FANDOM

Dobra de terra, uma das quatro Artes de Dobra, é a habilidade geocinética para manipular a terra e a rocha em todas as suas formas, prevalece no Reino da Terra e na República Unida.

A Terra é o elemento da substância, enquanto as pessoas do Reino da Terra são diversas, fortes e duradouras. Depois da decisão das tartarugas leões de renunciarem ao seu papel como protetoras da humanidade, Oma e Shu foram os primeiros a aprenderem a dobra de terra a aprender esta arte das Toupeiras-Texugo.

A chave para o dobra de Terra é a utilização do jing neutro, que envolve esperar e ouvir o momento certo para atacar e, quando esse momento chegar, agir decisivamente. Em outras palavras, os dobradores de terra geralmente sofrem os ataques de seus inimigos até que a oportunidade certa de contra-atacar se revele.

Origem Editar

Durante a era de Raava, o poder da dobra de terra foi temporariamente agraciado com os habitantes que viviam em uma Tartaruga-Leão, enquanto eles deixavam a aldeia para caçar alimentos. Após os habitantes deixarem permanentemente os cuidados da tartaruga-leão, os seres humanos aprenderam a se reconectar e refinar sua dobra de terra, observando e imitando as habilidades das Toupeiras-Texugo, que habitavam as montanhas, no que hoje é conhecido como Reino da Terra. De acordo com uma lenda, amplamente conhecida como "A Lenda dos Dois Amantes", dois amantes chamados Oma e Shu, que vieram de aldeias rivais separadas, foram as primeiras pessoas que aprenderam a arte dessas criaturas para que pudessem se encontrar dentro da montanha que os separava. Para se certificar de que ninguém poderia encontrá-los, eles usaram suas novas habilidades para criar um labirinto de túneis dentro da montanha, o qual só eles podem navegar. Um dia, depois de muitas reuniões na série de passagens, o homem não veio para ver sua amante, pois ele havia morrido, vítima da guerra das aldeias. Sua amante apresentou uma exposição devastadora de suas habilidades de dobra de terra e, finalmente, proclamou fim da rivalidade. As aldeias posteriormente colaboraram para a construção de uma cidade, Omashu, em sua homenagem. Os caminhos que eles fizeram por dobra de terra ficaram conhecidos como a "Caverna dos Dois Amantes".

"Dobra de terra" é escrito como "運 土 術" que em termos literais realmente significa "arte de mover a terra" em chinês.

Estilo de lutaEditar

A Dobra de Terra é uma das mais diversas das artes de Dobra, que vão desde a rígida e coletivamente aprendida técnica do Dai Li, que é o mais comumente usado estilo de Dominação de Terra, para os estilos individualmente ensinados, como a técnica exclusiva de Toph. Dobradores de Terra são geralmente musculosos, duros e diretos, e como todos os dominadores sua técnica reflete em suas personalidades individuais.

Com o advento da Pro-Dobra, dobradores de Terra aprenderam a adaptar estilos de luta que são mais adequados para um jogo de lutas rápidas. A maioria dos dominadores que participam do pro-dobra tiveram de aprender a se manter em movimento e só pararem por tempo suficiente para lançar e dirigir os discos de terra fornecidos na arena. A dobra de terra de Bolin é típica do estilo usado dentro da arena, embora tenha exibido algumas das formas e movimentos mais tradicionais quando fora do jogo.

A Dobra de Terra se difere das outras artes de dominação, pois mantém um equilíbrio distinto entre capacidades ofensivas e defensivas (embora a Dobra de Água envolve uma versão mais refinada, canalizando defesa em ofensa). Dobra de Terra usa um equilíbrio de força e defesa para dominar os adversários.

O princípio de jing é a essência da estratégia de batalha de todas as artes de curvatura, com um total de oitenta e cinco ações possíveis. Jing positivo ocorre quando se escolhe lutar, enquanto jing negativo é quando se opta por fugir. A disciplina da Dobra enfatiza o jing neutro, que envolve ouvir, esperar e atacar no momento certo. Rei Bumi salientou isso em sua tática contra a Nação do Fogo; Ele se deixou prender em Nova Ozai por muitos meses antes de libertar a cidade no Dia do Sol Negro simplesmente esperando o momento certo para lutar e libertar a cidade.

Arte de Dobra opostaEditar

Dobra de Terra é a arte de dominação oposta a de Ar. Para aprender a dominar a terra, o aluno deve primeiro aprender táticas de confronto e familiaridade com a força bruta necessária para trabalhar com a terra. Isso contrasta com a ênfase dada pelos aficionados à mobilidade e à evasão. Dominar a Terra exige uma raiz firme no chão, enquanto Dobradores de Ar estão constantemente em movimento. Isso é ilustrado quando Aang inicialmente teve grande dificuldade em tentar aprender terra de Toph.

Como todas as artes de Dobra, a Dominação de Terra é equilibrada para não ser mais ou menos poderoso do que as outras artes. É a habilidade e o talento do usuário que determina a vitória.

ArmasEditar

Alguns Dobradores de Terra têm sido conhecidos por usar martelos e leques para aumentar a sua dobra, e tem sido afirmado que o dadao, uma espada de guerra pesada, ou literalmente "faca grande", também seria mais adequado para um Dominador de Terra forte. Aang também dobrou a terra empunhando seu planador pessoal. Além disso, Gow demonstrou terrível com seus martelos de guerra, e Kori Morishita foi capaz de controlar seu martelo de meteoro com Dobra de Terra. As clavas gigantescas e os machados podiam funcionar bem. Avatar Kyoshi era bem conhecida por usar seus leques gêmeos para ajudá-la em suas formas de dpbra, mas particularmente na de Terra.

