Avatar Wiki
Registre-se
Advertisement
Emblema da Dobra de Ar


"Ar é o elemento da liberdade"
Iroh para Zuko

A Dobra de Ar é uma das quatro Artes de Dobra, ela consiste na capacidade para controlar e manipular as correntes de ar. Os Nômades do Ar utilizam este tipo de dobra no seu dia-dia.

Ar é o elemento da liberdade. Dobradores a procuram continuamente para a iluminação espiritual, e o resultado é que todos os Nômades do Ar são dobradores. Os primeiros dobradores aprenderam com os bisões voadores.

A chave para a dobra de ar é a flexibilidade, encontrar e seguir o caminho de menor resistência. Ela consiste em deixar o adversário atacar primeiro, esquivar-se e, quando o adversário estiver de costas para você, atacá-lo sem erros ou riscos. Dobra de Ar é notável por ser quase totalmente defensiva; no entanto, tem reputação de ser a mais dinâmica das quatro artes de dobra. Dobradores de Ar podem lidar com muitos oponentes de uma vez com grandes e poderosos ataques que poderiam ser fatais, entretanto, devido à natureza pacifista dos Nômades do Ar, tais ataques são usados raramente. Devido à sua espiritualidade, muitas vezes se adaptam à situação que os rodeia e empregam jing negativo, preferindo manobras evasivas em oposição ao confronto direto.

Origem[]

Durante a Era de Raava, o poder de dobra de ar era concedido temporariamente aos habitantes que viviam na devida tartaruga-leão quando saíam da vila para buscar comida. Depois que os habitantes deixaram permanentemente o cuidado da tartaruga leão, os dominadores de ar aprenderam reconectar e refinar sua dobra com os bisões voadores, uma criatura sagrada na cultura dos Nômades do Ar. O bisão tipicamente usa sua cauda maciça como a de um castor para criar rajadas de vento e, como o nome sugere, pode voar sem nenhum meio visível de propulsão. Dizem também que os dobradores de ar pegaram emprestados a marca da seta dos bisões voadores para o projeto de suas tatuagens tradicionais. Essas marcações simbolizam o domínio da arte de dominação de ar e são dadas a um praticante uma vez que seu treinamento está completo. Ao contrário de outras nações, todos os Nômades do Ar nascem dominadores, devido à alta quantidade de espiritualidade infundida dentro de sua cultura.

Habilidades de Dobra de Ar[]

Bola de ar: Um dobrador de ar pode criar uma bola comprimida de ar, movendo as mãos juntas em um movimento circular. Esta técnica tem muitas aplicações, tais como levitar objetos pequenos ou prender adversários. Ikki demonstrou esta técnica ao brincar com os bisões voadores, dando-lhes algo para perseguir.

Jato de ar: Uma manobra mais ofensiva envolvendo um pulso direto ou jato de vento forte das mãos, pés ou da boca. A força do ataque é gerado mais de próprio poder do Dominador, em vez de auxiliada por impulso. A explosão pode atingir distâncias maiores com maior precisão e é usado para infligir danos maiores. Aang uma vez usou esta técnica para quebrar completamente uma dos projéteis de pedra da Marinha do Fogo em pleno ar com um único chute poderoso. Ele também foi capaz de usar duas explosões de ar de uma só vez para se defender contra a capacidade única de dominação de fogo do Homem Combustão. As explosões também pode ser acolhida por períodos prolongados, a fim de empurrar objetos para trás. Os dobradores da nova Nação do Ar demonstraram isso, atacando simultaneamente o enorme mecha gigante da Kuvira.

Bomba de ar: Uma técnica que cria uma poderosa corrente de ar para fora em todas as direções ao redor do Dobrador. Geralmente realizada pulando com força no chão, esta forma dobra de ar tem grande força de contusão e a capacidade de mandar para longe qualquer coisa dentro de seu raio.

Almofada de ar: dobradores de ar podem fazer uma almofada de ar para aparar a queda de qualquer pessoa, incluindo a sua própria. Tenzin usou isso para amortecer sua queda após um tanque mecha dos igualitários atacá-lo. Opal fez uso desta técnica para garantir o desembarque seguro dos três ladrões, que foram arremessados ​​para fora do seu carro pelo ataque de Kai durante sua patrulha.

Funil de ar: Semelhante a um vórtice de ar, mas em uma escala menor, Aang inventivamente usava esta técnica como um canhão, criando um pequeno funil de ar através do qual pequenos projéteis de carvão podiam ser carregados e disparados para fora da extremidade oposta.

