Fandom

Avatar Wiki

Geração de Raios

319 páginas
nesta wiki
Adicione uma página

Geração de Raios, também conhecida como fogo a sangue-frio, é uma sub-habilidade especial de dominação de fogo que permite a um dobrador produzir relâmpagos, separando as energias positivas e negativas internamente, antes de dirigi-lo através do braço até a pontas dos dedos.

História Editar

Até o fim da Guerra dos Cem Anos, a capacidade de gerar raios era uma habilidade incrivelmente rara, geralmente reservada para os círculos mais internos da realeza da Nação do Fogo e altos oficiais militares. Os únicos dobradores que tinham demonstrado a capacidade de produzir relâmpagos foram: Azula, Iroh, e o Senhor do Fogo Ozai.

Azula demonstrou a técnica sob os olhares vigilantes de Lo e Li e, mais tarde, quando ela estava lutando contra o seu irmão, o príncipe Zuko. Algum tempo depois, Zuko expressou o desejo de aprender essa habilidade, embora seu tumulto emocional impedisse que gerasse um raio da maneira correta.

Sendo um poderoso dobrador de Fogo, Ozai foi capaz de gerar um raio poderoso, com grande velocidade, provando não só que um raio pode ser gerado de forma rápida, mas que também pode ser sustentado, ou mantido em fluxo até o usuário deixar de produzi-lo. Isso foi visto durante a invasão a Nação do Fogo no Dia do Sol Negro com a demonstração do Senhor do Fogo contra Zuko e mais tarde o Rei Fênix realizou rápidas performances contra Avatar Aang durante a passagem do Cometa Sozin.

Apesar da afirmação inicial de Iroh que para se produzir um relâmpago requer paz de espírito, Azula ainda era capaz de gerá-lo durante seu duelo com Zuko, apesar de sua e crescente insanidade instabilidade emocional.

Setenta anos depois, a capacidade de gerar relâmpagos se tornou mais comum, embora ainda não generalizada. A técnica é usada nas usinas de energia de Cidade República, onde filas de dobradores de Fogo produzem relâmpagos diretos e simultâneos para criar correntes elétricas para o distrito industrial.

Em 174 AG, Mako usou sua capacidade de gerar relâmpagos para danificar o cipó espiritual que era o núcleo de poder do canhão de energia acoplado ao Meca tanque. Ele foi capaz de manter a corrente elétrica por um tempo prolongado, até que o uso constante causou queimaduras graves em seu antebraço esquerdo. Eventualmente, ele conseguiu sobrecarregar os níveis de energia do núcleo de poder, fazendo-o explodir.

Método Editar

Para se gerar um relâmpago é necessário um movimento circular com os braços. Mentalmente, a técnica envolve uma completa ausência de emoção e paz de espírito, e fisicamente, ele requer segmentação das energias do Yin e Yang, também interpretadas como potencial elétrico positivo e negativo, respectivamente. Quando o Yin e Yang colidem em conjunto para se tornarem um novamente, o relâmpago é criado, desta forma o dobrador deve apenas orientar, em vez de tentar controlar, a direção do raio. Devido a essa complexidade, um ataque relâmpago geralmente leva muito mais tempo para iniciar do que, um ataque padrão de fogo, apesar de dobradores especializados, como Ozai, serem vistos gerando raios muito mais rapidamente do que outros menos habilidosos na arte. Mako, no entanto, demonstrou  ser capaz de gerar um relâmpago com movimentação mínima, mesmo sob o efeito da Dobra de Sangue de Amon, embora não de forma letal. A técnica é extremamente desgastante por consumir as reservas de chi de um dobrador de Fogo, razão pela qual apenas jovens são procurados para trabalhar em usinas de energia.

Efeito Editar

Com base nas vítimas e consequências de um ataque direito, parece que se não for bloqueado ou redirecionado, uma descarga relâmpago será fatal para qualquer ser humano. A técnica de geração de raios não pode ser utilizada para a defesa contra raios; tal ato requer outra técnica chamada, redirecionamento relâmpago.

Tanto Zuko como Aang sobreviveram às investidas relâmpagos de Azula devido à habilidade de cura de Katara. Aang foi mortalmente ferido, mas ele foi recuperado graças à arte de cura. Zuko teve que ser curado apressadamente após rebater uma descarga elétrica disparada contra Katara. Enquanto ele foi bem sucedido no redirecionamento de relâmpago, seuestado físico sugeriu que Zuko não teve tempo suficiente  para concluir o movimento, isso deixou-o incapaz de continuar lutando com Azula.

Mesmo nos casos em que uma pessoa sobrevive a um ataque, aparentemente ela ainda está gravemente ferida: tomando, por exemplo, a ferida de Aang, que ainda estava lancinante, até o ponto em que ainda sangrava, e mesmo depois de um mês de recuperação, ele não estava completamente curado.

A descarga elétrica é possível de ser regulada. Durante sua luta com Amon, Mako foi capaz de controlar a carga de seu relâmpago, disparando um raio forte o suficiente para incapacitar, mas de outra forma não prejudicar, seu oponente, no entanto, Amon se recuperou rapidamente da explosão.

Também no Fandom

Wiki aleatória