Fandom

Avatar Wiki

Dobra de Ar

319 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
"Ar é o elemento da liberdade"
Iroh para Zuko

A dominação de ar é uma das quatro Artes de Dobra, ela consiste na capacidade para controlar e manipular as correntes de ar. Os Nômades do Ar utilizam este tipo de dobra no seu dia-dia.

Ar é o elemento da liberdade. Dobradores o procuram continuamente para a iluminação espiritual, e o resultado é que todos os Nômades do Ar são dobradores. Os primeiros dobradores aprenderam com os bisões voadores.

A chave para a dobra de ar é a flexibilidade, encontrar e seguir o caminho de menor resistência. Ela consiste em deixar o adversário atacar primeiro, esquivar-se e, quando o adversário estiver de costas para você, atacá-lo sem erros ou riscos. Dobra de Ar é notável por ser quase totalmente defensiva; no entanto, tem reputação de ser a mais dinâmica das quatro artes de dobra. Dobradores de Ar podem lidar com muitos oponentes de uma vez com grandes e poderosos ataques que poderiam ser fatais, entretanto, devido à natureza pacifista dos Nômades do Ar, tais ataques são usados raramente. Devido à sua espiritualidade acima mencionada, muitas vezes se adaptam à situação que os rodeia e empregam jing negativo, preferindo manobras evasivas em oposição ao confronto direto.

OrigemEditar

Durante a Era de Raava, o poder de dobra de ar era concedido temporariamente aos habitantes que viveram em uma tartaruga-leão quando saíram da vila para buscar comida. Depois que os habitantes deixaram permanentemente o cuidado da tartaruga leão, os dominadores de ar aprenderam reconectar e refinar sua dobra com os bisões voadores, uma criatura sagrada na cultura dos Nômades do Ar. O bisão tipicamente usa sua cauda maciça como castor para criar rajadas de vento e, como o nome sugere, pode voar sem nenhum meio visível de propulsão. Dizem também que os dobradores de ar pegaram emprestados a marca da seta dos bisões voadores para o projeto de suas tatuagens tradicionais. Essas marcações simbolizam o domínio da arte de dominação de ar e são dadas a um praticante uma vez que seu treinamento está completo. Ao contrário de outras nações, todos os Nômades do Ar nascem dominadores, devido à alta quantidade de espiritualidade infundida dentro de sua cultura.

Arte de dobra opostaEditar

A dobra de Ar é a mais passiva das quatro artes, como muitas de suas técnicas de centro em torno de mobilidade, evadindo e eludir o adversário. Junto com isso, os Nômades do Ar também ensinaram pacifismo. A Dobra de Terra é o oposto direto disto. Quando os dominadores de ar evitam ou desviam de ataques, os dobradores de terra os absorvem ou os devolvem com força superior. Os dobradores de ar movem-se constantemente em círculos, enquanto a dominação de terra exige uma raiz firme em um lugar para ser eficaz. No entanto, a dobra de fogo é o oposto espiritual da dominação de ar. Dobradores de Ar são passivos e pacíficos, enquanto dominadores de fogo são agressivos e apaixonados.

Como todas as artes de dobra, a dobra de ar é equilibrada para não ser mais ou menos poderoso do que as outras artes, embora seja facilmente a mais dinâmica e ágil das quatro. É a habilidade e o poder do usuário que determina a vitória.

Ferramentas de treinamentoEditar

Artigo principal: Treinamento de Dobra de Ar

Vários objetos podem ser usados para ajudar um dominador aprimorar sua habilidade e dominar a arte.

A quadra de Bola de Ar funciona como um campo para o jogo, bem como treinamento de várias habilidades envolvidas com a dominação de ar. Equilíbrio e destreza são especialmente treinados por este jogo. Precisão também é treinada, porque a bola é principalmente controlada por dominação de ar também.

Armas Editar

Ao contrário dos dobradores de outras nações, que raramente usam armas com a sua dobra, dominadores de ar comumente usam típicos bastões para aumentar seus poderes em batalha. Isso geralmente é feito melhorando os movimentos de ar criado por seus bastões. Graças ao formato fino do equipamento, as correntes criadas podem ser controladas com mais precisão e até moldadas em lâminas de corte. Leques de metal também podem ser usados em combinação com a dobra de ar, como demonstrado pelos Avatares Kyoshi e Aang.