Manipulação de ar: Usando movimentos circulares evasivos, dobradores de ar acumulam uma grande quantidade de energia que é liberada através de movimentos poderosos. Ele também permite contra-ataques baseados em ventos que desequilibram os adversários, imitando as bruscas mudanças de direção das correntes de ar. Ataques variam de rajadas simples de vento a tornados em miniatura e ciclones, mantendo o tema circular. Mesmo um simples movimento pode criar uma rajada de ar, mas também podem aumentar o poder de seus movimentos através da realização de varreduras e spins maiores, usando a dinâmica do seu movimento para produzir rajadas maiores. Isso também é demonstrada com o uso de bastões ou leques para aumentar ou criar precisão dentro das correntes de ar. Da mesma forma, dobradores de ar também pode aumentar a velocidade de objetos jogados.

Soco ou chute de ar: Outro movimento mais ofensivo que o normal, socos de ar e chutes de ar são pequenos, comprimem o ar que pode ser arremessado através dos punhos ou dos pés do dominador. Isso é parecido com muitas formas de dominação de fogo no sentido que o envolve comprimir ou solidificar ar contra um inimigo ainda que o dominador não crie vapor de ar. Este movimento foi visto quando Aang produziu diversos socos de ar rapidamente enquanto praticava contra o boneco do Senhor do Fogo. Korra foi capaz de usar um par de socos de ar consecutivos e um chute de ar para derrubar Amon com o seu pé. Korra usou o soco de ar contra o solo para fazer um ataque de área, também usou contra policiais que perseguiam Kai.

Escudo de ar: A tática defensiva mais comum para um Dobrador de Ar envolve circulando inimigos, de repente mudando de direção quando atacado e fugir pelo movimento físico em vez de dominação. No entanto, um Dominador de Ar ainda pode desviar ataques, conforme necessário, atirando-se rajadas de ar perto de seu corpo como escudo. Isso raramente é para parar os ataques diretamente e mais frequentemente empurra o ataque de lado e de distância, conservação de energia e permitindo-lhes para transformar o movimento em um ataque no mesmo momento.

Roda de ar: Esta é uma versão modificada por Tenzin do Patinete Aéreo. O ar é rapidamente girado em torno do Dominador de Ar e leva a pessoa dentro da roda de ar. Ela também é capaz de cortar através de objetos sólidos. Tenzin usou esta técnica durante a batalha na fábrica igualitária.

Sopro de vento: Similar ao jato de ar padrão, mas criado a partir da boca e pulmões. Ela exige extremo controle da respiração para empregar eficazmente. Tamanho e foco são facilmente controladas, de jatos estreitos que podem atingir alvos tão pequenos como insetos, a grandes rajadas de força do vendaval capazes de arrefecer magma na rocha solidificada. Ele foi usado por Aang e Roku. Usando esta técnica, o dobrador de ar também pode ampliar as ondas sonoras geradas por um apito ou outro instrumento. Aang demonstrou esta técnica, enquanto ele estava tentando levar uma série de animais para a Zona Agrária de Ba Sing Se, como ele costumava dobra de ar para soprar o apito de bisões, enviando ondas sonoras enormes em toda a cidade para chamar todos os animais. Seu filho Tenzin depois realizou uma façanha similar em uma tentativa de acordar os novos dobradores de ar para uma caminhada de manhã cedo.

Agilidade aprimorada: movimentos de ar pode também ser utilizado como um auxiliar de levitação. Dobradores de ar saltam alto e longe por andar em fortes rajadas de vento e pode retardar ou desviar quedas através da criação de almofadas de ar. O movimento constante exigido por esta arte faz dobradores de ar naturalmente flexíveis e ágeis. Mesmo sem dobrar eles podem facilmente manobrar em torno de um adversário, esquivando-se, saltando, e passando por debaixo deles, aparecendo a fluir em torno de seus oponentes sem despender qualquer energia em tudo, deixando seus oponentes cansados e criando aberturas exploráveis. Esta conservação de energia combinada com alta resistência dá-lhes uma vantagem em combate prolongado. Toph Beifong, uma Dominadora de Terra cega, que usa sua dobra para saber onde as pessoas estavam andando ou correndo em relação a ela, uma vez disse a Aang que ela poderia facilmente identificar sua caminhada pelo fato de que ele tinha um passo de luz.

Velocidade aprimorada: dobradores de ar melhoram a sua circulação em batalha; eles podem ser executados rapidamente, diminuindo a resistência do ar ao redor deles e até mesmo correr em frente ou correr até superfícies verticais, gerando uma corrente de vento atrás de si para empurrá-las para a frente. Aang usou isso para executar muitas vezes mais rápido que um ser humano médio e manter isso por longos períodos, o que lhe permite viajar longas distâncias sem deslizar ou pular. Quando utilizado por um especialista dobrador de ar, esta técnica pode permitir que o dobrador de ar usando-o para viajar a uma velocidade quase demasiado rápida para o olho nu para ser capaz de ver adequadamente. Um mestre do Ar pode usar esta técnica para correr rapidamente sobre a superfície da água.

Regulação de calor: Dobradores de ar são capazes de aquecer-se utilizando a técnica de respiração adequada, o que lhes permite prosperar em ambientes gélidos com relativa facilidade. Aang demonstrou isso pela primeira vez na Tribo da Água do Sul, mantendo o calor do corpo sem a necessidade de um casaco ou quaisquer camadas adicionais de roupa.

Sucção: Uma técnica usada para trazer as pessoas ou objetos em direção ao Dominador de Ar. Foi usado por Aang muitas vezes, como quando ele pegou os fãs caíram no chão para lutar Zuko na Ilha Kyoshi e puxou Professor Zei para fora do caminho na Biblioteca de Wan Shi Tong, bem como por Appa, que usou esta técnica para roubar couves de um treinador de animais, enquanto ele estava de costas. Tenzin também demonstrou isso quando ele tentou salvar Saikhan de um tanque mecha equipado com um ímã e, apesar de novo para a arte, Zaheer também foi capaz de esta técnica, como ele é usado para trazer seu bastão para ele em sua luta com Kya.

Nível de mestre de Dobra de Ar[]

Lâminas de ar: Um movimento mais ofensivo do que as manobras típicas de dobra de ar, ele envolve uma corrente de ar focada que pode cortar pedra ou madeira com relativa facilidade. Este é frequentemente evocado com o bastão em vez do corpo, usando o perfil estreito do objeto para criar um movimento de ar mais focado e preciso. Este movimento pode ser fatal se usado em um indivíduo.

Casulo de ar: Um mestre da Dominação de Ar pode girar ao saltar para envolver-se em um casulo de vento. Isso foi demonstrado por Tenzin ao se esquivar de um dos picos de gelo de Ming-Hua e ele se protegendo de uma explosão potencialmente fatal da P'Li. Esta técnica utiliza a conhecida fluidez de um dobrador de ar e um estilo de movimento dinâmico. 

Propulsão a ar: Um Dominador de Ar qualificado pode impulsionar-se para a frente em grande velocidade, negando o efeito da resistência do vento. Avatar Korra utilizou isso no Estado Avatar durante sua batalha contra Kuvira.

Canalização do Ar: Similar ao bico de água, os mestres dobradores de ar são capazes de girar e controlar a direção de um bico de ar suficiente para levitar-se do chão e permanecer no ar por tanto tempo quanto eles desejam ou pode mantê-lo. O primeiro uso conhecido dessa técnica foi por Avatar Wan durante a batalha na Selva Espiritual, quando ele gerou um bico de ar logo após a fusão com Raava em uma tentativa de mediar a escalada do conflito. Avatar Wan mais tarde iria usar a técnica para mediar as facções humanos após a Convergência Harmônica pelo aumento se no ar enquanto dobrava os outros três elementos. Avatar Roku usou essa técnica a fim de falar cara-a-cara com o Senhor do Fogo Sozin, que estava suspensa no ar por uma coluna de terra. Em 170 DG, Tenzin usou um bico de ar quando ele lutou vários igualitários que tentaram raptá-lo na Câmara Municipal durante a batalha por Cidade República. Avatar Korra posteriormente utilizado esta técnica, enquanto no Estado Avatar no Polo Sul e novamente durante o seu duelo com Kuvira.

Turbilhão de ar: Um funil de ar de tamanho variável, o turbilhão de ar pode ser usado para prender ou desorientar oponentes, bem como para desviar quaisquer objetos arremessados ​​para ele. Aang usou esta técnica para formar uma coluna de ar durante seu duelo com Bumi para desviar uma grande pedra.

Esteira de ar: Ao executar em um círculo e instantaneamente criar uma dinâmica enorme, um mestre do ar pode disparar uma rajada de ar altamente comprimido em forma o corpo do usuário em um alvo. Este movimento parece ter extremamente elevada força de concussão. Foi usado pela primeira vez por Aang nas catacumbas de cristal contra Zuko. 

Asfixia: Uma técnica em que um dobrador de ar manipula o fluxo de ar dentro do sistema respiratório de uma pessoa, extraindo-os pulmões através das narinas e da boca, e impede qualquer nova ingestão de ar através da formação de uma bola de ar em torno da cabeça, portanto, eventualmente, matar o vítima por asfixia. A técnica foi demonstrada pela primeira vez por Zaheer na Rainha da Terra Hou-Ting com efeito letal, embora quando ele foi usado contra a Avatar Korra, foi interrompido antes que ela morresse sufocada.

Levitação: Da mesma forma que os bisões do ar pode, voar e permanecer no ar por longos períodos de tempo, uma Dobradora de Ar pode atingir esse mesmo feito por meio da geração e controle de ar para formar uma placa de em forma de nuvens sob seus pés e navegar através do ar, imitando, assim, vôo.

Tornado: Esta é uma versão de menor dimensionado de vórtice de ar que dobra de ar mestres podem usar-se como um meio de tanto combate e transporte. Por si só cercando em uma corrente de ar em espiral, mestres podem viajar a velocidades altas e até mesmo ascender gotas quase verticais como demonstrado por Aang durante a batalha da floresta de Wulong, onde ele evitou uma explosão relâmpago do Senhor do Fogo Ozai, criando um mini-tornado e movendo-se para o topo de uma coluna de rocha. Aang também foi visto empunhando essa manobra para a ofensiva contra o Homem Combustão no Templo de Ar do Oeste, onde ele chamou o furacão com um chute no ar para conjurar um poderoso ataque à distância. Quando vários dobradores de ar trabalham em conjunto, esta técnica também pode ser utilizada para criar um tornado muito maior e mais forte, tal como quando Jinora e os novos dobradores de ar é usado para proteger Korra de Zaheer.

Esfera de ar: Aang era inicialmente apenas capaz de passar por longos períodos de tempo, enquanto no Estado Avatar, mas, enquanto lutam Senhor do Fogo Ozai, Aang utilizado esta técnica para o vôo. O Avatar opera a alta velocidade, enquanto no interior da esfera de ar, que também atua como uma barreira para proteger o Dominador durante impactos, suficientemente forte para resistir a um impacto de alta velocidade com a rocha. Roku usou uma variação desta técnica ao defender sua ilha do vulcão, e Wan e Korra ambos usados ​​para conter Vaatu em suas respectivas batalhas contra ele.

Vento forte: É possível que o Avatar para desencadear ventos extremamente poderosos. Durante a batalha em Floresta de Wulong, ao extinguir três enormes chicotes de fogo, Aang desencadeou um ataque de vento direto na Ozai. Ozai foi abalado, mas aparentemente ele não demorou muito dano do ataque. No entanto, o mesmo ataque fez grande dano a um pilar de pedra nas proximidades, fazendo com que o pilar de espessura a desintegrar-se em questão de segundos e fazendo-a entrar em colapso.

Furacões: Além de grandes e poderosos movimentos de ar, um nível de Dominação do Ar do Avatar pode criar tornados e furacões enormes à vontade. Yangchen demonstrou isso como parte de mostrar o poder do Estado Avatar tinha.

Técnicas especiais[]

Patinete aéreo: O patinete aéreo é uma forma de transporte inventado por Aang em 2 AG. É uma "bola" esférica de ar que pode ser montado equilibrando-se sobre ele como um pião. Ele usou a técnica em muitos episódios, geralmente para fornecer rápido rajadas de velocidade, bem como para superar superfícies verticais, incluindo durante a batalha na broca da Nação do Fogo, a fim de escalar o muro de Ba Sing Se. O patinete de ar também permitiu levitação por curtos períodos, cerca de cinco a dez segundos em uma posição estacionária. O patinete de ar foi visto nos créditos de cada episódio de abertura, exceto a primeira, e apareceu pela primeira vez em quando Aang usou para escapar do navio de Zuko. Foi graças a invenção desta técnica que posteriormente Aang ganhou suas tatuagens e título de mestre em uma idade tão jovem. Ele ensinou a dobra para seus amigos dobra de ar e, apesar do fracasso inicial, eles finalmente dominaram a arte bem o suficiente para desenvolver um jogo que requer o uso do patinete aéreo. Aang também é capaz de conjurar um patinete de ar a partir pequenas bolas de ar. Como um adulto, ele poderia criar patinetes de ar que eram maiores do que aqueles que ele evocado como uma criança e pode montá-los ao mesmo tempo em pé. Patinetes de ar não estão restritas à realização de um único condutor, uma vez que pode ser usado para transportar outros também.

