FANDOM

Emblema da Tribo da Água.png

Bato foi um membro da Tribo da Água do Sul e um amigo próximo do pai da Katara e do Sokka, Hakoda. Ele era uma espécie de figura paternal para Sokka e Katara durante a ausência do seu pai, se preocupando com o seu bem-estar, e um guerreiro leal e corajoso que faria qualquer coisa por sua tribo.

História Editar

Bato nasceu e foi criado na Tribo da Água do Sul, e foi um bom amigo de Hakoda. Os dois costumavam pregar partidas nos outro membros da tribo e gostavam de passar tempo um com o outro.

Bato saiu da Tribo da Água do Sul no ano de 97 DG, em conjunto com outros soldados. Algum tempo depois, Bato foi gravemente queimado por um soldado da Nação do Fogo e trazido para a abadia, onde as irmãs tomaram conta dele e o curaram.

Durante suas viagens, Aang, Katara e Sokka encontraram o navio de Bato em uma praia. Assim que Bato os encontrou acampando perto da embarcação, Katara e Sokka ficaram radiantes por estar perto dele, quase se sentindo em casa de novo em sua presença e em sua tenda, que estava decorada e mobiliada ao estilo do Pólo Norte. Bato era o melhor amigo de Hakoda em criança e através dele, Sokka e Katara sentiam uma ligação a seu pai que não tinham há anos. Os três conversaram toda a noite, excluindo Aang. Bato agiu como um pai perante Sokka e concordou em o levar para esquivar o gelo, visto que Sokka nunca tinha tido a oportunidade de o fazer anteriormente com seu pai. Ele também trazia notícias de seu pai, dizendo que ele aguardava instruções de recolocação das tropas da Tribo da Água. No entanto, no conforto de seu reencontro, Katara e Sokka começaram perdendo a noção de onde eram realmente importantes, enquanto que Aang se sentia traído e sozinho. Embora a certo ponto Sokka e Katara tenham optado por acompanhar Bato numa jornada para se reunirem com Hakoda, os irmãos cedo se aperceberam de seus deveres com Aang.

Na primavera do ano 100 DG, Sokka e Katara receberam uma mensagem dizendo que seu pai estava na Baía do Camaleão. Sokka concordou em reencontrar com seu pai enquanto Katara decidiu ficar para trás com o Rei da Terra. Quando chegou na Baía do Camaleão, ele caminhou até à tenda de seu pai, enquanto uma reunião de guerra acontecia. Bato, sentado ao lado de Hakoda, avisando-o da presença de seu filho. Mais tarde, Bato referenciou as semelhanças entre Sokka e seu pai.

Após a Queda de Ba Sing Se, Bato e Hakoda comandaram um navio da Nação do Fogo e acompanharam o Avatar e seus amigos em sua jornada para a Nação do Fogo. Ele fez parte do plano na Invasão à Nação do Fogo.

Naquele verão, Bato se juntou às forças da invasão que pretendiam atacar a Capital da Nação do Fogo durante o Dia do Sol Negro. Ele foi um dos muitos guerreiros a desembarcar na praia da Nação do Fogo e se provou um bom líder durante o ataque quando Hakoda se mostrou incapaz de guiar as forças da invasão, tornando-se o novo comandante dos soldados. Quando Aang falhou em derrotar o Senhor do Fogo Ozai, os soldados mais jovens escaparam em Appa enquanto que os adultos se renderam, estando entre eles Hakoda e Bato mais tarde referiu que Bato e as restantes forças foram enviados para a Prisão da Capital.

Bato foi libertado da prisão depois do fim da Guerra dos Cem Anos e se juntou a seu amigos e aliados na coroação do Senhor do Fogo Zuko.

Também no FANDOM

Wiki aleatória