Avatar Wiki
Advertisement
Emblema do Reino da TerraEmblema da Dobra de Terra


Dobra de Terra é a habilidade geocinética para manipular a terra e a rocha em todas as suas formas, prevalece no Reino da Terra e na República Unida e é uma das quatro Artes de Dobra.

A terra é o elemento da substância, por isso as pessoas do Reino da Terra são diversas, fortes e resistentes. Depois da decisão das tartarugas leões de renunciarem ao seu papel como protetoras da humanidade, Oma e Shu foram os primeiros a aprenderem a arte da dobra de terra com as Toupeiras-Texugo.

A chave para a dobra de Terra é a utilização do jing neutro, que envolve esperar e ouvir o momento certo para atacar e, quando esse momento chegar, agir decisivamente. Em outras palavras, os dobradores de terra sofrem geralmente os ataques de seus inimigos até que a oportunidade certa de contra-atacar se revele.

Origem[]

Durante a Era de Raava, o poder da dobra de terra era temporariamente entregue aos habitantes que viviam em uma Tartaruga Leão específica, enquanto eles deixavam a aldeia para caçar alimentos. Após a humanidade deixar permanentemente os cuidados da tartaruga-leão, os seres humanos aprenderam a se reconectar e refinar sua dobra de terra, observando e imitando as habilidades das Toupeiras-Texugo, que habitavam as montanhas, no que hoje é conhecido como Reino da Terra. De acordo com uma lenda, amplamente conhecida como "A Lenda dos Dois Amantes", dois amantes chamados Oma e Shu, que vieram de aldeias rivais separadas, foram as primeiras pessoas que aprenderam a arte dessas criaturas para que pudessem se encontrar dentro da montanha que os separava. Para se certificar de que ninguém poderia encontrá-los, eles usaram suas novas habilidades para criar um labirinto de túneis dentro da montanha onde só eles podiam navegar. Um dia, depois de muitos encontros, o homem não veio ver sua amante, pois ele havia morrido, vítima da guerra das aldeias. Furiosa, sua amante demonstrou sua devastadora habilidade de dobrar de terra e, finalmente, proclamou o fim da rivalidade. As aldeias posteriormente colaboraram para a construção de uma cidade, Omashu, em sua homenagem. Os caminhos que eles fizeram por dobra de terra ficaram conhecidos como a "Caverna dos Dois Amantes".

Estilo de Luta[]

A Dobra de Terra é uma das mais diversas das artes de Dobra, que vão desde a rígida e coletivamente aprendida técnica do Dai Li, sendo o estilo de Dominação de Terra mais comum, para os estilos individualmente ensinados, como a técnica exclusiva de Toph Beifong. Dobradores de Terra são geralmente musculosos, duros e diretos, e como todos os dominadores, sua técnica reflete em suas personalidades individuais.

Com o advento da dominação profissional, dobradores de Terra aprenderam a adaptar estilos de luta mais adequados para um jogo de lutas rápidas. A maioria dos dominadores que participa de Dominação Profissional teve de aprender a se manter em movimento e só parar por tempo suficiente para lançar e dirigir os discos de terra fornecidos na arena. A dobra de terra de Bolin é típica do estilo usado dentro da arena, embora tenha exibido algumas das formas e movimentos mais tradicionais quando fora do jogo.

Ela difere das outras artes de dominação, pois mantém um equilíbrio distinto entre capacidades ofensivas e defensivas (embora a Dobra de Água envolva uma versão mais refinada, canalizando a defesa em ofensa). A dobra de Terra usa um equilíbrio de força e defesa para dominar os adversários.

O princípio de jing é a essência da estratégia de batalha de todas as artes de dominação, com um total de oitenta e cinco ações possíveis. O jing positivo ocorre quando se escolhe lutar, enquanto jing negativo é quando se opta por fugir. A disciplina da Dobra enfatiza o jing neutro, que envolve ouvir, esperar e atacar no momento certo. O rei Bumi salientou isso em sua tática contra a Nação do Fogo. Ele se deixou prender em Nova Ozai por muitos meses antes de contra-atacar no Dia do Sol Negro, simplesmente esperando o momento certo para lutar e libertar a cidade.

