FANDOM

Dobra de Lava

O Avatar não nomeado do fogo fazendo Dobra de Lava

O Dobra de Lava é uma técnica de grau avançado da Dobra de Terra que permite ao usuário manipular a terra fundida. Essa habilidade rara permite que o dobrador transforme a terra em lava, lava na terra e manipule a lava existente com grande destreza.

História Editar

O primeiro uso conhecido de Dobra de Lava na série foi o Avatar da Nação do Fogo que precedeu Yangchen, que usou a técnica no Estado Avatar causando a erupção simultânea de quatro vulcões pequenos. Séculos mais tarde, a técnica foi usada por Avatar Kyoshi quando Chin o Conquistador se aproximou da península na tentativa de recuperá-lo como parte de seu império. Para proteger seu povo, Kyoshi usou seus poderes para dividir a península do continente. Para conseguir isso, Kyoshi criou lava abaixo da superfície da Terra para "cortar" a ilha completamente.

Ao tentar dominar o Estado Avatar, aproveitando a energia do Sol durante o solstício de inverno, o Avatar Roku causou a erupção de um vulcão, em uma ilha. Roku finalmente conseguiu dominar o Estado Avatar e, usando Dobra de Lava, desviou um enorme fluxo de lava na tentativa de salvar sua casa na ilha de uma erupção vulcânica. Depois de sua morte, o Avatar Roku se manifestou através de Aang e mais uma vez usou seu Dobra de Lava, destruindo o Templo dos Sábios do Fogo durante o solstício de inverno, para punir os Sábios do Fogo que já haviam abandonou suas funções de servir o Avatar, ao serviço do Senhor do Fogo.

Potencial Editar

Dobra de Lava fornece um Dobrador de Terra com uma variedade de possibilidades ofensivas e defensivas durante a batalha. Não é necessário ter muita terra para criar uma quantidade útil de lava para se dobrar, já que três pequenas rochas foram vistas em um projétil tipo shuriken capaz de queimar pela madeira. Isso é benéfico em ambientes com muito pouca terra para manipular, pois apenas vários pequenos pedaços de terra são necessários para criar suficiente lava para um dobrador para usar na batalha. Além disso, o uso da Dobra para transformar uma porção da terra em lava permite que os terrestres se isolem de seus oponentes e evitem batalhas de perto. Os ataques na disposição de um Dobrador de Lava variam de pequena escala, como a shuriken de lava, a ataques maiores, como conjurar explosões de lava ou córregos ou ondas inteiras, direto da Terra.

O uso da terra em um estado líquido transforma esta inclinação em algo mais próximo da Dobra de Água, exigindo mais movimentos fluidos e permitindo um estilo de combate mais flexível. Devido à sua própria natureza, a lava pode se espalhar e causar mais danos quando deixada sem vigilância.

TríviaEditar

  • Avatar extras de "O Estado Avatar" estabeleceu a Dobra de Lava como uma combinação da Dobra de Fogo com a de Terra e assim algo que somente o Avatar poderia fazer. O Livro Três: Mudança modificou isso e revelou que é uma técnica especializada e rara de Dobra de Terra.
  • Em "Bending Battle", uma animação não canônica, Dobra de Lava é uma aplicação da Dobra de Fogo, utilizada por Zuko para criar e dirigir um dragão de lava de um vulcão em erupção.
  • A Dobra de Lava é a primeira habilidade especializada demonstrada na franquia; no caso com Roku quando ele destruiu o Templo de Fogo