

Dobra de Água Editar

Artigo principal: Dobra de Água
Pakku Dobrando Água.png

Mestre Pakku, dobrador da Tribo da Água do Norte.

Dobra de Água é praticado por algumas pessoas da Tribo da Água. Ao contrário dos outros elementos, a água é o único que não possui um animal como dobrador original, mas sim a Lua. Semelhante ao seu elemento, Dobradores de Água são altamente adaptáveis e versáteis. Os movimentos de tal arte envolvem basicamente usar a energia de seu adversário contra ele mesmo, em contraste com as dobras de fogo e terra: a intenção do dobrador de água é controlar os oponentes para não machucá-los. Este é o preceito básico da Dobra de Água, e seu movimento básico consiste em puxar e empurrar a água, como ocorre com as marés. Os movimentos da Dobra de água, assim, são mais defensivos do que ofensivos. Entretanto, eles podem ser bem poderosos e causar um grande estrago, se realizados por um verdadeiro mestre.

Dobra de Terra Editar

Artigo principal: Dobra de Terra
Earthbending.png

Um soldado do Reino da Terra erguendo dois pilares.

Dobra de Terra é praticado por algumas pessoas do Reino da Terra. Os dobradores originais de Terra são os Texugo-Toupeiras, e assim como os Dobradores de Água, eles podem ter vantagens ou desvantagens de acordo com a quantidade de Terra em torno deles, embora as condições não sejam tão extremas. Os movimentos dessa dobra são retirados do estilo Hung Gar, do Kung Fu. Em seu nível mais avançado, o dobrador de terra pode sentir seu adversário apenas pelo contato de ambos com a terra, não necessitando da visão para atacá-lo. Tal nível se baseia no Louva-a-Deus do Sul, também do Kung Fu, antes Aang tinha dificuldade para dominar a terra, pois a terra é o oposto do ar, ela se baseia em movimentos fortes, seguros e físicos já o ar se baseia em movimentos leves, calmos e estratégicos.

Dobra de Fogo Editar

Artigo principal: Dobra de Fogo
Zuko firebending.png

Príncipe Zuko dobrando o fogo.

Dobra de Fogo é praticada por algumas pessoas na Nação do Fogo. Os Dragões são os dobradores originais deste elemento, e posteriormente ensinaram aos Guerreiros do Sol. O fogo é a dobra mais agressiva entre todas as quatro. Ao contrário de outros dobradores que dependem de fontes externar para dobrar, os dobradores de fogo podem produzir o seu próprio fogo usando sua fonte interna de calor, além de também poderem controlar o fogo já existente. Em batalha, um dobrador de fogo compensa sua falta de movimentos defensivos lançando várias labaredas em uma grande variedade de formas: fortes rajadas de fogo, esferas de fogo, paredes de fogo, etc.. Além de muito poderosa, a Dobra pode se realizar praticamente em qualquer lugar, desde que haja oxigênio para o fogo queimar. Assim como o estilo de luta da dobra do fogo consiste em oprimir seu inimigo para que não ataque, a Nação do Fogo também adquire essa postura em suas manobras políticas.

Dobra de Ar Editar

Artigo principal: Dobra de Ar
Aang testing his airbending on the lion turtle.png

Avatar Aang, último remanescente da antiga sociedade dos Nômades do Ar.

Dobra de Ar é praticada por algumas pessoas dos Nômades do Ar. Os Bisões-Voadores foram os dobradores originais deste elemento. O Ar é o elemento da harmonia e da liberdade. Os Dobradores de Ar, como o ar que dobram, são calmos e pacíficos, e tentam se livrar das apegações mundanas para se tornarem livres espiritualmente. Os Dobradores de Ar não tem uma grande fonte de poder como os Dobradores de Fogo e os Dobradores de Água, e praticamente não há limitações para um dobrador de ar, já que o ar está em todo lugar.

Dobra de Energia Editar

Artigo principal: Dobra de Energia
Energybending-0.png

Avatar Aang dobrando a energia de dentro do Senhor do Fogo Ozai

A Dobra de Energia não é limitada à alguma nação ou cultura específica. Nos tempos antigos, antes de surgirem os Avatares, as pessoas não dobravam os elementos, mas sim a energia dentro de si mesmas. Tal habilidade, entretanto, desapareceu quando as pessoas passaram a concentrar suas energias para dobrarem um só elemento. Atualmente, a Dobra de Energia pode ser realizada por qualquer Avatar, embora nem mesmo ele(a) saiba que possui essa habilidade até que alguém o ensine, assim como a Tartaruga-Leão ensinou a Aang e Tenzin - metaforicamente - a Korra. A Dobra de Energia consiste em dobrar a energia interna de um pessoa, podendo fazer o que quiser com ela. A dobra de energia permite ao usuário remover as habilidades de outras pessoas de dobra. Entretanto, para poder realizá-la, o Dobrador deve ter um espírito "indobrável", do contrário, seu próprio espírito será corrompido e tomado pela energia do outro, e então será destruído.

Herança Editar

Wan being granted firebending.png

A Tartaruga-Leão concedendo a Dobra de Fogo a Wan.

Durante a Era de Raava, as pessoas podiam requerer suas habilidades de dobras para as Tartarugas-Leão. Como as protetoras da raça humana, as Tartarugas-Leão concediam as pessoas a capacidade de dobrar uma vez que elas planejavam aventurar-se pelas Florestas Espirituais em busca de recursos naturais e alimentos. Todavia, a habilidade precisava ser entregue novamente para a Tartaruga-Leão quando o cidadão voltasse para casa. Após Wan tornar-se o primeiro Avatar fundindo-se a Raava e, após fechar os Portais Espirituais, tanto do Polo Norte quanto do Polo Sul, as Tartarugas-Leão disseram que seu papel como protetores da Raça Humana chegou ao fim, e que não mais concederiam a eles a capacidade de dobrar, pois não era mais necessário.

Após a saída de cena das Tartaruga-Leão, a aquisição da habilidade de dobra se tornou dependente de um grande número de fatores e complexas variedades. Os padrões da herança da dobra ainda é muito pouco conhecida pelas pessoas no mundo de Avatar. O único fator importante que eles conhecem na determinação da probabilidade de uma pessoa se tornar dobradora ou não, é a história genética da família. Mas como sabemos, a capacidade de dobra de um indivíduo sob um elemento específico não é determinado pelo gene de dobra de seus pais, assim como dois não-dobradores podem gerar filhos dobradores (como o caso de Katara e Toph), dois dobradores podem gerar filhos não-dobradores (como o caso de Bumi e o Mestre Piandao). A história genética de uma família também pode influenciar na qualidade da dobra de um indivíduo, mas também sabemos que o quanto uma pessoa se esforça para se tornar melhor e mais forte, depende apenas dela mesma.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória