Avatar Wiki
Registre-se
Advertisement
Emblema da Dobra de ÁguaEmblema da Tribo da Água


Katara é uma mestra de dominação de água, nascida na Tribo da Água do Sul, filha do Chefe Hakoda e sua esposa Kya. Durante sua infância, ela foi a única dobradora de água que vivia na Tribo da Água do Sul. Depois de perder sua mãe em um ataque da Nação do Fogo e seu pai partir para lutar contra a Nação do Fogo na Guerra dos Cem Anos, ela foi criada pela avó paterna, Kanna, ao lado de seu irmão mais velho Sokka. Quando adolescente, Katara e seu irmão descobriram o jovem Nômade do Ar Avatar, Aang, que havia sido congelado em um iceberg com seu bisão voador, Appa, por um século.[1] Precisando de um mestre dobrador de água, os irmãos e Aang deixaram o Polo Sul em uma jornada em direção à Tribo da Água do Norte.[2]

Percebendo que Aang era o Avatar, Katara e Sokka continuaram a viajar com ele através do mundo enquanto ele aprendia a dominar os elementos restantes, terra e fogo. Ela se tornou a instrutora de dobra de água de Aang após sua partida da Tribo da Água do Norte, substituindo o Mestre Pakku,[3] que os instruiu durante sua estadia no polo norte. Sua dominação de água fez dela um trunfo formidável para a grupo. A ajuda dos irmãos permitiu a Aang interromper as ambições de dominação mundial da Nação do Fogo, encerrando a guerra de um século e, finalmente, restaurando o equilíbrio do mundo.[4]

O assassinato de sua mãe[5] e a posterior partida de seu pai [1] deixaram Katara se sentindo traumatizada e sozinha .[6] Embora ela tenha sido cuidada por Kanna,[1][2] ela invariavelmente se via ocupando o papel de mãe deixado por Kya, até mesmo para seu próprio irmão mais velho. Katara logo assumiu muitas das responsabilidades esperadas de um adulto e rapidamente se tornou independente e obstinada. Motivada moral e emocionalmente, ela desenvolveu um grande senso de justiça e compaixão pelos outros, tornando-se ferozmente protetora dos necessitados.

Após o fim da Guerra dos Cem Anos, Katara e Aang começaram um relacionamento romântico [4] que acabou levando ao casamento e criou uma família com três filhos: Bumi, um não dobrador que ganhou a habilidade de dominação de ar mais tarde na vida,[7] Kya, um dobrador de água e Tenzin, um dobrador de ar. Mais tarde na vida, Katara tornou-se altamente considerada uma mestre dobradora de água e até considerada a melhor curandeira do mundo.[8] Após a morte de Aang , ela se tornou a professora de dobra de água do Avatar Korra[9] e a ajudou a se recuperar fisicamente de sua batalha contra a Lótus Vermelha.[10]

História[]

Vida pregressa[]

Katara nasceu em 85 DG, ela é a segunda filha do chefe Hakoda e sua esposa, Kya, sendo um ano mais nova que o irmão dela, Sokka. Como a última dobradora de água viva no Polo Sul, Katara era uma fonte de esperança para sua tribo destruída pela guerra. Hakoda procurou um mestre para ela, mas não havia nada para ser encontrado na Tribo da Água do Sul. Quando Katara tinha oito anos, uma unidade militar da Nação do Fogo atacou a tribo numa tentativa de matar a última dobradora de água, que era Katara. A sua mãe, Kya, salvou a filha mentindo e alegando que era a última dobradora de água. Ela foi consequentemente morta pelo comandante, deixando sua filha profundamente traumatizada. Depois da morte de Kya, Katara assumiu um papel maternal na família, preenchendo o vazio deixado pela mãe. Katara herdou o colar da mãe depois da morte, e continuou a usá-lo em honra da memória de sua mãe. O pai de Katara foi para o Reino da Terra para lutar na guerra quando ela tinha 12 anos, que teve um profundo impacto emocional na jovem dobradora de água. Ela foi criada na pequena e diminuta tribo com Sokka, onde eles foram cuidados principalmente pela avó deles, Kanna, que eles chamavam de vovó. Enquanto Sokka treinava os jovens da tribo para serem guerreiros, Katara cozinhava, limpava e lavava a roupa. Mesmo que ela não admitisse, ela era muito maternal e protetora de Sokka. As coisas não eram fáceis para Katara, mas ela nunca perdeu a esperança de que sua vida melhorasse e que o Avatar voltaria.

Viagem para a Tribo da Água do Norte[]

Descobrindo o Avatar[]

Durante uma expedição de pesca para sua aldeia, Katara e Sokka acidentalmente guiaram sua canoa em uma correnteza, onde a canoa foi esmagada entre blocos de gelo. Sokka culpou Katara por sua situação, e ela começou a gritar com raiva sobre seu comportamento imprudente, gesticulando enfaticamente enquanto o fazia. Sem que ela soubesse, ela estava involuntariamente dobrando a água e sem querer quebrou um enorme iceberg diretamente atrás dela. Uma grande porção subaquática esférica subiu para a superfície, revelando Aang e um bisão voador chamado Appa, ambos presos em um estado de animação suspensa. Katara agarrou o remo de Sokka e quebrou o iceberg para libertá-los. Ao fazer isso, uma coluna vertical de luz azul brilhante disparou de sua posição para o céu como um farol. O menino saiu do gelo e caiu nos braços de Katara. Ele se apresentou como Aang, um dobrador de ar, e se ofereceu para escoltá-los para casa em Appa.

O menino e os irmãos voltaram ao vilarejo, onde o primeiro recebeu uma recepção morna dos moradores, que nunca tinham visto um dobrador de ar, pensando que estavam extintos. Depois de exibir suas habilidades de dobra de ar, Aang rapidamente conquistou o favor das crianças da aldeia, embora Sokka e a avó de Katara, Kanna, e o próprio Sokka permanecessem céticos em relação ao recém-chegado. Mais tarde, ao tentar persuadir um pinguim lontra a andar de trenó, Aang propôs uma ideia a Katara, dizendo que ele a levaria pessoalmente para a Tribo da Água do Norte para dominar a dobra de água se ela o ajudasse a pegar um pinguim. Katara ficou desconfiada com a ideia, mas o ajudou a pegar um pinguim no final.

Os dois foram em trenós puxados por pinguins e, incidentalmente, aventuraram-se em um barco abandonado da Marinha da Nação do Fogo. Katara estava hesitante em investigar o interior da embarcação, ao que Aang respondeu que, para ser um dobrador, ela precisava se livrar do medo. Katara relutantemente concordou em explorar os destroços, mas isso teve suas consequências, já que os dois acidentalmente lançaram um sinalizador que apontou ao príncipe da Nação do Fogo, Zuko, o paradeiro do Avatar.

Ao retornar à tribo, Katara tentou defender seu novo amigo do ataque verbal de Sokka que estava furioso, mas Aang ainda foi banido da aldeia por seu irmão. Katara queria seguir o dobrador de ar para viajar para o Polo Norte, mas Aang a aconselhou a voltar para a tribo, não querendo ficar entre ela e sua família.

Depois que sua vila foi atacada por soldados em um navio da Nação do Fogo comandado pelo Príncipe Zuko, Katara descobriu que Aang era o Avatar. Ela e seu irmão começaram uma operação para resgatar Aang, que foi preso propositalmente para salvar a aldeia. Após o resgate bem-sucedido, ela pensou que eles poderiam encontrar um professor de dobra de água no Polo Norte, o que Aang rapidamente se alegrou, sugerindo que eles poderiam aprender a dobrar água juntos. Sokka decidiu ir junto, sob a desculpa de que essa era uma oportunidade de derrotar os dobradores de fogo, e os três começaram sua jornada para o Polo Norte juntos.

Templo do Ar do Sul[]

Katara, Sokka e Aang pararam no Templo do Ar do Sul porque Aang queria tentar visitar sua antiga casa. Antes de entrar no templo, Katara tentou avisá-lo sobre o que ele poderia ver, mas seus esforços não deixaram muito impacto em Aang, que ainda esperava ver seu povo. Depois de ver alguns sinais dos eventos que ocorreram nos templos, ela tentou escondê-los na esperança de preservar a inocência.

Mais tarde, Aang levou Katara e seu irmão para uma sala especial cheia de estátuas de Avatares passados, o que fascinou Katara. O trio também viu um lêmure alado, que Sokka e Aang perseguiram, mas durante a perseguição, Aang se deparou com o cadáver de Gyatso, o que o fez entrar no Estado Avatar. Katara tentou consolar Aang transmitindo o que sentia quando perdeu sua mãe, e até passou a afirmar que, embora seu povo tivesse ido embora, tanto ela quanto Sokka eram agora sua família. As palavras pareciam chegar a Aang, que saiu do Estado Avatar e lentamente desceu de volta ao chão.Depois de se acalmar, Aang apresentou Sokka e Katara ao lêmure de antes de quem ele havia feito seu animal de estimação, nomeando-o de "Momo".Ao deixar o templo, Aang disse a Katara e Sokka que ele agora percebeu que ele realmente era o último dobrador de ar.

