Avatar Wiki
Registre-se
Advertisement
Emblema da Dobra de Fogo


A Dobra de Fogo é a habilidade pirocinética de controlar o fogo, uma das quatro Artes de Dobra elementares. É única entre as artes de dobra, pois é só nela que o executor pode gerar o elemento. Os primeiros dobradores de fogo humanos viveram em uma cidade em cima de uma Tartaruga Leão durante a Era de Raava e a arte mais tarde se espalhou para os Guerreiros do Sol, a Nação do Fogo e a República Unida das Nações. O Reino da Terra também tem uma pequena minoria dobradora de fogo.

Conforme descrito por Iroh, o fogo é o elemento do poder, consistindo na força avassaladora temperada pela vontade inabalável de realizar tarefas e desejos. No entanto, durante a Guerra dos Cem Anos, uma Nação do Fogo militarista transformou isso em dobra de fogo, alimentado pela raiva, ódio e ira. Os dobradores de fogo extraem seu poder do sol, e os primeiros dobradores de fogo humanos derivaram suas técnicas de dobra de fogo dos Dragões.

A dobra de fogo é conhecida por seu estilo de ataque intenso e agressivo e falta geral de movimentos defensivos adequados, embora os dobradores de fogo possam modificar as manobras ofensivas para funcionar como defesa, como criar grandes paredes de fogo ou derrubar ataques com socos de fogo.

Origem[]

Mural de origem da dobra de fogo

Um mural exibindo a origem da dobra de fogo.

Durante a era de Raava, as pessoas recebiam o elemento fogo da tartaruga leão de fogo, que era a guardiã de sua cidade, que lhes concederia o poder com dobra de energia. Eles poderiam solicitá-lo sempre que se aventurassem na Selva Espiritual e deviam devolvê-lo quando voltassem. No entanto, Wan roubou o poder para melhorar sua vida e a de seus amigos empobrecidos, mas foi capturado e banido. Ele foi autorizado a manter o poder do fogo para se proteger e, eventualmente, tornou-se amigo dos espíritos. Como tal, ele conseguiu aprimorar suas habilidades, aprendendo a maneira adequada de se curvar com os dragões que viviam na Selva Espiritual. Ele desenvolveu seu estilo de tal maneira que seu fogo se tornou uma extensão de seu corpo, ao invés de uma mera ferramenta de proteção como os outros o percebiam. Outros souberam de sua sobrevivência e também partiram para a Selva Espiritual com o poder do fogo, não querendo mais viver nas condições precárias que tinham na cidade.

Nos anos seguintes, as pessoas aprenderam a dobrar o fogo com os dragões que povoavam a terra naquela época. As primeiras pessoas na era do Avatar a aprender com os dragões foram os Guerreiros do Sol, que entenderam a conexão entre o fogo de suas almas, o fogo dos dragões e o sol. Nos restos de sua civilização, Zuko e Aang descobriram que dobrar o fogo representa energia e vida, um conceito que foi perdido para quase todos os dobradores de fogo na Guerra dos Cem Anos. O verdadeiro significado de dobra de fogo foi esquecido quando a raiva, a ira e o desejo de dominar começaram a substituir os ideais de vida e energia, e como eles se conectam com o Sol. A Família Real incentivou isso para auxiliar na propaganda de que o fogo poderia ser usado como uma ferramenta para destruir e que a Guerra dos Cem Anos justificava.

Os dobradores de fogo extraem seu poder do sol e de outros objetos solares, como cometas, e também do núcleo terrestre. Um eclipse solar tem o potencial de anular completamente o poder de um dobrador de fogo, sendo o resultado de uma conexão direta entre o sol e o dobrador de fogo. Além disso, após derrotar Katara ao nascer do sol durante o Cerco do Norte, Zuko afirmou que ela se levantava com a lua, mas ele se levantava com o sol, referindo-se ainda mais à importância do sol para dobrar o fogo. Também é dito que os dobradores de fogo extraem poder da energia vulcânica e de raios.

Estilo de Luta[]

Sozin jovem dobrando fogo

Príncipe Sozin dobrando o fogo.

Dobradores de fogo usam seu chi como uma fonte para a sua dobra. Esta faceta da dobra de fogo é um contraste nítido com as outras artes de dobra, que manipulam fontes já presentes de seu elemento, embora dobradores de fogo também possam controlar ou aumentar as chamas nas proximidades.