Manipulação de nuvens: Uma vez que as nuvens são feitas de ar e água, um Dobrador de Ar qualificado pode facilmente manipulá-los em várias formas. Aang, com a ajuda de Katara, demonstrou esta técnica durante a permanência da Equipe Avatar na Vila de Makapu para fornecer uma mensagem para os moradores nas proximidades, e, mais tarde, fez o mesmo para disfarçar os seus voos em Appa enquanto se move sobre a Nação do Fogo. Durante a era de Raava, os cidadãos da tartaruga leão do ar foram capazes de criar plataformas de nuvem em que poderia estar e voam ao redor.

Hipersensibilidade: dobradores de ar possuem um alto nível de sensibilidade sensorial que lhes permite detectar as ameaças e perceber seus arredores através das correntes e vibrações do ar, semelhante à forma como Dobradores de Terra usam seu sentido sísmico para sentir o ambiente através da terra. Por esta razão, os Nômades do Ar raspavam suas cabeças, a fim de libertação e uma ligação mais forte com o vento ao redor, aumentando a eficácia da técnica quando usada. Tenzin demonstrou esta técnica ao ser capaz de detectar e evitar uma emboscada por Igualitários no telhado da Câmara Municipal durante a batalha por Cidade República. Daw também demonstrou durante uma batalha com caçadores de bisões quando percebeu e evitou um ataque pelas costas ao sentir a ameaça que se aproxima.

Vôo: A capacidade de voar era originalmente exclusivo para os bisões voadores e tartarugas leão do ar, no entanto, Guru Laghima a obteve tal capacidade, liberando-se de todas as suas amarras terrenas, alcançando a verdadeira e completa liberdade. A técnica é tão rara que ele foi o único Dobrador de Ar na história a dominá-la até Zaheer, um estudante dos ensinamentos de Laghima, também desbloqueando a capacidade quatro mil anos mais tarde, ao deixar de ir a sua última conexão terrestre, ou seja P'Li, sua namorada, que morreu. Ser capaz de voar sem uma ajuda, como um planador, concede o praticante mais estabilidade e liberdade no céu, ao mesmo tempo, permitindo o uso de dobra em pleno vôo. Embora uma poderosa técnica, a capacidade é dificultada por peso adicional e correntes de vento. 

Planar: Apesar de todos os dobradores de ar poderem levitar ou estender saltos através de dobra de ar, a maioria se não todos os dobradores de ar possuem um planador para o vôos de médio alcance. Os planadores são estruturas de madeiras que possuem uma lona retrátil acoplada a um bastão de madeira. Na forma de asa, que é usado em conjunto com dobra para fazer, enquanto o Dominador tem a força para manter as correntes de ar. Com ventos mais fortes, várias pessoas podem ser transportadas para distâncias curtas. Como uma equipe normal, ele pode ser usado como uma arma na batalha, para ajudar na dominação, e até mesmo como uma ajuda de levitação quando girou acima da cabeça como uma hélice de helicóptero. Por 174 DG, os planadores foram substituídos por wingsuits.

Ao visitar o passado de Roku durante o solstício de verão, Aang viu uma versão mais jovem de seu antigo mentor, o Monge Gyatso, usando uma variação do vôo de costume, utilizando o planador como uma placa improvisada a surfar no ar.

Projeção espiritual: dobradores de ar mestre que têm uma forte ligação com seu lado espiritual são capazes de projetar seus espíritos em outros locais. Através de projeção, um dobrador de ar é capaz de explorar locais subterrâneos ou selados pela passagem através de matéria sólida. Dobradores de ar também pode usar esta técnica para encontrar pessoas com quem têm uma forte ligação. Durante Convergência Harmônica, Jinora usou uma variação amplificada dessa habilidade para ajudar Avatar Korra durante sua batalha com o escuro Avatar. Ela usou a técnica mais uma vez para encontrar onde os dobradores de ar aprisionadas Dai Li em Ba Sing Se e mais tarde novamente para tentar encontrar uma maneira de escapar da Lótus Vermelha.

Arte de dobra oposta[]

A dobra de Ar é a mais passiva das quatro artes, como muitas de suas técnicas focadas em movimentar-se, evadir e eludir o adversário. Junto com isso, os Nômades do Ar também ensinaram pacifismo. A Dobra de Terra é o oposto direto disto. Quando os dominadores de ar evitam ou desviam de ataques, os dobradores de terra os absorvem ou os devolvem com força superior. Os dobradores de ar movem-se constantemente em círculos, enquanto a dominação de terra exige uma raiz firme em um lugar para ser eficaz. No entanto, a dobra de fogo é o oposto espiritual da dominação de ar. Dobradores de Ar são passivos e pacíficos, enquanto dominadores de fogo são agressivos e apaixonados.

