FANDOM

Dobra de Fogo é uma das quatro artes elementais de dobra, a capacidade para criar e controlar o fogo. O povo da Nação do Fogo, e a menos conhecida Tribo dos Guerreiros do Sol, fazem uso deste tipo de manipulação. No Reino da Terra, há Uma minoria dobradora de fogo.

O fogo é o elemento do poder, constituído por uma força avassaladora temperada pela firme vontade de realizar tarefas e desejos. No entanto, os militares da Nação do Fogo dominam o fogo geralmente guiados pelo ódio e pela raiva. A Dobra de Fogo extrai seu poder do sol, e os primeiros dominadores de fogo aprenderam suas técnicas com os dragões. Portanto, dobradores de fogo possuem mais poder durante o dia, quando são banhados pela luz do sol. Mas de século em século, os dobradores de fogo experimentam um poder gigantesco, quando o cometa chamado Sozin (em homenagem ao Senhor do Fogo Sozin, que iniciou a Guerra de Cem Anos, usando o poder do cometa) aparece e aumenta em cem vezes o poder de dobra do fogo, como citado pelo Senhor do Fogo Ozai. Porém, em contrapartida, os dobradores desse elemento perdem todo o poder durante os breves minutos de um eclipse solar, conhecido também como Dia do Sol Negro.

A Dobra de Fogo é notável por seu estilo de ataque intensivo e falta generalizada de movimentos de defesa adequada, embora alguns dominadores de fogo notáveis utilizem de movimentos defensivos criativos; por exemplo, Jeong Jeong pode criar paredes de fogo e Zuko pode bloquear e derrubar objetos facilmente.

Origem Editar

Durante a era de Raava, as pessoas receberam o elemento de fogo da Tartaruga Leão de fogo que era o guardião da sua cidade, que lhes concedia o poder com dobra de energia.

Podiam pedir isso sempre que se aventurassem nas Spirit Wilds e deveriam devolvê-lo quando eles voltassem. No entanto, Wan roubou o poder para melhorar a sua vida e a de seus amigos empobrecidos, mas foi capturado e banido. Ele foi autorizado a manter o poder do fogo para se proteger e eventualmente se tornou amigo dos espíritos. Como tal, ele conseguiu aprimorara dobra dos dragões que viviam no Spirit Wilds. Ele desenvolveu seu estilo de tal maneira que seu fogo se tornou uma extensão de seu corpo, ao invés de uma mera ferramenta de proteção como os outros percebiam. Outros aprenderam sobre sua sobrevivência e também entraram nos Spirit Wilds com o poder do fogo, não querendo mais viver sob as más condições que tinham na cidade.

Nos anos seguintes, as pessoas aprenderam o fogo dos dragões que uma vez povoaram a terra. As primeiras pessoas na era do Avatar a aprender com os dragões foram os Guerreiros do Sol, que entenderam a conexão entre o fogo de suas almas, o fogo dos dragões e o sol. Nos restos de sua civilização uma vez grande, Zuko e Aang descobriram que o fogo representa a energia e a vida, um conceito que tinha sido perdido por quase todos os dobradores de fogo na Guerra dos Cem Anos. O verdadeiro significado de dobra de fogo foi esquecido e a raiva, ira e um desejo de dominar começou a substituir os ideais de vida e energia, e sua conexão com o sol. A Família Real incentivou isso a ajudar na propaganda que o fogo poderia ser usado como uma ferramenta para destruir e que a Guerra dos Cem Anos se justificava.

Dobradores de fogo extraem seu poder do sol e outros objetos solares, como cometas. Um eclipse solar tem o potencial de negar completamente o poder de um dobrador de fogo, que é o resultado de uma conexão direta entre o sol e sua dobra. Além disso, depois de derrotar Katara ao nascer do sol durante o Cerco do Norte, Zuko afirmou que ela se levantou com a lua, mas ele se levantou com o sol, referindo-se ainda mais à importância do sol para o fogo. Também é dito que dobradores de fogo tiram poder da energia vulcânica e de relâmpagos.

Estilo de luta Editar

Dobradores de fogo usam seu chi como uma fonte para a sua dobra. Esta faceta do fogo é um contraste nítido com as outras artes de dobra, que manipulam fontes já presentes de seu elemento, embora dobradores de fogo também possam controlar ou aumentar as chamas nas proximidades.

Dobradores de fogo usam bombas concentradas de fogo para dominar os adversários antes de atingir um golpe fatal. Chutes giratórios e socos geram formas diversas para ataques ofensivos. Esta estratégia é provavelmente o que torna a Dobra de Fogo indiscutivelmente a mais adequado para pro-dobra de todas as artes de dobra. As táticas e os formatos de quebra de fogo requerem pouca modificação para uso em pro-dobra, a diferença mais notável na restrição no uso de correntes de fogo prolongadas. No entanto, rajadas rápidas de pontapés e socos permitem que um pro-dobrador de fogo mantenha uma excelente mobilidade em torno da arena, simultaneamente, tentando empurrar para trás os membros da equipe adversária.