Habilidades de Dominação[]

Levitação de Terra e Pedra: o ataque mais comum envolve levitar pedaços de terra e pedras próximos de vários tamanhos (dobradores mais poderosos podem mover massas maiores) e impulsioná-los contra inimigos com movimentos de soco ou chute.

Bloco de Terra: dobradores de terra podem trazer blocos de terra e lançá-los em seus inimigos. O Dai Li usou essa técnica contra a Equipe Avatar durante o Dia do Sol Negro.

Coluna da Terra: uma versão mais poderosa dos projéteis de rocha, essa técnica envolve forçar colunas de rocha para fora do solo. Usando um princípio semelhante, um dobrador de terra pode disparar um fluxo de pequenos sulcos e saliências do subsolo em seu oponente. Isso também pode ser usado para aprimorar os saltos dos dobradores, no entanto. É limitado ao solo e não tem o mesmo alcance de um projétil de rocha.

Compressão da Terra: é possível para os dobradores de terra comprimir grandes pedaços de rocha em pedaços menores e mais densos ou comprimir vários pedaços menores em um único pedaço de rocha. Haru e seu pai, Tyro, usaram essa técnica, comprimindo vários pequenos pedaços de carvão em uma grande pedra de carvão. O fato de dois dobradores de terra serem necessários para executá-lo sugere que essa técnica é bastante difícil.

Manopla da Terra: uma versão muito menos avançada da armadura de terra que pode ser usada para repelir os oponentes com força sólida. Aang usou essa técnica ao lutar contra Azula na broca. A técnica é útil enquanto concede algum nível de proteção à armadura terrestre, mas permite que o resto do corpo permaneça flexível.

Mão ou Corpo de Terra: um dobrador de terra com uma compreensão decente de escultura pode criar réplicas parciais ou totais dos corpos humanos de qualquer fonte de rocha e movê-los de um lugar para outro. Enquanto jogava Rei da Colina, Toph fez uma grande mão para agarrar e jogar Aang para o lado. Quando Toph estava fingindo ser o Senhor do Fogo Ozai como parte de um exercício de treinamento, ela usou essa técnica para simular os guarda-costas do Senhor do Fogo.

Lançamento da Terra: embora os dobradores de terra gostem de estar enraizados no chão, com alguns como Toph incapazes de ver no ar, eles podem mover rapidamente a rocha por baixo deles e lançá-los vários metros no ar, seja para pegar oponentes no ar ou viajar mais rápido. Toph e Bumi fizeram isso durante a batalha da Floresta Wulong e a libertação de Ba Sing Se, respectivamente. Bolin demonstrou ser capaz de se lançar no ar com a dobra de terra, como foi visto quando ele escapou do Palácio Real do Reino da Terra.

Manipulação do Material Terrestre: a dobra da terra não se limita apenas a rochas ou solo. Um dobrador de terra também pode manipular carvão, pedras preciosas, cristais e outros materiais terrestres, como meteoritos e jennamita.

Abrigo de Terra: pode ser usado pelos dobradores de terra para criar um abrigo ou cúpula que pode fornecer um abrigo instantâneo no deserto. Toph frequentemente criava abrigos como esses para dormir enquanto a Equipe Avatar estava viajando e o usou para criar um lugar seguro onde Ying poderia dar à luz. Também pode ser usado para prender inimigos, mas essa técnica não funcionaria contra um oponente que dobra a terra, capaz de desfazer o abrigo. Eles também podem ser criados em combate como uma defesa contra ataques não terrestres.

Naufrágio de Terra: dobradores de terra mais avançados, como O Pedregulho, Mestre Yu, e General Fong, podem forçosamente afundar seus oponentes no chão, aprisionando-os ou mesmo sufocando-os na terra. Esta técnica foi usada pelo general Fong para subjugar Katara. Jianzhu era particularmente versado nessa técnica, sendo capaz de cometer enterros em massa, ganhando o apelido de "Grave Digger".