Como todas as artes de dobra, a dobra de ar é equilibrada para não ser mais ou menos poderosa do que as outras artes, embora seja facilmente a mais dinâmica e ágil das quatro. É a habilidade e o poder do usuário que determina a vitória.

Ferramentas de treinamento[]

Artigo principal: Treinamento de Dobra de Ar

Vários objetos podem ser usados para ajudar um dominador aprimorar sua habilidade e dominar a arte.

A quadra de Bola de Ar funciona como um campo para o jogo, bem como treinamento de várias habilidades envolvidas com a dominação de ar. Equilíbrio e destreza são especialmente treinados por este jogo. Precisão também é treinada, porque a bola é principalmente controlada por dominação de ar também.

Portões giratórios são uma ferramentas de treinamento focado em ensinar as manobras evasivas a um dominador de ar para que o aprendiz possa passar pelo aparelho. Aqueles que desejam atravessar os portões giratórios devem ser como a folha flutuando no vento invés de forçar sua passagem.

Armas[]

Ao contrário dos dobradores de outras nações, que raramente usam armas com a sua dobra, dominadores de ar comumente usam típicos bastões para aumentar seus poderes em batalha. Isso geralmente é feito melhorando os movimentos de ar criado por seus bastões. Graças ao formato fino do equipamento, as correntes criadas podem ser controladas com mais precisão e até moldadas em lâminas de corte. Leques de metal também podem ser usados em combinação com a dobra de ar, como demonstrado pelos Avatares Kyoshi e Aang.

Enquanto a Equipe Avatar visitava uma loja de armas na Nação do Fogo, Aang propôs a ideia da espada do vento; Ele afirmou que um dominador de ar poderia canalizar o ar de um punho de espada e balançá-lo como uma lâmina, semelhante a uma fatia de ar contido.

Pontos fortes[]

Elemento encontrado em abundância: Ao contrário da água e da terra, que precisam de uma fonte física do elemento para serem manipulados, ou do fogo, que pode ser prejudicado por climas frios, os dobradores de ar têm um suprimento ilimitado do seu elemento, já que o ar está presente em toda a atmosfera. Eles nunca podem ser impedidos de acessar seu elemento por meios externos.

Pessoas inexperientes em lutar contra o ar: Como a habilidade de dobrar o ar esteve quase extinta por 170 anos, a população em geral não tem experiência em confrontar dobradores de ar em combate. Enquanto a maioria das pessoas conhece os estilos de luta, táticas e filosofias dos outros três elementos, seja por conhecimento transmitido ou experiência, as pessoas só podem conhecer os princípios do dobramento de ar por meio de conhecimento transmitido.

Fraqueza[]

Princípios da dobra de ar em relação a movimentos fatais: Embora considerada a mais dinâmica das artes de dobra, o aspecto mais controverso da dominação de ar é a suposta falta de movimentos fatais, sendo uma arte mais defensiva. Este aspecto em si é um reflexo dos princípios sustentados pelos Nômades do Ar, que pregam a preciosidade de toda a vida e evitando a violência sempre que possível. Mas passada a questão dos princípios, há casos em que um dominador de ar recorreu à força letal durante um conflito; por exemplo, Aang usou uma lâmina de ar para abater uma vespa abutre, que tinha capturado Momo, embora seja vital para notar que ele estava atacando-a por raiva, algo que dominadores de ar são instruídos a evitar. Até a própria Avatar Yangchen confessou atos que estavam em violação direta de seus ensinamentos de Nômade do Ar, embora para o bem maior. No entanto, quando aplicado corretamente, a dobra de ar pode ser tão letal como qualquer outra arte de dobra. Movimentos de dobra de ar, como a lâmina de ar e a explosão de ar, podem ser particularmente fatais contra criaturas vivas, visto que podem cortar pedra, madeira e quebrar colunas de rocha inteiras ao meio, respectivamente. Outro exemplo de letalidade da dobra de ar foi quando Monge Gyatso lutou contra os invasores da Nação do Fogo ao Templo de Ar do Sul. Apesar de ser uma pessoa idosa e gentil, quando confrontado com um assalto potencialmente fatal ao seu povo, a poderosa dominação de Gyatso permitiu-lhe eliminar muitos dos agressores antes de sucumbir à fadiga ou lesão e, finalmente, à morte. Outro exemplo de como a dobra de ar é perigoso e letal pode ser foi quando Zaheer usou suas habilidades para sufocar a Rainha da Terra Hou-Ting.