Enquanto a Equipe Avatar visitava uma loja de armas na Nação do Fogo, Aang propôs a ideia da espada do vento; Ele afirmou que um dominador de ar poderia canalizar o ar de um punho de espada e balançá-lo como uma lâmina, semelhante a uma fatia de ar contido.

FraquezaEditar

Princípios da dobra de ar em relação a movimentos fatais: Embora considerada a mais dinâmica das artes de dobra, o aspecto mais controverso da dominação de ar é a suposta falta de movimentos fatais, sendo uma arte mais defensiva. Este aspecto em si é um reflexo dos princípios sustentados pelos Nômades do Ar, que pregam a preciosidade de toda a vida e evitando a violência sempre que possível. Mas sobre a questão dos princípios, há casos em que um dominador de ar recorreu à força letal durante um conflito; por exemplo, Aang usou uma lâmina de ar para abater uma vespa abutre, que tinha capturado Momo, embora seja vital para notar que ele estava atacando-a por raiva, algo que dominadores de ar são instruídos a evitar. Até a própria Avatar Yangchen confessou atos que estavam em violação direta de seus ensinamentos do Nômade do Ar, embora para o bem maior. No entanto, quando aplicado corretamente, a dobra de ar pode ser tão letal como qualquer outra arte de dobra. Movimentos de dobra de ar, como a lâmina de ar e a explosão de ar, podem ser particularmente fatais contra criaturas vivas, visto que podem cortar pedra, madeira e quebrar colunas de rocha inteiras ao meio, respectivamente. Outro exemplo de letalidade da dobra de ar foi quando Monge Gyatso lutou com a invasão da Nação do Fogo ao Templo de Ar do Sul. Apesar de ser uma pessoa idosa e gentil, quando confrontado com um assalto potencialmente fatal ao seu povo, a poderosa dominação de Gyatso permitiu-lhe eliminar muitos invasores da Nação do Fogo antes de sucumbir à fadiga ou lesão e, finalmente, à morte. Outro exemplo de como a dobra de ar é perigoso e letal pode ser foi quando Zaheer usou suas habilidades para sufocar a Rainha da Terra Hou-Ting.

Espiritualidade e Dobra de ArEditar

Jovens dominadores de ar cresciam em um dos quatro templos aéreos em cada canto do globo, escondidos em cima de cordilheiras em ilhas remotas, onde o vento forte ajudava sua dobra. Os Templos do Ar do Norte e do Sul eram exclusivamente masculinos e eram formados por monges mestres do ar, que instruíam os jovens em sua arte, enquanto os Templos de Ar do Leste e do Oeste eram exclusivamente femininos. No entanto, o Conselho de Anciãos decidiu que Aang terminaria seu treinamento no Templo do Ar do Leste, e foi no mesmo templo onde ele e vários outros rapazes foram apresentados aos seus companheiros animais, os bisões do ar. Um mestre de ar é declarado um mestre uma vez que ele ou ela tenha totalmente dominado os trinta e seis níveis de dominação de ar e/ou quando ele ou ela cria uma nova técnica de dobra; Aang foi a exceção neste caso, já que dominou apenas trinta e cinco níveis e fez uma nova técnica. Aqueles que dominaram o elemento são marcados por tatuagens azuis em forma de seta ao longo da cabeça e membros, terminando em uma seta na testa, costas das mãos e os topos dos pés. Isso, no entanto, não se aplica aos Avatares não nascidos na Nação do Ar. Os monges masculinos mantém as cabeças completamente raspadas, e as mulheres raspam suas testas, mas deixam a parte traseira de seus cabelos sem cortar. Nômades do Ar geralmente defendem uma filosofia de evitar conflitos e respeito por todas as formas de vida; Um dominador de ar nunca procurará uma luta, e nunca procurarão golpear um oponente diretamente. Isso explica o foco da Dobra de Ar nas manobras defensivas e sua aparente falta de ataques fatais de acabamento. Devido à espiritualidade dos Nômades do Ar de acordo com o tamanho de sua população, todo Nômade possui habilidades de dobra. Os Nômades do Ar têm a população a menor mas a espiritualidade a mais aumentada, quando os dominadores no general compõem somente uma porcentagem pequena das nações maiores e mais populosas.

Dominadores de Ar enfatizam intuição e imaginação; Para um nômade, há sempre um outro trajeto possível, como o ar flui onde quer que pode. Isso torna a dominação de ar a mais dinâmica de todas as artes de Dobra, e o próprio ar é considerado o elemento da liberdade.