Esmagamento da Terra: os dobradores de terra podem facilmente destruir rochas e pedregulhos com socos e pontapés, mesmo que tenham uma pequena quantidade de massa muscular. Essa técnica é útil ao enfrentar outros dobradores de terra, pois permite que ele destrua quaisquer projéteis de terra enviados a eles e quebre as técnicas de aprisionamento. No entanto, parece não afetar objetos não feitos de terra.

Parede da Terra: os dobradores de terra podem criar paredes de terra, que podem ser usadas tanto para defesa quanto para ofensa, bem como para coisas práticas, como construção.

Terremotos e Fissuras: golpear o chão com pés, punhos ou martelos, como mostrado por Gow, cria terremotos ou fissuras localizadas para desequilibrar os oponentes. Esse mesmo processo pode ser usado para esculpir uma massa de terra ou cortar grandes pedaços de rocha na superfície para criar avalanches ou quedas de rochas. Dobradores de terra mais avançados podem fazer fissuras estreitas para ataques precisos.

Mover o Solo: os dobradores de terra podem alterar o solo embaixo dos outros para afastá-los. O movimento repentino pode desorientar o alvo.

Areia Movediça: dobradores de terra transformam certas superfícies em areia movediça para imobilizar um inimigo, ou para criar uma aterrissagem suave caso caiam de uma altura. Os dobradores de areia também podem fazer o inverso disso, compactando areia para criar projéteis mais duros ou prendendo os oponentes no chão.

Manguito de Pedra: dobradores de terra podem moldar algemas de pedra rapidamente para imobilizar seus oponentes.

Pendurar Pedras: se um dobrador de terra estiver preso ou usando um pedaço de rocha, ele poderá se prender a outras superfícies de pedra e permanecer fora do chão por longos períodos. Os Dai Li são os únicos que demonstraram essa habilidade através do uso de luvas de terra, dando-lhes a capacidade de se agarrarem a uma superfície rochosa.

Escudo de Rocha: uma laje levitada de rocha também pode dobrar como escudo quando posicionada na frente de um dobrador. Isso também pode ser realizado com uma laje ou folha de rocha empurrada para fora da superfície terrestre. O escudo pode ser arremessado contra o oponente para retaliação rápida.

Escorregador: se um dobrador de terra estiver perto de um penhasco ou montanha, ele pode fazer com que muitas pedras de vários tamanhos caiam sobre seu oponente. O guia do cânion demonstrou que seria possível redirecionar o caminho de um deslizamento de rocha. Isso foi demonstrado quando ele protegeu seus clientes refugiados de serem esmagados.

Bico de Areia: semelhante à água e ao bico de ar, um dobrador de terra pode manipular as partículas finas de areia para formar uma coluna giratória. Os dobradores de areia usavam essa técnica para impulsionar seus velejadores de areia através do deserto de Si Wong.

Manilhas de Laje: com o tempo adequado, um dobrador de terra pode amarrar os braços de um oponente com rochas em forma de triângulo. Essa técnica é geralmente usada se o oponente estiver em uma posição vulnerável, por exemplo, de joelhos. Essa técnica foi usada pela primeira vez por Aang contra Ozai para mantê-lo no lugar, enquanto Aang levava sua dobra. Mais tarde, foi usado por Aang para deter Yakone enquanto ele removia sua dominação.

Filtragem de Água: Ao trabalhar em conjunto com um dobrador de água, um dobrador de terra pode purificar a água poluída. O dobrador de água suspende a água poluída no ar, enquanto o dobrador de terra remove os poluentes.

Nível Mestre de Dobra de Terra[]

Nuvem de Poeira: sacudindo o chão para frente e para trás, os dobradores de terra podem criar nuvens de poeira de vários tamanhos para fornecer cobertura, cujas partículas também podem ser manipuladas.