Dobradores de fogo usam bombas concentradas de fogo para dominar os adversários antes de atingir um golpe fatal. Chutes e socos rápidos e giratórios geram formas diversas para ataques ofensivos. Esta estratégia é provavelmente o que torna a dobra de fogo indiscutivelmente a mais adequada para dominação profissional de todas as artes de dobra. As táticas e os formatos de dobra de fogo requerem pouca modificação para uso em pro-dobra, a diferença mais notável na restrição no uso de correntes de fogo prolongadas. No entanto, rajadas rápidas de pontapés e socos permitem que um pro-dobrador de fogo mantenha uma excelente mobilidade em torno da arena, simultaneamente, tentando empurrar para trás os membros da equipe adversária.

Korra se defendendo

Korra bloqueando ataques por movimentos circulares.

Movimentos circulares também são um elemento crucial para a habilidade, por parecer “aumentar” as suas chamas. Ao criar um raio, os dobradores de fogo movem frequentemente seus braços em movimentos lentos, circulares, similares aos dobradores de água, mas com mais tensão.

Habilidades de Dobra de Fogo[]

Anéis e Arcos Ardentes: chutes giratórios ou movimentos do braço em varredura criam anéis e arcos para cortar alvos maiores, mais amplamente espaçados ou evasivos. Zuko usou um movimento circular com os pés para criar um anel em expansão e derrubou Azula com sucesso durante o Agni Kai sob o Cometa.

Bloqueio de Fogo: um dobrador de fogo habilidoso pode desarmar e extinguir uma explosão de fogo de outro dobrador de fogo usando um chute rápido, soco ou qualquer outra manobra defensiva, permitindo que eles parem os ataques.

Lâmina de Fogo: uma versão mais avançada de um arco ardente. Ao estreitar e condensar suas projeções de chama, os dobradores de fogo podem criar lâminas finas de fogo para cortar objetos sem destruí-los completamente. Azula usou essa técnica para cortar uma parede, e Zuko a usou para libertar Azula dos chicotes de água de Katara.

Bomba de Fogo: usado como um ataque de curto alcance, um dobrador de fogo pode criar uma chama na extremidade de um membro e empurrar a chama para baixo em uma explosão. Zuko usou essa técnica uma vez, e tanto Zuko quanto Aang a realizaram no início de sua rotina na Ilha Ember. Aprimorado pelo poder do Cometa de Sozin, o Rei Fênix Ozai usou uma variante extremamente poderosa de uma bomba de fogo para romper o escudo de terra de Aang.

Círculo de Fogo: uma técnica demonstrada pelos Guerreiros do Sol. Eles criaram um círculo de fogo e o suspenderam no ar por um longo período de tempo. Os homens das tribos fizeram esses círculos com a Chama Eterna pouco antes que Zuko e Aang fossem julgados por Ran e Shaw.

Adagas de Fogo: jatos semelhantes a maçaricos que são criados com o punho ou as pontas dos dedos para usar como ataques corpo a corpo de perto. No entanto, eles não têm a capacidade de bloquear objetos físicos. Ambos, Zuko e Azula usaram esta técnica, Azula para manter Kuei refém durante o Golpe de Ba Sing Se. Korra usou uma variante dessa técnica, criando um maçarico em vez de uma adaga para cortar as correntes que prendiam Tenzin e sua família durante o rali de vitória do Igualitários. Mako usou essa técnica para ameaçar Ping Dois-Dedos para obter informações sobre o roubo de todo o estoque de tecnologia das Indústrias Futuro. Korra também usou esta técnica quando se preparava para lutar contra Macao e Lily no Oásis das Palmeiras Enevoadas.

Açoite de Fogo: Uma extensão ainda maior do que o chicote ou corrente de fogo, os dobradores de fogo podem criar um longo ataque de fogo e derrubá-lo sobre seus inimigos, como Azula fez com Aang, ou criar múltiplos picos menores e menores e envolver uma área com fogo, como Zuko fez.

Correntes de Fogo: uma habilidade básica de dobra de fogo, os dobradores de fogo podem disparar fluxos contínuos de fogo com a ponta dos dedos, punhos, palmas ou pernas. Esses fluxos podem ser ampliados para criar técnicas semelhantes a lança-chamas. Os soldados da Nação do Fogo usaram frequentemente esta técnica para danificar ou destruir aldeias e cidades.