Habilidades[]

Dobra de Água[]

A habilidade mais notável de Kng conseguiu imitá-la e superá-la em poucos minutos, para sua inveja e frustração. [14]

Sua dobra de água permaneceu amadora, na melhor das hipóteses, até encontrar o pergaminho de água da Tribo da Água do Norte, representando várias formas tradicionais de dobra de água, entre uma coleção de mercadorias em um navio de comerciantes piratas. Incapaz de arcar com o alto preço exigido pelo pergaminho pelos piratas, mas incapaz de passar tal oportunidade para finalmente ter instrução formal em dobras de água, ela habilmente roubou o pergaminho e acabou se livrando dele. Katara e Aang primeiro aprenderam a técnica do chicote de água a partir do pergaminho, [14] e depois continuaram a melhorar sua técnica geral. Até a sua chegada na Tribo da Água do Norte, Katara e Aang demonstraram uma melhora considerável, e a confiança de Katara em suas próprias habilidades aumentou dramaticamente.

Mais tarde, Katara demonstrou a capacidade de se curvar com maior precisão e facilidade em comparação a quando roubou o pergaminho pela primeira vez. Ela foi capaz de tirar água invisível de diferentes fontes e dobrar maiores quantidades em geral, lançando-as em explosões poderosas e congelando a água com muito mais controle do que antes. [54] [60] Mais tarde, ela desenvolveu várias de suas próprias técnicas, incluindo manipulação de nuvens [61] [62] e uma variação manual da técnica do chicote de água. Katara também demonstrou maior manipulação de gelo e neve, bem como descobriu sua capacidade de curar. [63] No tempo entre a aquisição do pergaminho de dobra de água e a chegada ao Polo Norte, a determinação e a disciplina de Katara viram sua proficiência melhorar bastante, claramente superando a de Aang.

Sob a orientação do Mestre Pakku, as habilidades de dobra de água de Katara avançaram mais rápido que a de qualquer aluno que ele já havia treinado, o que ele acreditava em sua feroz determinação, paixão e trabalho duro. Ela lutou e derrotou Zuko com o poder aumentado da lua quase cheia. Durante a luta, ela o derrubou, desviou e protegeu seus ataques, aprisionou-o em uma cúpula de gelo sólido e, mais tarde, uma onda de gelo sólido. Embora ela tenha sido derrotada por Zuko depois que o sol nasceu, ela lutou contra ele novamente com a lua cheia e o derrotou facilmente. [57]

Após o Cerco do Norte, Pakku declarou a Katara um mestre de dobras de água de pleno direito. Katara continuou a aprimorar seu potencial de dobra de água, demonstrando regularmente seu domínio de dobra de água em batalha. Em Omashu, Katara bloqueou uma enxurrada de facas de Mai chicoteando tábuas de madeira que foram ao ar e serviram como escudos à sua frente. Ela conseguiu bloquear as facas da mão de Mai com gelo e retaliou congelando o braço de Mai no gelo. Ty Lee se esquivou para trás de Katara e bloqueou seu chi, impedindo-a de Dobrar Água. [48] Enquanto no pântano, Katara cortou as videiras segurando-a com a água armazenada em sua bolsa. Na batalha em que ela, Aang e Sokka lutaram contra Huu, Katara criou grandes ondas na água do pântano, congelou uma parte do monstro do pântano e criou um rolo de água que ela usou para fazer um buraco no monstro. Ela também criou grandes lâminas redondas fora da água e as usou para cortar o monstro de Huu. Mais tarde, ela derrotou facilmente dois estudantes de dobra de terra congelando-os em gelo sólido. [65]

Ao se deparar com Ty Lee pela segunda vez, Katara lutou com a água de sua bolsa para afastar seus ataques de bloqueio do chi, forçando Ty Lee a se afastar de discos de água afiada como navalha. Ela também impediu Azula de matar Aang, pegando sua mão em um chicote de água. [51] Enquanto cruzava o Travessia da Serpente, ela fez uma ponte de gelo para o grupo atravessar e trabalhou com Aang para apoiar uma bolha subaquática para o grupo viajar. Ela também surfou em uma prancha de gelo e, junto com Aang, criou um enorme redemoinho para derrotar a serpente. [47]