Movimentos circulares também são um elemento crucial para a habilidade, pois parece melhorar as suas chamas. Ao criar o relâmpago, os dobradores de fogo movem frequentemente seus braços em movimentos lentos, circulares, similares aos dobradores de água, mas com mais tensão. Dobradores de fogo muitas vezes usam chutes giratórios ou socos para alimentar a sua dominação.

Geração e redirecionamento de relâmpagos Editar

Os dobradores de fogo possuem não só a habilidade de controlar o fogo mas também criar eletricidade. No entanto, só dobradores experientes e com excelente controle emocional podem usar essa habilidade. Os dobradores de fogo descobriram que podiam dominar suas energias interiores, positivas e negativas, e, ao chocá-las dentro de si, criar uma poderosa corrente elétrica, o chamado Relâmpago. O perigo dessa técnica está em não liberar a corrente elétrica gerada, eletrocutando o próprio usuário. Outro ponto interessante foi a criação de Iroh, uma contratécnica baseada nos movimentos de dobra de água, consistindo em receber a descarga (como um para raio) e então devolver a energia recebida, porém só dobradores de fogo podem aprender essa defesa, caso essa técnica seja incorretamente aplicada, pode ser fatal ao dobrador.

Para a perfeita dobra de relâmpagos é preciso movimentos rápidos, mortais e precisos.

Na época de Korra, muitos dobradores usavam a Dobra de Relâmpago e ela era utilizada para geração de energia em Cidade-República.

Agni Kai Editar

Entre os dobradores de fogo, ou pelo menos os da classe alta, as disputas de honra são resolvidas por um desafio em um Agni Kai, ou duelo de fogo, um duelo tradicional de dobra de fogo que tem séculos de idade. Tal duelo é conduzido em uma arena ao ar livre, e pode ser testemunhado por espectadores. O tempo tradicional para um Agni Kai é pôr-do-sol ou amanhecer, embora não seja uma exigência. Embora não seja uma condição explícita, na Nação de Fogo pós-Sozin, Agni Kai se tornaram quase exclusivamente duelos até a morte. O vencedor pode poupar o derrotado, mas é geralmente considerado como um ato de fraqueza, em vez de generosidade. O duelo é tradicionalmente lutado com o peito nu e os competidores podem ter um ou mais "segundos", ou seja, pessoas que estão ao redor daquele campo e podem ajudar ao seu campeão antes e depois do duelo, ou levá-los para fora no caso dele morrer lutando. A pose de abertura de um Agni Kai é agachado com costas voltadas para o adversário. Durante esta fase, os dois competidores tradicionalmente usam um xale vermelho e preto sobre seus ombros nus, que é jogado ao virar para enfrentar um ao outro. É considerado desonroso atacar por trás em um Agni Kai, especialmente para um adversário derrotado que foi poupado pelo vencedor.

Os Agni Kais notáveis inclui o primeiro Agni Kai público de Zuko, de encontro a seu pai, o Agni Kai entre Zuko e Zhao, e o mais notàvelmente o Agni Kai entre Zuko e Azula no dia do Cometa Sozin, que foi lutado para o direito ao Trono. [12]

Conexões Editar

Os movimentos de dobra de fogo baseiam-se principalmente no estilo de Shaolin do Norte do Kung Fu. Aspectos do estilo de combate de dobra de fogo pode ser visto através da ênfase semelhante em greves de retrocesso altamente técnico, movimentos fundamentalmente forte, e o uso de manobras rápidas e diretas. O Shaolin do Norte é um estilo que usa técnicas longas e agressivas que explodem e dirigem através do adversário.

O estilo do norte de Shaolin enfatiza "chutes, não luta de mão", ou dando prioridade as suas pernas ao contrário dos braços. Os pontapés são significados para "estender tão distante quanto possível sem comprometer o contrapeso." Estas variantes da arte marcial caracterizam ataques rápidos sucessivos que utilizam rajadas momentâneas da potência extrema, Bem como uma explosão, chamado ging lik. Ela otimiza uma ofensa contínua e forte, sacrificando uma defesa mais poderosa, o princípio por trás de um ataque preventivo, e, como tal, a dobra de fogo é categorizada como a mais agressiva das quatro artes de dobra.

Conforme observado no comentário do bônus de extras do Avatar para "O Cerco do Norte, Parte 2", a dobra de fogo em locais fechados e o combate de dobra à distância utilizam estilos completamente diferentes de dobra de fogo. Exemplos particulares de tais estilos incluem:

  • Chaquan - Um estilo de luta que envolve acrobacias e agilidade, movimentos graciosos, enfatiza os movimentos de longo alcance e posições combinadas com velocidade e poder.
  • Kung Fu de Shaolin do Norte - usado particular em combates em curta distância, usando pontapés fortes e socos rápidos.
  • Garra do Dragão do Sul - espelha um dragão "derrubando sua presa". Essa forma contém técnicas de curto alcance para "agarrar e segurar que utilizam a mão".
  • Xingyiquan - O clássico "Sete Estrelas"; As mãos, pés, cotovelos, quadris, joelhos, ombros e cabeça; São incorporados na maior parte das dobras de fogo.

Também no FANDOM

Wiki aleatória