Escalada de Poeira: uma variação das técnicas de escalada e escalada de incêndio usadas por dobradores de água e dobradores de fogo, respectivamente, criando pilares muito finos de tamanho crescente. Um dobrador de terra rápido pode usar essa técnica para escalar paredes rapidamente. Foi inventado pela Companhia de Ópera Voadora, onde foi usado especificamente por Lek, que mais tarde ensinou a técnica a Avatar Kyoshi.

Detecção de Mentiras: os dominadores de terra mais talentosos conseguem sentir as variações mais sutis dos comportamentos das pessoas utilizando um princípio muito parecido com a percepção de ondas sísmicas. Eles podem sentir as mais leves alterações, como na respiração, na forma de como o corpo se mexe e nos batimentos cardíacos.

Armadura da Terra: os dobradores de terra podem trazer pedras, poeira, seixos ou cristais ao seu redor e moldá-los para se ajustarem ao corpo e criar algo semelhante à armadura. Eles também podem se esconder dentro da terra dobrando a rocha ao seu redor como uma concha. Mais tarde, é demonstrado por Toph que o metal também pode ser usado como armadura. A armadura de terra foi usada por Toph em um exercício de treinamento com Aang, depois usa essa técnica com cristais contra Azula, e novamente com pedras contra o Homem Combustão e, finalmente, Ozai. Este movimento de dobrar a terra é ótimo para defesa, especialmente contra o fogo. Não é tão eficaz para jogadas ofensivas, pois limita a amplitude de movimento do praticante.

Bomba de Terra: ao enviar uma pedra em direção ao solo, os dobradores de terra podem causar grandes danos e também lançar seus oponentes. Aang usou-o contra Zuko, quase ganhando o controle da batalha antes da intervenção do Dai Li.

Túnel da Terra: os dobradores de terra podem se mover pela terra para manobrar seus inimigos, abrindo túneis ou puxando a terra por eles, literalmente nadando pelo chão.

Onda da Terra: dobradores de terra de alto nível podem criar uma onda de terra para montar e usá-la como forma de transporte, como Aang e Toph fizeram, assim como Roku e Sud durante o treinamento. O lado negativo da onda é que é preciso muita energia para produzir, além de intensa concentração; a menor distração pode fazer com que o usuário perca o controle da onda. Eles também podem forçar uma onda de terra para fora e usá-la como um ataque ofensivo extremamente poderoso, como Aang e o General Fong foram vistos fazendo durante a batalha.

Escrita na Terra: os dobradores de terra podem manipular pedras para soletrar mensagens para que outras pessoas leiam. O falso Avatar, Yun, era particularmente habilidoso nessa técnica, capaz de formar essas mensagens a uma distância considerável da terra que ele estava dobrando.

Magnetização: dobradores de terra qualificados são capazes de magnetizar seus membros para qualquer tipo de pedra, tornando a escalada da parede mais simples nas circunstâncias apropriadas. Os agentes do Dai Li podiam executar esse movimento com facilidade e até ficar de cabeça para baixo, como quando a Equipe Avatar invadiu a sede secreta da organização no Lago Laogai.

Dobra de Terra Remota: se um dobrador de terra é suspenso do chão, mas está ciente de que há terra em algum lugar próximo, o dobrador de terra pode concentrar suas energias e dobrar a terra fora de seu alcance físico, por pura concentração. Isso foi mostrado em um flashback quando Bumi disse à Equipe Avatar, sem Aang, como ele se libertou durante o eclipse. Bumi conseguiu convocar algumas telhas e pedaços de paredes para abrir a frente de seu caixão de metal. Aang também usa essa técnica para convocar rochas para sua Esfera Elementar enquanto esteve no Estado Avatar.

Nível Avatar de Dominação de Terra[]

Balas de Rocha Compactada: usadas exclusivamente por Aang em sua luta com o Rei Fênix Ozai, Aang desintegrou uma de suas rochas comprimidas de sua Esfera Elementar e atirou seus fragmentos semelhantes a estilhaços com grande velocidade, de maneira semelhante a uma metralhadora. Devido à velocidade e densidade dessas rochas, elas causaram grandes danos à paisagem. É semelhante à técnica de luvas de rocha usada pelo Dai Li.