Espiritualidade e Dobra de Ar[]

Jovens dominadores de ar cresciam em um dos quatro templos do ar em cada canto do globo, escondidos em cima de cordilheiras em ilhas remotas, onde o vento forte ajudava sua dobra. Os Templos do Ar do Norte e do Sul eram exclusivamente masculinos e eram formados por monges mestres do ar, que instruíam os jovens em sua arte, enquanto os Templos de Ar do Leste e do Oeste eram exclusivamente femininos. No entanto, o Conselho de Anciãos decidiu que Aang terminaria seu treinamento no Templo do Ar do Leste, e foi no mesmo templo onde ele e vários outros rapazes foram apresentados aos seus companheiros animais, os bisões do ar. Um mestre de ar é declarado um mestre uma vez que ele ou ela tenha totalmente dominado os trinta e seis níveis de dominação de ar e/ou quando consegue criar uma nova técnica de dobra; Aang foi a exceção neste caso, já que dominou apenas trinta e cinco níveis e fez uma nova técnica. Aqueles que dominaram o elemento são marcados por tatuagens azuis em forma de seta ao longo da cabeça e membros, terminando em uma seta na testa, costas das mãos e os topos dos pés. Isso, no entanto, não se aplica aos Avatares não nascidos na Nação do Ar. Os monges masculinos mantém as cabeças completamente raspadas, e as mulheres raspam suas testas, mas deixam a parte traseira de seus cabelos sem cortar.

Nômades do Ar geralmente defendem uma filosofia de evitar conflitos e respeito por todas as formas de vida; Um dominador de ar nunca procurará uma luta, e nunca procurarão golpear um oponente diretamente. Isso explica o foco da Dobra de Ar nas manobras defensivas e sua aparente falta de ataques fatais. Devido à espiritualidade dos Nômades do Ar, a nação que é a menos populosa dentre as quatro, tem a totalidade de membros como dominadores, ao contrário das demais onde apenas uma pequena parcela é capaz de praticar uma arte de dobra.

Dominadores de Ar enfatizam intuição e imaginação; Para um nômade, há sempre um outro trajeto possível, como o ar flui onde quer que possa. Isso torna a dominação de ar a mais dinâmica de todas as artes de Dobra, e o próprio ar é considerado o elemento da liberdade.

O Genocídio dos Nômades do Ar[]

Artigo principal: Genocídio dos Nômades do Ar

Em 0 DG, os dominadores de Ar foram as vítimas de genocídio nas mãos da Nação do Fogo. Os templos foram invadidos, e todos os monges massacrados em um esforço para quebrar o ciclo da reencarnação do Avatar e para assegurar a vitória da Nação do Fogo em sua guerra imperialista. Apesar de alguns Dobradores de Ar terem sobrevivido, eles foram mais tarde atraídos para áreas montanhosas com relíquias de casa e foram mortos, como revelado posteriormente pelo Almirante Zhao.

Ironicamente, o único sobrevivente conhecido do massacre é a mesma pessoa que a Nação do Fogo procurou matar em sua busca pela supremacia: O mestre de ar de doze anos e Avatar, Aang, ele fugiu de casa pouco antes de a guerra começar com seriedade e ficou preso em animação suspensa, congelado em um iceberg perto do Polo Sul.

Os últimos vestígios conhecidos da cultura dos Dobradores do Ar incluíram um bisão do ar sobrevivente, Appa, e um lêmure voador, Momo, ambos de quem eram companheiros de Aang. O abandonado Templo do Ar do Norte foi colonizado por cidadãos deslocados do Reino da Terra, liderados pelo Mecânico. O Templo do Ar do Leste era habitado por Guru Pathik, que afirmou ser um velho amigo de Monge Gyatso. O Templo do Ar do Sul é o único templo no qual corpos de incontáveis ​​soldados da Nação do Fogo e o cadáver de Monge Gyatso estão presentes. Anos mais tarde, Aang encontrou uma ilha cheia de bisões do ar saudáveis e lêmures alados, que indicaram que Appa não era o último bisão sobrevivente.

Consequências[]

Mesmo 170 anos após o genocídio dos Nômades do Ar, a cultura deles sobreviveu através do filho mais novo de Aang, Tenzin, e filhos de Tenzin, dos quais também são dominadores. Os Acólitos do Ar foram formados para levar adiante as tradições da cultura dos Nômades. A família de Tenzin e alguns dos Acolitos residem no Templo do Ar da Ilha, na Cidade da República, enquanto a maioria dos acólitos vive em cada um dos quatro antigos Templos de Ar. Antes da Convergência Harmônica, a família de Tenzin eram os últimos mestres do ar, assim, eram alvo de Amon em um esforço para efetivamente apagar uma das quatro artes de dobra do mundo permanentemente. No entanto, após a Convergência Harmônica, os dobradores de ar surgiram novamente em todo o mundo, já que vários não-dominadores obtiveram a habilidade.

Reconstruindo a Nação do Ar[]

Após a Convergência Harmônica de 171 DG, numerosos não-dobradores em todo o mundo de repente descobriram que tinham habilidades de dominar o Ar. Korra, Tenzin e o restante da Equipe Avatar estabeleceram para encontrar essas pessoas e convencê-los a treinar com Tenzin no Templo do Ar do Norte e ajudar a restaurar a Nação do Ar. Sua busca provou ser em grande parte mal sucedida como ninguém desejou dedicar suas vidas ao projeto, exceto um menino novo nomeado Kai.

Em Ba Sing Se, os Dai Li haviam sequestrado os novos mestres de ar e os treinaram debaixo do Templo da Rainha da Terra para formar o primeiro regimento de Dobra de Ar da Rainha da Terra Hou-Ting. Depois que a Equipe Avatar descobriu esta prática, eles libertaram todos os prisioneiros, após o que os novos dominadores concordaram em ir ao Templo do Ar do Norte para aprender o caminho dos Nômades do Ar. Inicialmente, o progresso foi lento como Tenzin lutou para motivá-los com seus ensinamentos, mas depois que todos eles se uniram para salvar os filhotes de bisões voadores dos caçadores, Tenzin e os novos fundadores encontraram uma nova dinâmica como mestre e aluno.

Duas semanas depois que Zaheer foi derrubado por Korra, Tenzin anunciou que a Nação do Ar recuperaria suas raízes nômades e percorreria a terra, promovendo paz, equilíbrio e harmonia enquanto Korra se recuperava de sua luta com o Lótus Vermelho. Ele também nomeou Jinora como mestre da Dobra do Ar, afirmando que ela iria ajudá-los a seguir seu novo caminho.

Conexão[]

A Dobra de Ar baseia-se no estilo Baguazhang de artes marciais, também conhecido como "Andando em círculos" ou "Palma dos Oito Trigramas", juntamente com uma pequena sugestão de Xingyiquan, também conhecido como "mind heart boxing". Baguazhang envolve "ações suaves de enrolamento e desenrolamento". Tais movimentos empregam um dinâmico trabalho de pés, jogadas e técnicas de mão. Essas artes marciais apresentam manobras rápidas e evasivas que evocam a intangibilidade e o poder explosivo do vento; extraindo energia do centro do abdômen.

Ba Gua, que utiliza o círculo de caminhada dos Oito Trigramas, é conhecido por seu movimento circular constante, o que torna difícil para os oponentes atacarem diretamente ou pousar um golpe, uma filosofia que prevalece no ar também. As manobras empregam todo o corpo com movimentos suaves de enrolamento e desenrolamento, utilizando uma esquiva dinâmica, técnicas de mão aberta, socos e jogadas. Uma tática comum é manobrar atrás de um oponente e espelhar seus movimentos, impedindo que eles se voltem para enfrentar o praticante, semelhante à técnica que Aang usou durante sua luta com Hide. Korra também praticou seus movimentos aéreos em uma plataforma Ba Gua no Templo de Ar da Ilha.

Dominadores de ar conhecidos[]

† indica que morreu durante a série.
↓ indica que a pessoa recebeu suas tatuagens.
V indica que o dominador é capaz de voar.
P indica que o dominador é capaz de projetar seu espírito.
H indica que o dominador obteve sua dominação após a Convergência Harmônica.

Avatar: A Lenda de Aang[]

  • Avatar Yangchen † ↓
  • Avatar Szeto
  • Jinju
  • Monge Gyatso † ↓
  • Monk Pasang † ↓
  • Monge Tashi † ↓
  • Irmã Iio † ↓

A Lenda de Korra[]

Outras mídias[]

  • Bisão voador
    • Pengpeng
  • Avatar Kuruk
  • Avatar Kyoshi
  • Avatar Yangchen † ↓
  • Guru LaghimaV
  • Jesa † ↓
  • Jinpa
  • Kelsang † ↓

Referências[]


Veja também[]

Advertisement