FANDOM

Emblema da Tribo da Água.png

Hakoda era o pai de Sokka e Katara, o marido de Kya, o filho de Kanna  e o líder de uma pequena tribo do Pólo Sul pertencente à confederação da Tribo da Água do Sul. Apesar de Hakoda não ser o verdadeiro Chefe da Tribo da Água do Sul, ele foi um dos líderes mais proeminentes que lutou no fim da Guerra dos Cem Anos, sendo um dotado capitão marítimo, construtor de iglus e fabricante de armas. Ele partiu para lutar contra a Nação do Fogo, dois anos antes do fim da Guerra dos Cem Anos, deixando os seus filhos ao cargo de Kanna. 

História Editar

Início de vida Editar

Hakoda cresceu na Tribo da Água do Sul e, como todos os rapazes da Tribo da Água, foi educado para ser um guerreiro. Ele foi um bom amigo de Bato, e os dois amigos viveram várias aventuras juntos. Hakoda acabou por casar com Kya e foi pai de duas crianças: Sokka e Katara. Hakoda reconheceu as capacidades de Katara como Dobradora d'Água e encorajou-a a desenvolvê-las, ciente que seriam a chave na reconstrução da Tribo da Água do Sul; ele até viajou por todo o Pólo Sul em busca de um Dobrador D'Água para treinar sua filha, mas sem sucesso.

Quando o Sokka tinha nove e a Katara oito anos, os Assaltantes do Norte da Nação do Fogo foram encarregues pelo Senhor do Fogo Azulon de encontrar e eliminar a última Dobradora de Água, Katara. A esposa de Hakoda, Kya, foi morta pelo líder dos Assaltantes, Yon Rha, quando mentiu acerca de ser a última dobradora da Tribo da Água do Sul para salvar a sua filha. Hakoda estava ocupado lutando quando Katara o avisou que um estranho invadira a casa. Quando ambos se apressaram a voltar, Kya já tinha sido assassinada.

A Partida Editar

No ano de 97 DG, Hakoda fes uma escolha difícil ao deixar suas crianças para trás para líderar os homens da Tribo da Água para lutar na Guerra dos Cem Anos, acampando no Mar do Este. Depois de três anos a navegar, Hakoda se cruzou com Appa enquanto ele voava sobre a frota da Tribo da Àgua do Sul.

Reunião Editar

Após receber infromação sobre o paradeiro do pai por parte de Ba Sing Se, Sokka se reuniu com ele. O chefe era constantemente mencionado, particularmente por Sokka, que mostrava grande respeito e admiração por ele. Durante o seu reencontro, Hakoda ensinou o seu filho a ajudar a repelir o ataque da Marinha da Nação do Fogo.

A sua reunião com o filho foi encurtada quando Aang apareceu em busca de Sokka para o ajudar no resgate de Katara das garras da Azula; Hakoda mostrou ao seu filho um sorriso confiante enquanto precedia para o ataque à Marinha do Fogo. Quando se voltou a reunir com a família, foi tudo menos uma reunião feliz - o Aang encontrava-se em coma e o Reino da Terra estava em caos. A Tribo da Água encontrava-se fraca e não estava em condições de lutar contra os reforços da Nação do Fogo.

Navio disfarçado Editar

Hakoda e Sokka lideraram a Tribo da Água num assalto à Marinha do Fogo após abandonarem os seus navios. Sem causarem grandes problemas, procederam a navegação para oeste através do bloqueio da Marinha da Nação do Fogo, recentemente construído n'A Passagem da Serpente. Nesta altura, Hakoda achou a sua filha estranhamente distante e ressentida.

Quando calorosamente saudou do ressuscitado Avatar, Katara abruptamente lhe pediu que saísse. Mais tarde, Hakoda provou as suas capacidades como líder e ator ao conseguir convencer um Oficial da Marinha do Fogo que eles pertenciam à Frota do Este e se iriam juntar ao resto do grupo.

Após dificilmente escaparem a embarcação enimiga, Hakoda se encontrou num conflito ainda maior - sua filha. Após Aang abandonar o navio para lutar sozinho, Katara se dirigiu para seu pai para raivosamente expressar seus sentimentos. Hakoda se apercebeu que ela estava perturbada por causa dele enquanto ela lhe perguntava, chorando, como é que ele os tinha conseguido abandonar após a morte da sua mãe. Ele explicou que partilhava a mesma mágoa, mas sabia que tinha que o ultrapassar. Katara pareceu perdoar seu pai, apesar de ela e o resto do gangue o deixarem para encontrar e ajudar Aang.

Também no FANDOM

Wiki aleatória