Redemoinho de Poeira: os avatares podem elevar-se acima do nível do solo por meio de redemoinhos de poeira, semelhantes aos bicos de ar e água.

Armadura de Terra Aprimorada: ao aproveitar o poder do Estado Avatar, os Avatares podem se cercar de grandes pedaços de terra, que posteriormente podem se agrupar em um gigantesco corpo de rocha antropomórfica para usar em combate. Avatar Aang usou essa técnica para combater o General Ferro Velho.

Levitação da Terra Aprimorada: com seu maior poder e uma conexão mais forte com a terra, o Avatar pode mover estátuas do tamanho de uma colina à vontade. Utilizando o poder do Estado Avatar, Kyoshi moveu grandes estátuas de toupeiras-texugos e Aang moveu vários pilares de terra em sua luta contra Ozai, tanto por ataque quanto por defesa. [30] Korra também usou essa técnica em sua luta com Zaheer e mais tarde Kuvira, tentando esmagar seu oponente com uma pedra do tamanho de uma colina.

Compactação Acionada: esta é uma versão muito mais poderosa da técnica de compactação da terra, realizada apenas por Aang enquanto estiver no estado Avatar. Em vez de dobrar grandes pedaços de terra em um único projétil, Aang juntou rochas do tamanho de pedregulhos e simultaneamente comprimiu cada fragmento em rochas menores, mais densas e mais duras, mantendo as rochas sob pressão para ataques mais voláteis, se necessário. Por fim, as rochas são direcionadas para orbitar o dobrador até que sejam usadas.

Tectônica: o Avatar pode dobrar em uma escala suficientemente ampla para mover massas terrestres inteiras, como mostra Avatar Kyoshi quando ela separou a Ilha Kyoshi do continente. Mais tarde, Aang realizou a mesma técnica para separar a cidade de Yu Dao de sua terra circundante.

Estilos Diferentes[]

Dobra de Metal é um subconjunto especial de técnicas de Dominação de Terra que permite um dominador manejar metais processados, do mesmo jeito que manipularia rochas. Foi desenvolvido por Toph Beifong. No final da Guerra dos Cem Anos, Toph permaneceu sendo a única pessoa capaz de realizar este método, porém décadas depois, a técnica é amplamente utilizada pela Polícia de Cidade República e em Zaofu, uma cidade cujas paredes e muralhas são feitas de metal fundada por Suyin Beifong, filha de Toph. A maioria de seus habitantes apresenta a habilidade. Durante um ensinamento sobre chakras, Guru Pathik explica a Aang que o metal é apenas terra que foi purificada e refinada. Usando sua capacidade de sentir através da Dominação de Terra, Toph consegue perceber a quantidade de traço de terra ainda presente no metal, segmentando-o e utilizando-o para "dobrar" o metal em si.

Ghazan dobrando lava

Gazhan foi dominador de lava conhecido que não era um Avatar.

Dobra de Lava é uma técnica de grau avançada da Dobra de Terra e consiste em provocar atrito entre as moléculas de terra aquecendo-as, até que a mesma se torne em estado líquido, que no caso é o magma/lava ou a mesma dos dobradores de terra

Até o fim da Guerra dos Cem Anos, as únicas pessoas capazes de dobrar lava eram avatares, entretanto, mais tarde porém dois dobradores de terra foram mostrados capazes de realizar tal dobra. São eles: Ghazan e Bolin, que aprendeu num momento de necessidade, quando o Templo do Ar foi completamente destruído por Ghazan através da Dobra de Lava.