Chicote de Fogo: uma extensão de um fluxo de fogo, este fluxo contínuo de chama tem uma qualidade semi-tátil e pode ser utilizado como um chicote. Os guardas da prisão de Rocha Fervente usaram essa técnica para cercar os prisioneiros durante um bloqueio, e um treinador do circo da Nação do Fogo a empregou para intimidar Appa. Zuko usou uma versão maior do chicote de fogo em sua luta em Ba Sing Se, criando fluxos de grande comprimento para combates contínuos de médio a longo alcance, que ele usou para combater a técnica de chicote de água de Katara.

"Bolas de Fogo" ou "Socos de Fogo": outra habilidade básica, socos produzem bolas de fogo em miniatura e mísseis de fogo. Eles podem ser carregados (consulte a entrada "ataques carregados") para criar explosões maiores e mais lentas, ou disparadas rápida e repetidamente para manter os adversários fora de equilíbrio.

Redirecionamento de Chamas: de forma semelhante a dobra de água, os dobradores de fogo são capazes de mudar o curso de uma explosão de fogo que se aproxima e redirecioná-la de volta para o atacante usando movimento fluido. Este movimento exemplifica o uso de dobra de fogo como uma extensão do corpo e é usado com pouca frequência no combate moderno em favor de manobras mais ofensivas. Wan usou isso para defender os espíritos dos caçadores de dobra de fogo.

Escudo de Fogo: essa técnica cria um escudo protetor de fogo em frente ou ao redor de um dobrador de fogo, que pode desviar ataques e explosões. Pode ser uma versão menor da Muralha de Chamas.

Dança do Dragão: esta forma de dobrar o fogo foi aprendida das estátuas sagradas que estavam escondidas em um templo da antiga civilização dos Guerreiros do Sol. Envolve uma forma mais fluida e natural de dobrar o fogo. É uma forma simples, mas possivelmente muito poderosa de dobrar o fogo, pois também traz vantagens para dobradores de fogo mais habilidosos; ao integrá-lo em seu próprio estilo, as habilidades de Zuko melhoraram a ponto de ele ser capaz de duelar uniformemente com Azula, dissipando com sucesso seus ataques ao invés de superá-los ou tentar enfrentá-los. É também uma das poucas técnicas de dobra de fogo com capacidades defensivas. Existe uma natureza circular na técnica, o que é incomum na dobra de fogo; as únicas outras técnicas conhecidas que incorporam movimentos circulares suaves são o círculo de fogo e a geração de raios.

Nível Mestre de Dobra de Fogo[]

Ataques Carregados: certos dobradores de fogo foram vistos carregando seus ataques antes de liberá-los, permitindo-lhes criar enormes explosões de fogo. Zuko e Iroh usaram um ataque carregado combinado contra Aang antes de seu primeiro encontro. Zhao pode ter carregado alguns de seus ataques antes de liberá-los quando ele lutou contra Aang. Azula usou essa habilidade contra Aang enquanto eles estavam lutando no topo da broca. Durante a batalha nas Catacumbas de Cristal, Zuko usou essa técnica contra Aang e Katara, e Iroh usou uma explosão de fogo carregada para defender-se contra vários agentes do Dai Li. Durante a Batalha na Floresta Wulong, usando Dobra de Fogo, o Rei Fênix Ozai e várias Dobradores de Fogo Imperial dispararam explosões de fogo de tamanho enorme de aeronaves na tentativa de realizar seu plano de terra queimado, e Ozai mais tarde usou novamente para quebrar a rocha de Aang esfera durante a batalha. Iroh usou um ataque carregado para destruir a grossa parede interna de Ba Sing Se durante a libertação da cidade.

Aumento de Fogo: dobradores de fogo também podem controlar o tamanho e intensidade de quaisquer chamas próximas e podem desenhá-las para manipulá-las à vontade. Zuko mostrou maestria sobre esta técnica, quando aumentou a chama das velas antes dele, quando seu tio lhe trouxe más notícias. Avatar Roku usou esse método para se proteger e contra um ataque de Zhao e seus soldados enquanto Aang canalizava seu espírito. Jeong aumentou o fogo em suas velas enquanto ele está desencorajando Aang. Quando Azula assustou Chan, a tocha atrás de Azula também caiu sob sua Dobra de Fogo, enquanto queimava azul brilhante. Zuko aumentou mais tarde uma fogueira enquanto enfrentava sua raiva. Outro exemplo é o fogo na sala do trono do Senhor do Fogo. Quando Ozai e Azulon ficaram com raiva, as chamas se elevaram e queimaram mais rapidamente. Também era evidente quando Azula estava no trono e as chamas ao redor dela ficaram azuis-escuros. Outro exemplo foi quando Zuko estava atacando Aang na casa da praia, quando ele desintegrou as chamas que Aang usou para contra-atacar.