FraquezasEditar

Necessidade de terra: Uma vez que os dominadores dependem de ter acesso à terra, sua capacidade pode ser negada por protegê-los dentro de uma barreira metálica, separando-os de qualquer contato com a terra. Toph, como a inventora da Dobra de Metal, é uma exceção a isso, como são todos aqueles que foram treinados na habilidade. No entanto, mesmo Dobradores de Metal não podem dobrar metais altamente purificados, como a platina. A madeira também não pode ser sujeita a terra.

Pés firmes: A Terra está mais forte quando os pés estão em contato direto com o solo, permitindo que os dominadores transfiram suas energias cinéticas em suas dominações para movimentos rápidos e poderosos. No entanto, esta fraqueza pode ser superada por trazer outras partes do corpo em contato com a terra.

Símbolo do elementoEditar

O símbolo está presente em cartões de madeira do "solitaire elemental" possuído por Iroh. Este símbolo lembra vagamente uma toupeira-texugo sentada.

Espiritualidade e Dobra de TerraEditar

A Dobra de Terra foi explorada em profundidade enquanto Toph estava ensinando Aang, bem como durante a lição de Iroh para Zuko sobre os elementos. A Dominação de Terra expressa o aspecto do jing neutro, que envolve ouvir e esperar, e também requer determinação; Quando chega a hora crítica, deve ser feito sem hesitação ou incerteza. Se um dominador de terra carece de determinação, a terra não responderá à sua vontade. Estar conectado com a terra também é um aspecto importante da espiritualidade dos dominadores; Dobradores de Terra, principalmente soldados e generais, normalmente viajam descalços para aumentar sua conexão com a terra e, portanto, seu poder. Em geral, ela é a menos espiritual das artes de dominação, quase exclusivamente tratado pragmaticamente sem interações observáveis com fenômenos sobrenaturais.

Dobradores de Terra conhecidos Editar

† indica falecimento durante a série
L indica conhecer a habilidade de dobra de lava.
M indica conhecer a habilidade de dobra de metal.
S indicaconhecer a habilidade de Sentido Sísmico.

Avatar: A Lenda de Aang e comics relacionadasEditar

A Lenda de Korra Editar

Estilos Diferentes  Editar

Dobra de Metal é um subconjunto especial de técnicas de Dominação de Terra que permite um dominador manejar metais processados, do mesmo jeito que manipularia rochas. Foi desenvolvido por Toph Beifong. No final da Guerra dos Cem Anos, Toph permaneceu sendo a única pessoa capaz de realizar este método, até que, nos livros de "The Legend of Korra", é mostrado que a técnica é amplamente utilizada pela Corporação de Polícia de Cidade República e que há uma local, no Reino da Terra, fundado por Su Beifong, filha de Toph, chamado Zao Fu, uma cidade cujas paredes e muralhas são feitas de metal. A maioria de seus habitantes apresenta a habilidade. No episódio "O Guru", durante um ensinamento sobre chakras, Guru Pathik explica a Aang que o metal é apenas terra que foi purificada e refinada. Usando sua capacidade de sentir através da Dominação de Terra, Toph consegue perceber a quantidade de traço de terra ainda presente no metal, segmentando-o e utilizando-o para "dobrar" o metal em si.

Korra, após o treinamento com Su Beifong, tornou-se o primeiro Avatar a dobrar metal.

A técnica é quase inútil diante de elementos metálicos puros (sem fragmentos de solo), como a platina a não ser com décadas de treino e percepção (percepção de que esses metais são apenas minerais). ☀ A Dobra de Lava é uma técnica de grau avançada da Dobra de Terra e uma das mais poderosas (superada apenas pela dobra de pele, a pele é quase inteira feita de carbono) que é tão eficiente como a dobra de sangue (água) e dobra de oxigênio (ar) (dobra de oxigênio é melhor que dobra de sangue e de pele pois, como há oxigênio no cérebro impede as pessoas de pensar e dobrar) por que usa os movimentos flexíveis e rápidos da dobra de água pois a terra, sendo o único elemento sólido, é mais fácil de quebrar. Consiste em provocar atrito entre as moléculas de terra aquecendo-as, até que a mesma se torne em estado líquido, que no caso é o magma/lava (o que pode ser feito pelos dobradores de ar usando o calor e a pressão do ar) ou a mesma dos dobradores de terra (Consiste em provocar atrito entre as moléculas de terra aquecendo-as, até que a mesma se torne em estado líquido, que no caso é o magma/lava). É semelhante ao movimento de Dobra de Água, onde os dobradores aquecem as moléculas da água até a mesma virar vapor.

Anteriormente, acreditava-se que um dobrador de fogo poderia também controlar a Lava, porém o achismo foi desmentido no Livro 3: Mudanças, de Avatar: "The Legend of Korra", e a técnica entrou como subdobra para a Dobra de Terra.

Os únicos que foram vistos dobrando lava em "Avatar: The Last Airbender" foram Avatares, e apenas no Estado Avatar. Já em Avatar: TLOK (The Legend of Korra), dois dobradores de terra foram mostrados capazes de realizar tal dobra. São eles: Ghazan e Bolin, que aprendeu num momento de necessidade, quando o Templo do Ar foi completamente destruído por Ghazan através da Dobra de Lava, os dobradores de fogo não conseguem dobrá-la, pois apenas com manipulação do calor excessivo da lava não é possível mover a parte rochosa.

Origem Editar

Ver tambén Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória