Fandom

Avatar Wiki

Jing

319 páginas
nesta wiki
Adicione uma página

Jing é um termo que descreve a infinidade de opções para que se possa direcionar sua energia, tanto interna como externamente. De acordo com Bumi, eles correspondem a táticas e estratégias na batalha.[1]

Tipos conhecidos Editar

De acordo com Bumi, há, pelo menos tecnicamente, oitenta e cinco tipos distintos ou "graus" de jing, embora apenas os três principais tenham sido mencionados:

  • Jing positivo, correspondente a avançar ou atacar.
  • Jing negativo, correspondente a recuar ou fugir.
  • Jing neutro, correspondente à espera e à escuta, ou, como Bumi descreveu, "não fazer nada".

Jing positivo Editar

O jing positivo é uma expressão agressiva do chi. Como tal, ele complementa as táticas mais agressivas de Dobradores de Fogo durante o combate. Os Dobradores de Fogo geralmente preferem ação para inação ou evitar conflitos, dependendo fortemente de ataques preventivos para dominar seus adversários com poder puro. Estes atributos positivos do jing também são encontrados nas atitudes e personalidades que são comuns entre as pessoas da Nação do Fogo.

Jing negativo Editar

O jing negativo é exercido principalmente no Dobra de Ar, refletindo o estilo pacífico dos Nômades do Ar e sua filosofia de que toda a vida é sagrada; eles afirmam que a luta é apenas para ser usado como um último recurso quando o conflito não pode ser evitado.[2] Os Dobradores de Ar são mais lutadores móveis em comparação com os Dobradores de Terra e possuem um estilo de luta altamente dinâmico; para "evitar e evadir" é reconhecido como uma típica tática de um Dobrador de Ar.[3]

No caso da Dobra de Água, as manobras comuns consistem em seguir o exemplo da Lua e do Oceano de "empurrar e puxar".[4] Como tais, os Dobradores de Água alternam entre e manter um equilíbrio de jing positivo e negativo em combate, permitindo-lhes transformar a defesa em ofensa como eles usam a força do seu adversário contra eles, enquanto conserva os seus próprios.

Jing neutro Editar

O jing neutro é declarado a ser a chave para a Dobra de Terra. Fundamentalmente, o jing neutro envolve ouvir, embora aparentemente não fazer nada, e esperando o momento certo para greve. Quando em combate, os Dobradores de Terra são mais combatentes estacionários, normalmente esperando que seu oponente chegue até eles, enquanto permanecem em pé e enfrentam os ataques de seus oponentes de frente, antes de entregarem um ataque mortal. O jin neutro forma a base da Dobra da Terra verdadeira, e é o conceito usado pelos primeiros mestres, os teixugo-toupeiras. A idéia também é fundamental no sentido sísmico, um estilo de luta perspicaz usado por dobradores selecionados, um dos quais era Toph.[5]

Como destacado, alguém que dominou o jing neutro é alguém que espera e escuta antes de golpear. Bumi confiou no jing neutro enquanto dobrada a terra, na medida em que ele se recusou a fugir Omashu mesmo quando Aang veio em seu socorro. Seu desejo de esperar um momento oportuno para atacar foi inicialmente desconcertante para seus soldados e para Aang, embora o Avatar posteriormente aceitou a decisão de Bumi.[1] O monarca acabou por se libertou durante o Dia do Sol Negro, reconhecendo-o como o momento preciso para atacar como seus captores estavam indefesos sem seu fogo.[2]

Citações Editar

Discussão sobre o conceito do jing entre o Avatar Aang e o Rei Bumi:

"Eu não entendo. Porque você não se libertou? Por que você se rendeu quando Omashu foi invadida? Qual é o problema com você, Bumi?"
"Ouça-me, Aang. Há opções em combate, chamado jing. É uma escolha de como você direcionar sua energia..."
"Eu sei! Há o jing positivo, quando você está atacando, e o jing negativo, quando você está recuando!"
"... e o jing neutro quando você não faz nada!"
"Há
três jings?"
"Bem, tecnicamente, há oitenta e cinco, mas vamos focar apenas no terceiro. Jing neutro é a
chave para a Dobra de Terra. Envolve ouvir e esperar o momento certo para atacar."
"É por isso que você se rendeu, não é?"
"Sim, e é por isso que eu não posso sair agora."
"Eu acho que eu preciso encontrar outa pessoa para me ensinar Dobra de Terra."
"O seu professor terá que ser alguém que domina o jing neutro. Você precisa encontrar alguém que espera e escuta antes de golpear.
"
Aang e Bumi.[1]

Trivia Editar

  • Jīng ou Jīn (勁) significa "poder" ou "energia" em chinês.
  • O conhecimento do jing parece ter sido bem conhecido ou foi pelo menos conhecimento comum antes da Guerra dos Cem Anos, como Aang e Bumi parecem compreender suas idéias com relativa facilidade, enquanto muitos Dobradores de Terra modernos não conseguem expor o conhecimento do conceito.
  • O conceito do jing, enquanto ele pode ser refletido como as diferenças de opções abertas para uma pessoa em batalha, na verdade, também corresponde a todos os aspectos da vida de uma pessoa e não apenas no campo de batalha.
  • Um paralelo ao conceito da série de jing seria a reação de "lutar ou fugir" na psicologia; certos tipos de personalidades são mais inclinados a agir de acordo com um determinado jing.

Referências Editar

  1. 1,0 1,1 1,2 "Retorno à Omashu". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 3. Nickelodeon. (7 de abril de 2006). Elizabeth Welch Ehasz (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).
  2. 2,0 2,1 "O Cometa de Sozin, Parte 2: Os Velhos Mestres". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 19. Nickelodeon. (19 de julho de 2008). Aaron Ehasz (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  3. "O Rei de Omashu". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 5. (18 de março de 2005). Nickelodeon. John O'Bryan (roteirista) & Anthony Lioi (diretor).
  4. "O Cerco do Norte, Parte 2". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 20. Nickelodeon. (2 de dezembro de 2005). Aaron Ehasz (roteirista) & Dave Filoni (diretor).
  5. "A Bandida Cega". Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 6. Nickelodeon. (5 de maio de 2006). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Ethan Spaulding (diretor).

Links externos Editar

Também no Fandom

Wiki aleatória