O Genocídio dos Nômades do Ar Editar

Artigo principal: Genocídio dos Nômades do Ar

Em 0 DG, os dominadores de Ar foram as vítimas de genocídio nas mãos da Nação do Fogo. Os templos foram invadidos, e todos os monges massacrados em um esforço para quebrar o ciclo da reencarnação do Avatar e para assegurar a vitória da Nação do Fogo em sua guerra imperialista. Apesar de alguns Dobradores de Ar sobreviver, eles foram mais tarde atraídos para áreas montanhosas com relíquias de casa e foram mortos, como revelado posteriormente pelo Almirante Zhao.

Ironicamente, o único sobrevivente conhecido do massacre é a mesma pessoa que a Nação do Fogo procurou matar em sua busca pela supremacia: O mestre de ar de doze anos e Avatar, Aang, ele fugiu de casa pouco antes de a guerra começar com seriedade e ficou preso em animação suspensa, congelado em um iceberg perto do Polo Sul.

Os últimos vestígios conhecidos da cultura dos Dobradores do Ar incluíram um bisão do ar sobrevivente, Appa, e um lêmure voador, Momo, ambos de quem eram companheiros de Aang. O abandonado Templo do Ar do Norte foi colonizado por cidadãos deslocados do Reino da Terra, liderados pelo Mecânico. O Templo do Ar Oriental era habitado por Guru Pathik, que afirmou ser um velho amigo de Monge Gyatso. O Templo do Ar do Sul é o único templo no qual corpos de incontáveis ​​soldados da Nação do Fogo e o cadáver de Monge Gyatso estão presentes. Anos mais tarde, Aang encontrou uma ilha cheia de bisões do ar saudáveis e lêmures alados, que indicaram que Appa não era o último bisão sobrevivente.

ConseqüênciasEditar

Mesmo 170 anos após o genocídio dos Nômades do Ar, a cultura deles sobreviveu através do filho mais novo de Aang, Tenzin, e filhos de Tenzin, dos quais três são também dominadores. Os Acólitos do Ar foram formados para levar adiante as tradições da cultura dos Nômades. A família de Tenzin e alguns dos Acolitos residem no Templo do Ar da Ilha, na Cidade da República, enquanto a maioria dos acólitos vive em cada um dos quatro antigos Templos de Ar. Antes da Convergência Harmônica, a família de Tenzin eram os últimos mestres do ar, assim, eram alvo de Amon em um esforço para efetivamente apagar uma das quatro artes de dobra do mundo permanentemente. No entanto, após a Convergência Harmônica, os dobradores de ar surgiram novamente em todo o mundo, já que vários não-dominadores obtiveram a habilidade.

Reconstruindo a Nação do ArEditar

Após a Convergência Harmônica de 171 DG, numerosos não-dobradores em todo o mundo de repente descobriram que tinham habilidades de dominar o Ar. Korra, Tenzin e o restante da Equipe Avatar estabeleceram para encontrar essas pessoas e convencê-los a treinar com Tenzin no Templo do Ar do Norte e ajudar a restaurar a Nação do Ar. Sua busca provou ser em grande parte mal sucedida como ninguém desejou dedicar suas vidas ao projeto, exceto um menino novo nomeado Kai.

Em Ba Sing Se, os Dai Li haviam sequestrado os novos mestres de ar e os treinaram debaixo do Templo da Rainha da Terra para formar o primeiro regimento de Dobra de Ar da Rainha da Terra Hou-Ting. Depois que a Equipe Avatar descobriu esta prática, eles libertaram todos os prisioneiros, após o que os novos dominadores concordaram em ir ao Templo do Ar do Norte para aprender o caminho dos Nômades do Ar. Inicialmente, o progresso foi lento como Tenzin lutou para motivá-los com seus ensinamentos, mas depois que todos eles se uniram para salvar os filhotes de bisões voadores dos caçadores, Tenzin e os novos fundadores encontraram uma nova dinâmica como mestre e aluno.

Duas semanas depois que Zaheer foi derrubado por Korra, Tenzin anunciou que a Nação do Ar recuperaria suas raízes nômades e percorreria a terra, promovendo paz, equilíbrio e harmonia enquanto Korra se recuperava de sua luta com o Lótus Vermelho. Ele também nomeou Jinora como mestre da Dobra do Ar, afirmando que ela iria ajudá-los a seguir seu novo caminho.

Também no Fandom

Wiki aleatória