Avatar Wiki
Advertisement
Emblema da Dobra de FogoEmblema da Nação do Fogo


Os Sábios do Fogo são uma organização que serve como a autoridade religiosa da Nação do Fogo e é responsável por identificar a encarnação do Avatar quando nasce na Nação do Fogo. Seus deveres adicionais incluem a guarda do Templo e realização de casamentos e funerais para a Família Real e para aqueles que procuram seus conselhos espirituais.

A sede principal dos Sábios de Fogo é o Templo da Capital, localizado na Capital da Nação do Fogo. Abaixo deste edifício estão as Catacumbas Ossos do Dragão, que armazenam a história da Nação do Fogo e seus Senhores do Fogo. O grupo também supervisionou e manteve um templo localizado na remota ilha Meia Lua antes de sua destruição nos últimos meses da Guerra dos Cem Anos.

História

Nos tempos antigos

Milhares de anos antes da Guerra dos Cem Anos, um grupo de sábios da Tribo Bhanti aventurou-se fora de sua ilha remota para o que mais tarde se tornaria a Nação do Fogo. Depois de tomar o controle da nação, esses membros da tribo se tornaram os primeiros Sábios de Fogo. Eles formaram um conselho e lideraram a Nação do Fogo com um forte senso de espiritualidade, semelhante aos Nômades do Ar. O líder desses sábios era chamado de "Senhor do Fogo" por causa de seu alto nível de fogo e sua "profunda conexão espiritual ao fogo". Com o passar do tempo, o Senhor do Fogo tomou as estruturas políticas e governamentais em suas próprias mãos, rompendo laços com os Sábios de Fogo e criando um sistema imperial que ele próprio lideraria. Isso resultou na perda do poder político dos sábios. Ao longo do tempo, sua lealdade foi dada ao Avatar, e seu objetivo se tornou para ajudá-lo em sua jornada para se tornar um Avatar plenamente realizado.

Declínio

Em 66 AG, durante a festa de aniversário de Roku e Sozin, os Sábios de Fogo anunciaram a identidade do próximo Avatar, que foi revelado ser Roku. O Sábio do Fogo Kaja mais tarde ajudou o Avatar Roku a dominar o Estado do Avatar, treinando com ele durante cinco meses que levam a Roku eventualmente forçando-se para o Estado Avatar, usando o sol solstício de verão. Roku ficou preso no Estado Avatar e acabou destruindo a metade superior do Templo de Fogo e causando o vulcão nas proximidades para entrar em erupção, mas Kaja foi capaz de ajudar Roku a sair do Estado Avatar da mesma forma que Roku tinha provocado isso. Depois que Avatar Roku morreu, o Senhor do Fogo Sozin começou a Guerra dos Cem Anos com um ataque aos Nômades do Ar. O Senhor do Fogo estabeleceu um decreto que qualquer um que ajudasse o Avatar seria considerado um traidor da Nação do Fogo e tratado dessa maneira. Devido a isso, os Sábios de Fogo foram ordenados a mudar sua fidelidade ao Senhor do Fogo. Alguns, como o pai de Shyu, resistiram e foram executados por continuarem a professar lealdade ao Avatar.

Ao longo do tempo, como o Avatar não reapareceu, a maioria dos sábios perderam a fé que o Avatar retornaria e gradualmente caiu completamente sob o controle do governo imperial. Na época do reinado do Senhor do Fogo Azulon, os Sábios haviam se tornado pouco mais do que restos envelhecidos de uma época em que a espiritualidade era colocada diante do poderio militar. No entanto, Azulon manteve um pouco de espiritualidade, permitindo assim que os Sábios de Fogo continuem a realizar seus cultos religiosos. Além de atividades regulares como presidir casamentos, os Sábios, por vezes, até aconselhavam o Senhor do Fogo em assuntos espirituais e a organização dos casamentos dos Príncipes do Fogo. Sua predição de que emparelhar a neta do Avatar com o filho de Azulon renderia uma poderosa linhagem até levou ao casamento do príncipe Ozai e Ursa. No entanto, quando Zuko nasceu para o Príncipe do Fogo, eles não tinham certeza se ele era um dominador, pois ele não tinha a "faísca em seus olhos". Posteriormente, Ozai planejou lançar seu primogênito da muralhas do palácio, e o bebê só foi salvo porque os sábios e Ursa vieram em seu socorro.

No reinado do Senhor do Fogo Ozai

Eventualmente, os Sábios de Fogo oficiaram o funeral do Senhor do Fogo Azulon em 95 DG, e depois o Alto Sábio coroou o Senhor do Fogo Ozai. Infelizmente para os sábios, Ozai só estava interessado no poder, e ao contrário de seu pai, ele não era espiritual. Após a sua coroação, eles perderam todo o seu poder restante e influência.

Na época do ressurgimento de Aang do iceberg, os Sábios de Fogo tinham se afastado completamente de seu propósito original. Quando souberam do retorno do Avatar quando o disparo de Aang do Estado Avatar no Templo do Ar do Sul causou várias estátuas e murais dentro de Templos Avatar ao redor do mundo para se tornarem iluminados sobrenaturalmente, eles imediatamente transmitiram a notícia ao Senhor do Fogo Ozai.

Mais tarde, quando Aang e seus amigos tentaram entrar no santuário de Ilha Meia Lua, os cinco sábios ali confrontaram Aang e tentaram impedi-lo de falar com Avatar Roku, perseguindo os três ao redor do templo inteiro. No entanto, um sábio, Shyu, permaneceu fiel ao Avatar. Ele traiu seus associados e ajudou os três a enganar os outros quatro sábios para abrir as portas do santuário que continha a estátua de Roku. Uma vez dentro, Aang se encontrou com Avatar Roku e juntos, eles destruíram o templo. Depois, os cinco sábios foram responsabilizados pelo comandante Zhao pela falha e presos.

Os Sábios do Templo da Capital não caíram em desgraça, e continuaram a servir as suas funções para a Família Real. Eles estavam prestes a coroar Azula como o próximo Senhor do Fogo quando Zuko e Katara chegaram. Em vez de terminar a coroação, eles assistiram ao Agni Kai de Azula e Zuko pela coroa. Depois, os Sábios conduziram a coroação de Zuko como o Senhor do Fogo.

Membros notáveis

  • Sábio do Fogo Kaja
  • Sábio do Fogo Shyu
  • Grande sábio
  • Alto sábio

Trívia

  • Pelo menos para os sábios em Ilha Crescente, alguns de seus trabalhos são para vigiar o santuário, protegê-lo dos invasores, e reunir o conhecimento que eles podem sobre o Avatar.
  • Durante os funerais, pelo menos alguns Sábios de Fogo usam roupas brancas ao invés dos vermelhos habituais.[1]


References

  1. Zuko Sozinho. Avatar: A Lenda de Aang. Temporada 2. Episódio 7. Nickelodeon. (12 de maio de 2006). Elizabeth Welch Ehasz (roteirista) & Lauren MacMullan (diretor).

Ver tambén

no:Ildvismennene

Advertisement