Dominação de areia é um estilo alternativo de dominação de terra que foi adaptado para uso no deserto de Si Wong pelas pessoas que vivem lá. Eles se movem rapidamente no deserto em veleiros especializados em madeira que são impulsionados por tempestades de areia localizadas em miniatura atrás de suas velas. Como a areia é um sedimento que viaja em fluxos, seu estilo se assemelha mais ao ar e à água do que à dobra de terra. Está implícito que a maioria, se não todos, os dobradores de terra são capazes de dobrar facilmente a areia, mas devido à natureza frouxa e dispersa da areia, não é uma transição fácil para o dobrador de terra médio. Os dobradores de areia do deserto são especialmente proficientes devido a seu habitat particular. [18] Após os eventos no deserto de Si Wong, Toph praticou sua dobra de areia, alcançando um domínio sobre ela que lhe permitiu criar uma versão em miniatura extremamente detalhada em areia de Ba Sing Se. [12] Da mesma forma, pode-se compactar a areia para ser sólida e espessa. [18] Dobradores de areia usavam essa técnica enquanto roubavam Appa. [41]

Sentido sísmico é uma técnica originalmente desenvolvida pelas cegas toupeiras texugos, dobradoras de terra habilidosas são capazes de sentir vibrações através do solo, "vendo" sentindo o ambiente ao redor e fazendo uma imagem mental dele. Permite um campo de "visão" de 360 ​​graus, fora da linha de visão normal. [7] Para operar, o usuário precisa de contato direto com o solo, de preferência sem algo como sapatos no meio. [42] A técnica é utilizável apenas em superfícies que o usuário pode dobrar. [14] Sendo cego, Toph constantemente usava essa técnica para navegar no mundo; ela descreveu como "meio que ver com os pés". [7] Durante seu treinamento com Toph, Aang também desenvolveu essa habilidade. Aang usou isso durante um treinamento de três vias com Toph e Katara, [38] e novamente durante sua luta contra Ozai. [30] Devido ao uso extensivo da técnica por Toph, ela descobriu outras aplicações dela. Seu senso sísmico era tão agudo que ela era capaz de sentir até formigas se movendo, [7] podia identificar pessoas pela maneira como andavam, [43] e quase sempre podia dizer se alguém estava mentindo, sentindo suas reações físicas, como como respiração e frequência cardíaca. [6] [8] Foi também a base de sua habilidade única de dobrar metais. [37] Toph também passou essa técnica para suas filhas, Lin [44] e Suyin. [33]

Arte de Dobra oposta[]

Dobra de Terra é a arte de dominação oposta a de Ar. Para aprender a dominar a terra, o aluno deve primeiro aprender táticas de confronto e familiaridade com a força bruta necessária para trabalhar com a terra. Isso contrasta com a ênfase dada pelos aficionados à mobilidade e à evasão. Dominar a Terra exige uma raiz firme no chão, enquanto Dobradores de Ar estão constantemente em movimento. Isso é ilustrado quando Aang inicialmente teve grande dificuldade em tentar aprender terra com a Toph.

Como todas as artes de Dobra, a Dominação de Terra é equilibrada para não ser mais ou menos poderosa do que as outras artes. A habilidade e o talento do usuário são o que determinam a vitória.

Armas[]

Alguns Dobradores de Terra têm sido conhecidos por usar martelos e leques para aumentar a sua dobra, e tem sido afirmado que o dadao, uma espada de guerra pesada, ou literalmente "faca grande", também seria mais adequado para um Dominador de Terra forte. Aang também dobrou a terra empunhando seu planador pessoal. Além disso, Gow demonstrou talento com seus martelos de guerra, e Kori Morishita foi capaz de controlar seu martelo de meteoro com Dobra de Terra. As clavas gigantescas e os machados podiam funcionar bem. Avatar Kyoshi era bem conhecida por usar seus leques gêmeos para ajudá-la em suas formas de dobra, mas particularmente na de Terra.

Fraquezas[]

Necessidade de terra: Uma vez que os dominadores dependem de ter acesso à terra, sua capacidade pode ser negada por protegê-los dentro de uma barreira metálica, separando-os de qualquer contato com a terra. Toph, como a inventora da Dobra de Metal, é uma exceção a isso, como são todos aqueles que foram treinados na habilidade. No entanto, mesmo Dobradores de Metal não podem dobrar metais altamente purificados, como a platina. A madeira também não pode ser sujeita a terra.