Cometa de Fogo: uma forma avançada do fluxo de fogo no qual o usuário pressiona o fogo em uma bola e atira para o inimigo. Iroh empregou esta técnica para atravessar o Muro Interior durante a libertação de Ba Sing Se.

Mísseis de Fogo: uma forma mais avançada do fluxo de fogo. Dobradores de fogo poderosos podem disparar longos rios de fogo que seguem o alvo enquanto se movem. Esta técnica foi usada tanto por Ozai quanto por Aang durante a batalha na Floresta Wulong.

Geração e Redirecionamento de Raio[]

Certos dobradores de fogo conseguem gerar e manipular raios, separando as energias yin e yang. O raio, também conhecido como “o fogo de sangue-frio”, é considerado a técnica de dobra de fogo mais poderosa e seu uso estava inicialmente disponível apenas para alguns prodígios e mestres de dobra de fogo selecionados. No entanto, na época da Avatar Korra, a arte, embora não muito difundida, é conhecida por pessoas o suficiente para fazer da geração de raios um trabalho bem pago em uma usina de energia em Cidade República.

Alguns dobradores de fogo experientes são incapazes de gerar raios porque não possuem paz interior. Se um dobrador de fogo que abriga turbulência interna tentar gerar um raio, isso causará apenas uma explosão em miniatura. Zuko, por exemplo, foi incapaz de gerar um raio devido a seu conflito interno com seu pai, o Senhor do Fogo Ozai, e sua irmã, Azula.

Geração de Raios: a geração de raios é a capacidade de gerar e direcionar raios. Requer paz de espírito e ausência total de emoções. Até o momento, apenas sete dobradores de fogo nomeados se mostraram capazes dessa arte: Xu Ping An, Iroh, Ozai, Azula, Mako, Zolt o Raio e o neto de Zuko, General Iroh. Durante a vida de Korra, muitos outros dobradores de fogo demonstraram a capacidade de gerar raios, particularmente na criação de energia para a usina de Cidade República.

Redirecionamento de raios: após observar as técnicas de redirecionamento de dobra de água, Iroh desenvolveu uma técnica para redirecionar o curso dos raios, absorvendo-os por um braço, guiando-o pelo estômago e saindo pelo outro braço. Apenas Iroh, Zuko, Aang, Azula e Mako demonstraram a capacidade de redirecionar raios. O Lightning Bolt Zolt é conhecido por conseguir redirecionar os raios.

Forças[]

Equador: um dominador de fogo alcança seu potencial máximo próximo ao equador. Sua eficácia aumenta significativamente durante o verão.

Clima Quente: um dobrador de fogo é muito mais forte e controlado se ele ou ela puderem tirar energia do calor. As condições climáticas do campo de batalha podem virar a luta a favor do dobrador de fogo se o dia for suficientemente quente.

Fraquezas[]

Frio Extremo: temperaturas frias reduzem as habilidades de um dobrador de fogo. A prisão em Rocha Fervente usava câmaras isoladas, as geladeiras e canalizava em ar frio como uma punição para os prisioneiros que usavam dobra de fogo, como as geladeiras, que os impediam de dobrar. O mesmo princípio foi usado para deter P'Li nas profundezas da tundra gelada do Polo Norte. No entanto, dobradores de fogo habilidosos no controle do sopro de fogo podem usar esta técnica para se manter aquecidos e continuar usando a dobra de fogo.

Lua Cheia: com a dobra de água se fortalecendo com ela e a dobra de fogo sendo o elemento oposto à água, a lua cheia enfraquece a dobra de fogo até certo ponto.

Falta de Defesa: a grande fraqueza de combate por trás da arte aplicada da dobra de fogo é sua natureza de confronto. Devido à sua agressividade e busca de assalto contínuo, carece tradicionalmente de técnicas defensivas básicas, o que pode deixar um dobrador inexperiente consideravelmente vulnerável aos contra-ataques inimigos, embora mestres como Jeong possam efetivamente usar dobra de fogo para defesa. Ele também consome uma abundante quantidade de energia, deixando o dobrador em uma desvantagem considerável em uma batalha prolongada. Uma marca comum de um mestre de dobra de fogo é a capacidade de manter ataques por longos períodos.