Ela também rapidamente condensou vapor de água em gelo para derrotar seus inimigos. [66] Ao atacar Jato ao reencontrá-lo, ela usou pontas de gelo, semelhantes às adagas de Mai, para prender Jato na parede de um beco. [55] Enquanto lutava contra a Guarda Real de Dobradores de Terra, Katara derrotou dezenas deles com chicotes e correntes de água. Nas catacumbas de cristal, Katara e Aang lutaram contra Zuko e Azula. Katara conseguiu cortar uma das franja de cabelo de Azula com uma lâmina de água, e criou dois enormes chicotes de água, que ela usou para capturar Rapidamente Azula. Mais tarde, esses chicotes foram capazes de igualar os enormes chicotes de fogo de Zuko. Finalmente, quando Katara estava cercada pelos agentes do Dai Li, ela se defendeu com a forma de polvo e andou em uma enorme onda que derrubou esses agentes, assim como Zuko. Ela começou a escapar em um fluxo crescente de água, levando Aang para a segurança. [56] A Dobra de água de Katara mais tarde se tornou ainda mais avançada e destrutiva. Durante uma briga com um navio Nação do Fogo, Katara usou uma enorme onda para separar os dois navios e criou uma enorme barreira de vapor entre eles para se proteger. Uma vez que seu navio foi atingido por um arpão, Katara usou sua respiração gelada de dobra de água para congelar o buraco no casco do navio, consertando-o assim. [13] Quando Aang realizou uma dança para alguns de seus amigos da escola da Nação do Fogo, Katara também criou uma fonte de gelo sólido para bebidas, bem como os copos que eles usavam para beber. No rio Jang Hui, Katara criou uma camada de vapor e se lançou sobre a superfície da água. Auxiliada por Aang, ela usou ondas quebrando e mísseis precisos de água para destruir uma fábrica do exército da Nação do Fogo. Ela também explodiu uma embarcação do rio Nação do Fogo no ar e contra um penhasco. [1] Katara também transportou uma enorme bolha de água de um riacho próximo para extinguir um incêndio. [68] Quando Homem Combustão prendeu Katara e Toph na prisão, Katara usou seu próprio suor como uma faca de água para sair de uma cela de madeira. [20] Durante o tempo de Katara se escondendo dentro do Nação do Fogo, ela conheceu uma mulher idosa chamada Hama, que acabou por ser um companheiro de dobra de água da Tribo da Água do Sul. Depois de aprender isso, Hama começou a treiná-la na dobra de água no estilo do sul. Entre muitas técnicas e táticas de combate, Katara tornou-se capaz de condensar a umidade do ar para criar sua própria fonte de água para a sua Dobra, bem como tornar-se consciente de que poderia remover a água da vida vegetal e aprendeu a usar a Dobra_de_Sangue com facilidade. [49] No Dia do Sol Negro, Katara lutou contra os guardas Nação do Fogo na capital, destruindo várias torres de guarda com Sokka e derrotando muitos soldados. [69] [70] No Templo do Ar do Oeste, ela choveu pontas de gelo no Homem Combustão. [53] Enquanto rastreava o assassino de sua mãe, ela usou o poder aprimorado da lua cheia para quase derrubar um navio da Nação do Fogo dos Atacantes do Sul sozinha. Durante seu encontro com Yon Rha, Katara criou uma grande e larga cúpula de água, recolhendo a água da chuva e criando espigas de gelo, quase matando-o. [12] Finalmente, durante o Cometa de Sozin, ela congelou-se e Azula em um bloco de gelo sólido, descongelou o centro dele e acorrentou Azula a uma grade. [11]

Referências[]

  1. 1,0 1,1 1,2 O Garoto no Iceberg. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 1. (21 de fevereiro de 2005). Nickelodeon. Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Dave Filoni (diretor).
  2. 2,0 2,1 O Retorno do Avatar. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 1. Episódio 2. (21 de fevereiro de 2005). Nickelodeon. Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Dave Filoni (diretor).
  3. Predefinição:Citar episode
  4. 4,0 4,1 O Cometa de Sozin Parte 4 - O Avatar Aang. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 21. Nickelodeon. (19 de julho de 2008). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  5. Os Atacantes do Sul. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 16. Nickelodeon. (17 de julho 2008). Elizabeth Welch Ehasz (roteirista) & Joaquim Dos Santos (diretor).
  6. O Despertar. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 3. Episódio 1. Nickelodeon. (21 de setembro de 2007). Aaron Ehasz (roteirista) & Giancarlo Volpe (diretor).
  7. Um Sopro de Ar Puro. A Lenda de Korra. Temporada 2. Episódio 1. Nickelodeon. (27 de junho de 2014). Tim Hedrick, Joshua Hamilton (roteiristas) & Colin Heck, Melchior Zwyer (diretores).
  8. Fim de Jogo. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 12. Nickelodeon. (23 de junho de 2012). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos, Ki Hyun Ryu (diretores).
  9. Espírito de Competição. A Lenda de Korra. Temporada 1. Episódio 5. Nickelodeon. (5 de maio de 2012). Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko (roteiristas) & Joaquim Dos Santos, Ki Hyun Ryu (diretores).
  10. Korra Sozinha. A Lenda de Korra. Temporada 2. Episódio 15. Nick.com. (10 de outubro de 2014). Michael Dante DiMartino (roteirista) & Ian Graham (diretor).
Advertisement