FANDOM

Emblema da Dobra de Fogo

 Emblema da Nação do Fogo Peça de Lótus Branco 

Iroh foi um general aposentado da Nação do Fogo, um ex-príncipe da Nação do Fogo, mestre da Ordem do Lótus Branco, um mestre de Dobra de Fogo, e um mentor para seu sobrinho, o príncipe Zuko. Iroh é o primogênito do Senhor do Fogo Azulon e o irmão mais velho do Senhor do Fogo Ozai. Recebeu o título de O Dragão do Oeste, após, supostamente, matar o último dragão do Mundo de Avatar.

Iroh desertou do famoso cerco de 600 dias à Ba Sing Se logo depois que seu filho morreu por não aguentar a dor desta perda, e por ter desertado, seu irmão Ozai, pediu ao pai Azulon que passasse a sucessão ao trono para ele, pois o primogênito além de não ter honrado o nome do senhor do fogo, agora não teria mais linhagem enquanto que ele tinha dois filhos. O Senhor do Fogo Azulon ficou furioso com tal sugestão, e sentenciou que o então príncipe Ozai tivesse a mesma perca que Iroh, mandando que ele mesmo matasse o seu filho. Entretanto, Ursa, mãe de Zuko, ao saber disso, matou o Senhor do Fogo Azulon, onde pareceu uma morte natural devido a idade já avançada em que se encontrava, impedindo assim que seu filho precisasse morrer, e com isso Ozai assumiu o trono como Senhor do Fogo.

Ao contrário de outros da Nação do Fogo, em particular dentro de sua própria família, Iroh é um homem espiritual, easy-going e e é uma espécie de holista. Ele aprecia o equilíbrio dos quatro elementos, mesmo incorporando as facetas dos outros elementos em suas próprias habilidades para domar o fogo. Ele tem ajudado o Avatar Aang e seus companheiros em diversas ocasiões, e por isso foi marcado como um traidor. Uma pessoa extremamente perceptiva, afirmava que viajara para o mundo espiritual em busca de seu filho falecido Lu Ten. Seu conhecimento e respeito pelos quatro elementos permitiram que ele fornecesse conselhos aos outros; Ele ajudou muitos aliados e amigos próximos.

Após a morte traumática do filho, o príncipe Lu Ten, Iroh considera Zuko como seu próprio filho, em vez de seu sobrinho. Iroh influenciou Zuko de escolher o seus destino próprios e não o destino que os outros esperavam dele. Após Iroh se aposentar de seu cargo de General, ele abriu uma loja de chá na capital do Reino da Terra (Ba Sing Se), O Dragão Jasmim. Quando ele julgou que sua passagem no no mundo mortal terminou, Iroh escolheu deixar seu corpo para trás e viajar para o mundo espiritual, onde continuou servindo chá para vários espíritos.