Falta de Impulso: para dobrar fogo corretamente, é preciso ter um “fogo interno”, seu condutor, sem o qual a Dobra de Fogo se enfraquece. Após se juntar ao Avatar, a Dobra de Fogo de Zuko tornou-se visivelmente mais fraca, porque por três anos, caçar o Avatar era sua unidade. Aang, tendo sido traumatizado pela sua primeira experiência com Dobra de Fogo, teve muito medo de “dar um pouco de suco”, como disse Zuko. Ambos superaram seus problemas após se encontrarem com os mestres Ran e Shaw, que lhes ensinaram o verdadeiro significado da Dobra de Fogo, restaurando suas dominações.

Controle Deficiente da Respiração: de acordo com Iroh, o verdadeiro poder da dobra de fogo não vem do tamanho ou da força física, mas sim do controle da respiração. Isto foi explicado pela primeira vez e demonstrado por Iroh, um homem acima do peso, de baixa estatura, sem força física excepcional. No entanto, isso não o impediu de ser um dos dobradores de fogo mais poderosos do mundo. A disciplina de dominação do fogo enfatiza o autocontrole e o controle da respiração como meio de dirigir e conter o fogo manifestado. O mau controle da respiração significa um controle perigosamente fraco de qualquer incêndio gerado. Por este motivo, os exercícios de respiração são uma das primeiras etapas mais críticas para o início do treinamento nessa arte.

Pouco Autocontrole: embora raiva, ira e outras emoções intensas amplifiquem o poder da dobra de fogo, isso pode levar a explosões perigosas ou incêndios florestais e também pode causar que as chamas próximas fujam de controle. O mestre de dobra de fogo iluminado Jeong repetidamente enfatizou essa importância durante suas instruções de Aang, que queimou acidentalmente Katara quando ele se recusou a ouvir, e uma falta de autocontrole foi demonstrada por Zhao durante sua luta com Aang.

Eclipse Solar: a conexão da dobra de fogo com o sol resulta em uma diminuição da força durante a noite e uma perda completa da dobra de fogo durante um eclipse solar.

Outras Circunstâncias: o poder de um dobrador de fogo pode diminuir em qualquer situação que possa extinguir suas chamas, como estar debaixo d'água ou ser pego na chuva. Zuko superou isso enquanto estava submerso no Polo Norte, derretendo o gelo, aquecendo-o com contato direto.

Fortalecimento da Dobra de Fogo[]

Ver também: Cometa de Sozin

Devido a influência do Sol, a Dobra de Fogo é ligeiramente mais forte durante o dia, sendo mais poderosa ao redor do meio dia. Com uma fonte de calor extraterrestre muito mais próxima do planeta do que o Sol, em particular o Cometa de Sozin, a Dobra de Fogo é aumentado drasticamente. Um Dobrador de Fogo sob os efeitos do cometa pode produzir chamas muito maiores e poderosas, que criam maior destruição e podem se estender muito mais do que o habitual. Dobradores de Fogo experientes podem usar o poder da cometa para sustentar o voo, gerar raios de luz excepcionalmente poderosos e realizar outros feitos de Dobra de Fogo, o que normalmente eles não seriam capazes de executar.

Arte Oposta[]

A Dobra de Fogo é a arte contrária a Dobra de Água, embora compartilhem facetas de autocontrole, diversidade e variação de força devido a forças externas e fortes emoções. Os Dobradores de Fogo usam socos fortes rápidos e chutes para atirar fogo, enquanto os Dobradores de Água usam movimentos suaves e voltas elegantes para retornar o impulso dos ataques dos oponentes. Os Dobradores de Fogo atacam primeiro, enquanto os Dobradores de Água esperam e transformam os ataques de seu alvo contra eles. No entanto, em 170 DG essas diferenças não são tão fortes quanto nos séculos anteriores. Muitos Dobradores de Água da República Unida das Nações adaptaram um estilo de luta que se baseia principalmente em força e velocidade. Por exemplo, criminosos, membros da força-tarefa e até mesmo o conselheiro Tarrlok tentaram derrotar seus oponentes com ataques surpreendentes e agressivos, uma tática típica dos Dobradores de Fogo. No entanto, este novo estilo de luta é restrito principalmente aos Dobradores de Água de Cidade República.

As duas artes de Dobra também se opõem por sua fonte de energia celestial; a Dobra de Fogo é alimentado pelo sol, Dobra de Água pela lua. Isto é melhor demonstrado durante um duelo lutado entre Zuko e Katara; de noite, durante a lua cheia, Katara rapidamente atacou Zuko em submissão e congelou-o contra uma parede; no entanto, no nascer do sol, Zuko derreteu sem soltar o gelo mantendo-o no lugar e derrotou Katara com várias explosões de fogo.

Como todas as artes de Dobra, Dobra de Fogo é equilibrado para não ser mais ou menos poderoso do que as outras artes. Foi repetidamente ilustrado que é a habilidade e a proeza do usuário que determina a vitória.

Armas[]

Dobradores de Fogo às vezes incorporam armas em sua Dominação, como a utilização de Zuko da Dobra de Fogo em conjunto com suas Espadas Duplas Dao, moldando e canalizando as chamas pela lâmina de suas armas.

Símbolo Elemental[]

O símbolo da Dobra de Fogo é uma chama estilizada em forma de tulipa que se abaixa em três línguas que se curvam para fora como pétalas de flores, com uma espiral no sentido anti-horário na base. O símbolo é caracterizado em conexão com a espiritualidade Nação do Fogo.

Agni Kai[]

Artigo principal: Agni Kai

Entre os dobradores de fogo, ou pelo menos os da classe alta, as disputas de honra são resolvidas por um desafio em um Agni Kai, ou duelo de fogo, um duelo tradicional de dobra de fogo que tem séculos de idade. Tal duelo é conduzido em uma arena ao ar livre, e pode ser testemunhado por espectadores. O tempo tradicional para um Agni Kai é pôr-do-sol ou amanhecer, embora não seja uma exigência. Embora não seja uma condição explícita, na Nação do Fogo pós-Sozin, Agni Kai se tornaram quase exclusivamente duelos até a morte. O vencedor pode poupar o derrotado, mas é geralmente considerado como um ato de fraqueza, em vez de generosidade. O duelo é tradicionalmente lutado com o peito nu e os competidores podem ter um ou mais "segundos", ou seja, pessoas que estão ao redor daquele campo e podem ajudar ao seu campeão antes e depois do duelo, ou levá-los para fora no caso dele morrer lutando. A pose de abertura de um Agni Kai é agachado com costas voltadas para o adversário. Durante esta fase, os dois competidores tradicionalmente usam um xale vermelho e preto sobre seus ombros nus, que é jogado ao virar para enfrentar um ao outro. É considerado desonroso atacar por trás em um Agni Kai, especialmente para um adversário derrotado que foi poupado pelo vencedor.

Os Agni Kais notáveis inclui o primeiro Agni Kai público de Zuko, de encontro a seu pai, o Agni Kai entre Zuko e Zhao, e o mais notàvelmente o Agni Kai entre Zuko e Azula no dia do Cometa Sozin, que foi lutado para o direito ao Trono. [12]

Espiritualidade e Dobra de Fogo[]

Em 0 DG, o Senhor do Fogo Sozin lançou um ataque genocida sobre a Nômades do Ar, conseguindo em parte devido ao poder que lhe foi dado por um cometa que passa. Ao longo de um século, a guerra continuou, e sob o domínio do neto de Sozin, Senhor do Fogo Ozai, o Nação do Fogo viu o retorno do "Cometa Sozin". Conforme profetizado, a imensa energia do cometa conferiu a Ozai o poder de conquistar o mundo inteiro. A única ameaça para a campanha de Ozai foi Avatar, Aang. Aang conseguiu sua missão de derrotar Ozai, e ele satisfez suas necessidades espirituais por não ter tomado a vida de Ozai, mas simplesmente removendo sua habilidade para Dobra de Fogo.

Os clérigos religiosos da Nação do Fogo, os Sábios do Fogo, já serviram o Avatar, mas finalmente foram forçados a endossar a guerra imperial. Shyu foi o único sábio do fogo a permanecer fiel ao compromisso com o Avatar, uma característica que ele herdou de seu pai e avô.