Pés firmes: A Terra está mais forte quando os pés estão em contato direto com o solo, permitindo que os dominadores transfiram suas energias cinéticas em suas dominações para movimentos rápidos e poderosos. No entanto, esta fraqueza pode ser superada por trazer outras partes do corpo em contato com a terra.

Símbolo do elemento[]

Emblema da Dobra de Terra

O símbolo da Dobra de Terra

O símbolo está presente em cartões de madeira do "paciência elemental" possuído por Iroh. Este símbolo lembra vagamente uma toupeira-texugo sentada.

Espiritualidade e Dobra de Terra[]

A Dobra de Terra foi explorada em profundidade enquanto Toph estava ensinando Aang, bem como durante a lição de Iroh para Zuko sobre os elementos. A Dominação de Terra expressa o aspecto do jing neutro, que envolve ouvir e esperar, e também requer determinação; Quando chega a hora crítica, deve ser feito sem hesitação ou incerteza. Se um dominador de terra carece de determinação, a terra não responderá à sua vontade. Estar conectado com a terra também é um aspecto importante da espiritualidade dos dominadores; Dobradores de Terra, principalmente soldados e generais, normalmente viajam descalços para aumentar sua conexão com a terra e, portanto, seu poder. Em geral, ela é a menos espiritual das artes de dominação, quase exclusivamente tratado pragmaticamente sem interações observáveis com fenômenos sobrenaturais.

Conexão[]

O estilo Hun Gar de Kung Fu é a principal influência para a Dobra de Terra; ambos possuem "posturas fortemente enraizadas e chutes e socos fortes que evocam a massa e o poder da terra." O próprio Hung Gar se assemelha a movimentos de animais, como os golpes duros do tigre e a capacidade do Grou de pousar graciosamente na Terra. [44] Há exceções a essa regra - Toph, o estilo cego de Dobra de Terra, é baseado no Louva-a-deus do Sul, uma habilidade de pisar precisa que Toph usa para manter contato constante com o solo e "ver".

O conceito de jing neutro também está intimamente relacionado à filosofia das "mãos pegajosas", uma prática comum a algumas artes marciais do sul da China, como o Chu Gar do Louva Deus do Sul e o Wing Chun. O objetivo das mãos pegajosas é permitir que o praticante preveja o próximo movimento do seu oponente. Semelhante a Toph detectando os movimentos dos outros através de sua conexão com a Terra, um praticante aprende a detectar o próximo movimento do oponente mantendo contato constante entre o próprio braço e o braço do oponente (também pode estar entre as mãos ou pulsos). Praticando com um parceiro dessa maneira, um praticante aprenderá a "ler" os movimentos leves dos braços de seu oponente para detectar seu próximo ataque e, subsequentemente, mover-se de acordo ou atacar antes que o ataque seja feito ou mova-se na mesma direção do ataque. e efetivamente neutralizá-lo. Conceitos como ouvir, reagir, equilibrar ataques e defesa, e extrair poder de uma parte inferior do corpo estável são frequentemente referidos na prática de mãos pegajosas, novamente, intimamente relacionadas a muitos conceitos primários em dobra de terra.

Dobradores de Terra conhecidos[]

† indica falecimento durante a série
L indica conhecer a habilidade de dobra de lava.
M indica conhecer a habilidade de dobra de metal.
S indica conhecer a habilidade de Sentido Sísmico.

Avatar: A Lenda de Aang e comics relacionadas[]

A Lenda de Korra[]

Trívia[]

  • "Dobra de terra" é escrito como 運土術 que em termos literais realmente significa "arte de mover a terra" em chinês.
  • Mais dobradores de terra nascem na primavera que em qualquer outra estação.

Ver também[]

no:Jordtemming

Advertisement