FANDOM

Emblema da Tribo da Água

Este artigo é sobre a mãe de Katara e Sokka. Para Katara no piloto, ver Kya (piloto). Para a filha de Aang e Katara, ver Kya.

Kya era a mãe de Katara e Sokka e a esposa de Hakoda, chefe da sua aldeia em a Tribo da Água do Sul. Ela foi assassinada durante uma invasão em sua casa, e sua morte teve um impacto profundo em ambos seus filhos. Katara usava o colar de sua mãe como uma lembrança de seu afeto.

HistóriaEditar

Juventude e idade adulta Editar

De acordo com a tradição da Tribo da Água do Sul, Kya teve uma vez uma amiga de infância, Nini, que foi presa e morta por uma tempestade de neve enquanto as duas eram jovens. Katara contou a história para assustar seus amigos, tornando incerto se os eventos ocorreram ou não. Anos depois, Kya casou-se com Hakoda e deu à luz dois filhos: Sokka e Katara. Sempre que sua filha, Katara, ficava doente com um resfriado, Kya fazia uma pasta especial de bagas de gordura e pimenta e esfregava-a no peito da menina, o que era sempre eficaz.

MorteEditar

Quando os Atacantes do Sul atacaram sua aldeia, Kya foi encontrada em sua casa pelo líder, Yon Rha, que a interrogou sobre a identidade do último Dobrador de água do sul. Quando uma Katara de oito anos entrou no interrogatório, atraindo a atenção de Yon Rha para si mesma, Kya olhou para o líder dos Atacantes aos olhos e disse-lhe para deixar sua filha sozinha em troca da informação que ele queria. Ela disse a Katara assustada para não se preocupar e encontrar Hakoda. Como Yon Rha exigiu saber a identidade do dominador que vivia na aldeia, Kya primeiro negou que havia qualquer dominador lá, declarando que a Nação do Fogo tinha tomado todos eles em ataques anteriores. No entanto, Yon Rha disse-lhe que eles não iriam embora até que eles encontrassem o dobrador de água, cuja existência tinha sido confirmada por uma fonte confiável. Desesperada para proteger sua filha, a última mestra que ele procurava, Kya disse a ele que ela era a que eles estavam procurando. Quando ela declarou que estava pronta para ser tomada como prisioneira, Yon Rha disse a ela que ele não deveria tomar qualquer prisioneiro, e ela foi morta em vez disso.

Pós-morteEditar

A morte de Kya teve um efeito severo em sua família inteira. Tanto Katara como Sokka desenvolveram uma forte desconfiança de qualquer pessoa da Nação do Fogo, e Hakoda partiu para a guerra com seus guerreiros para garantir a sobrevivência da Tribo da Água. Katara freqüentemente expressa pesar sobre a morte de sua mãe, que ela freqüentemente se refere como um exemplo da crueldade da Nação do Fogo. Kya foi mencionada em várias ocasiões por seus filhos, como por Katara para explicar a importância de seu colar para Haru e por que ela odiava tanto a Nação do Fogo e Zuko. Enquanto vagava no Pântano Nebuloso em busca de seus amigos, Katara acreditou ter visto sua mãe, apesar de ter sido um tronco de árvore feito para parecer sua mãe pelas propriedades espirituais do pântano. Seis anos após a morte de Kya, Sokka admitiu a Toph que não conseguia se lembrar como era sua mãe, chegando a dizer que sempre que tentava imaginá-la, o rosto de Katara era a única coisa que ele podia ver. A morte de Kya inicialmente inculcou um ódio profundo em relação a Nação do Fogo em Sokka, embora esse rancor lentamente desvaneceu-se como ele cresceu mais velho, ao ponto onde ele se opôs à idéia de sua irmã exigindo vingança em Yon Rha.

LegadoEditar

Katara e Aang mais tarde nomearam sua filha de Kya.

PersonalidadeEditar

Kya era uma esposa cuidadosa e amorosa e mãe, que estabeleceu um vínculo forte com seu marido e ambos os seus filhos, nomeadamente Katara. Uma mulher corajosa, ela voluntariamente sacrificou sua vida para salvar sua filha, sugerindo que ela abrigou instintos maternos profundos e se sentiu altamente obrigado a proteger sua família a qualquer custo.

Família Editar

Kanna

Pakku

Hakoda

Kya

Sokka

Katara

Aang

Bumi

Kya

Tenzin

Pema

Jinora

Ikki

Meelo

Rohan

ApariçõesEditar

Avatar: A Lenda de AangEditar

Livro Dois: TerraEditar

Livro Três: FogoEditar

Graphic NovelsEditar

  • T51d

TríviaEditar

  • No piloto não exibido para a série original, o nome de Katara era originalmente "Kya", mas foi mudado uma vez que a versão final começou a produção. Este nome foi usado mais tarde para sua mãe preferivelmente. Isso ocorreu porque havia um personagem de videogame chamado Kya, e os criadores mudaram o nome para Katara para evitar um processo em potencial.
  • O Índice do Avatar de Nick.com e os Extras de Avatar usam a ortografia "Kaya", e também usa uma foto de Atacantes do Sul em vez de Kya quando seu nome é clicado.
  • Na visão de Katara dela no pântano, Kya não tinha o mesmo penteado nem estava usando seu casaco pesado. Como tal, ela parecia diferente de como ela apareceu no flashback de Katara.
  • O nome de Kya só foi mencionado uma vez por Hakoda, quando Katara lhe contou sobre o homem em sua casa durante a invasão.
  • Kya compartilha um passado semelhante ao de Yasuko, a mãe de Asami Sato. Ambas as mulheres foram mortas por dobradores de fogo que entraram em suas casas, embora por razões diferentes, quando seus filhos eram muito jovens, e a morte de cada mulher fez com que seu respectivo cônjuge para agir: Hakoda levou o Tribo da Água do Sul a lutar na Guerra dos Cem Anos, enquanto Hiroshi se juntou a Amon.

Também no FANDOM

Wiki aleatória