Os poderes de um Dobrador de Fogo parecem aumentar durante o dia na presença do sol. Por causa desta afinidade solar, seus poderes são enfraquecidos à noite e um eclipse solar pode negar temporariamente seus poderes inteiramente, bem como os poderes de Dobradores de Água são negados durante um eclipse lunar. Além de sua principal fonte de energia, o sol, os Dobradores de Fogo também extraem sua energia de outras fontes de calor, incluindo a atividade vulcânica, o relâmpago e os cometas que passam, se eles de alguma forma se tornarem uma fonte de calor, como o Cometa de Sozin, que se acende quando passa na atmosfera . O poder de um Dobrador de Fogo é intensificado em climas mais quentes e está em seu pico quando situado perto de suas terras equatoriais nativas durante o verão.

Fogo Colorido

O caráter distintivo da Dobra de Fogo está em sua natureza descontrolada; O fogo, se deixado para si, consumirá tudo o que pode. Dobra de Fogo é, portanto, uma questão de controlar um elemento em vez de dirigi-lo. Muitos Dobradores de Fogo são intoxicados pelo seu poder, enquanto mais prudentes se sentem amaldiçoados por ele, bem como Jeong Jeong. No entanto, suas raízes e natureza são totalmente exploradas por Ran e Shaw e os Guerreiros do Sol; devidamente controlado, o fogo é vida e indústria, reconfortante e criativo.

Conexões[]

Os movimentos de dobra de fogo baseiam-se principalmente no estilo de Shaolin do Norte do Kung Fu. Aspectos do estilo de combate de dobra de fogo pode ser visto através da ênfase semelhante em greves de retrocesso altamente técnico, movimentos fundamentalmente forte, e o uso de manobras rápidas e diretas. O Shaolin do Norte é um estilo que usa técnicas longas e agressivas que explodem e dirigem através do adversário.

O estilo do norte de Shaolin enfatiza "chutes, não luta de mão", ou dando prioridade as suas pernas ao contrário dos braços. Os pontapés são significados para "estender tão distante quanto possível sem comprometer o contrapeso." Estas variantes da arte marcial caracterizam ataques rápidos sucessivos que utilizam rajadas momentâneas da potência extrema, Bem como uma explosão, chamado ging lik. Ela otimiza uma ofensa contínua e forte, sacrificando uma defesa mais poderosa, o princípio por trás de um ataque preventivo, e, como tal, a dobra de fogo é categorizada como a mais agressiva das quatro artes de dobra.

Conforme observado no comentário do bônus de extras do Avatar para "O Cerco do Norte Parte 2", a dobra de fogo em locais fechados e o combate de dobra à distância utilizam estilos completamente diferentes de dobra de fogo. Exemplos particulares de tais estilos incluem:

  • Chaquan - Um estilo de luta que envolve acrobacias e agilidade, movimentos graciosos, enfatiza os movimentos de longo alcance e posições combinadas com velocidade e poder.
  • Kung Fu de Shaolin do Norte - usado particular em combates em curta distância, usando pontapés fortes e socos rápidos.
  • Garra do Dragão do Sul - espelha um dragão "derrubando sua presa". Essa forma contém técnicas de curto alcance para "agarrar e segurar que utilizam a mão".
  • Xingyiquan - O clássico "Sete Estrelas"; As mãos, pés, cotovelos, quadris, joelhos, ombros e cabeça; São incorporados na maior parte das dobras de fogo.

Dobradores de fogo conhecidos[]

† indica que morreu durante a série.
G indica que possui habilidade de gerar raios.
R indica que possui habilidade de redirecionar raios.
C indica que possui habilidade de usar a dobra de combustão.

Avatar: A Lenda de Aang e quadrinhos relacionados[]

A Lenda de Korra e quadrinhos relacionados[]

  • Huntsman(temporariamente)
  • IrohG R
  • Jaya
  • Zolt o Raio G R (anteriormente)
  • Mako G R
  • P'LiC
  • Trabalhadores da Usina de energia de Cidade República G
  • Xamã
  • Shaozu
  • Ping Dois-Dedos
  • Zhen
  • Zuko R

Romances gráficos de Kyoshi[]

Referências[]

  1. O Desertor. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 16. Nickelodeon. (21 de outubro de 2005). Tim Hedrick (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).
  2. Os Mestres da Dominação de Fogo. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 13. Nickelodeon. (15 de julho de 2008). John O'Bryan (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
Advertisement