FANDOM

Dobrador do Fogo

 Emblema da Nação do Fogo.png

O Senhor do Fogo Sozin foi o instigador da Guerra e Senhor do Fogo antes de seu filho, Azulon. Ele era o avô de Ozai e Iroh, e bisavô de Zuko, Azula, e Lu Ten.

Como um jovem príncipe, Sozin era o melhor amigo do Avatar Roku. Quando Sozin assumiu o trono e Roku começou seu tempo como Avatar, a amizade deles estava tensa ao ponto de ruptura. Nenhum dos dois falou para o outro até que ambos eram muito antigos. Desejando que a Nação do Fogo ia abranger o mundo, Sozin traiu seu velho amigo na sua morte e começou a fazer a guerra.

Usando o poder do fogo com o reforço de um cometa, Sozin erradicou os Nômades do Ar, para tentar eliminar o Avatar seguinte, mas não conseguiu. Ele passou os últimos anos de sua vida caçando inutilmente o novo Avatar.

HistóriaEditar

JuventudeEditar

Em sua juventude, o príncipe Sozin e Avatar Roku eram melhores amigos e até mesmo compartilhavam o mesmo aniversário, que comemoraram juntos. Pode-se dizer que ambos também foram mestre em dominação de fogo em pouca idade, uma vez que Roku foi o Avatar (inconscientemente) e a família de Sozin tinha uma afinidade natural com o seu elemento.

Na sua festa de aniversário de 16 anos, Roku foi dito pelos Sábios do Fogo que ele era o Avatar, e os dois amigos são obrigados a se separar quando Roku foi aprender o domínio dos outros três elementos. Antes de sair, Sozin veio conversar e é contado por Roku que os sábios lhe disse que não era para levar nada, (o Avatar não precisava de bens materiais). Com esta declaração, Sozin dá-lhe um presente: o "capacete" usado pelo príncipe da Nação do Fogo, na esperança de que ele era, pelo menos, poder ter isso.

TraiçãoEditar

Doze anos depois, Roku retorna à Nação do Fogo, Sozin e se tornou o Senhor do Fogo. No casamento de Roku, Sozin assume a posição de seu padrinho. No casamento, Sozin comenta que a Nação do Fogo está passando por um período de grande prosperidade e Sozin diz que, juntos, os dois poderiam se espalhar para o mundo através da expansão do império. Roku fica muito perturbado com isso, Roku diz a Sozin que as Quatro Nações são para ser mantidas separadas e que ele não deveria pensar nisso novamente.

Vários anos depois, Roku descobrem que Sozin criou colônias no Reino da Terra e vem a repreendê-lo, levando a atacá-lo. Os dois travam uma batalha, com Roku, finalmente, destruindo a maior parte do palácio e derrotando Sozin. Roku poupa sua vida por causa de sua amizade passada, mas avisa que ele nunca mais pode ir em frente com seus planos novamente, ou se resultar vai ter um "efeito permanente".

Vinte e cinco anos depois, a ilha de Roku é consumida em uma erupção vulcânica tão grande que Sozin pode ver e sentir de uma centena de quilômetros de distância. O Senhor do Fogo voa em seu dragão para ajudar seu velho amigo. Os dois dobram para tentar conter o fluxo da lava, mas são impedidos pelos gases venenosos, que acabam por "dominar" Roku, deixando-o deitado no chão e implorando por ajuda de seu velho amigo. Sozin de repente percebe, no entanto, que a morte de Roku lhe permitam cumprir os seus planos, e deixa o seu velho amigo a morrer junto com seu dragão Fang.

InvasãoEditar

Doze anos depois que Roku tinha morrido, Sozin usou o poder de um cometa para aumentar o poder de seu exército e lançou um genocídio os Nômades do Ar, na tentativa de matar Aang, novo o avatar , e interromper o ciclo do avatar. No entanto, Sozin falhou, como Aang tinha fugido dos Nômades do Ar algum tempo antes. Sozin passou o resto de sua vida procurando, para que ele pudesse encontrar e destruir o Último Dominador de Ar.

Sozin produziu um filho, Azulon, no mesmo ano ele começou a guerra. Não se sabe que tipo de relacionamento Sozin teve com seu filho, mas Azulon viria a partilhar a sua sede de dominação mundial, e tornou-se um ditador terrível. Não se sabe quem foi a esposa de Sozin.

Um de suas realizações militares menos conhecidas durante este período foi a batalha de Han Tui, que foi aplaudido como uma magnífica exibição de habilidade e astúcia militar.

Em algum momento durante o seu reinado, provavelmente após a morte de Roku, Sozin iniciou a tradição de caçar dragões para a glória. Um dominador de fogo que poderia matar um dragão, os dominadores de fogo originais, ele seria regado com glória e louvor, e ganhar o título honorário de "Dragão Legendário". Isto conduz à quase extinção dos dragões.

No entanto, parece que no final de sua vida, ele lamenta o que ele começou por afirmar "Como eu sinto que meu escurecimento da minha própria vida, não posso deixar de pensar em um momento em que tudo era muito mais brilhante ...".

De acordo com o que é aprendido nas escolas da Nação do Fogo, Sozin morreu tranqüilamente em seu sono, um homem muito velho e bem sucedido.

A guerra que Sozin começou finalmente terminou em 100 DG, quando o Avatar Aang ressurgiu depois de 100 anos de desaparecimento e derrotou o neto de Sozin, o Senhor do Fogo Ozai.

HabilidadesEditar

Sendo um Senhor do Fogo, Sozin foi um mestre para dominar o fogo poderoso. Quando era jovem, ele lutava com o Avatar Roku e derrotou-o em pelo menos uma ocasião. Quando Roku confrontou anos mais tarde, sobre suas ações no Reino da Terra, Sozin atacou, desencadeando uma onda maciça de fogo contra ele, uma das explosões mais poderosas da série, apesar de ele não ter acesso ao poder do Cometa de Sozin na hora. No entanto, ele ainda não era páreo para Roku, que tinha os outros três elementos e o Estado Avatar em seu comando. Quando ele ajudou Roku a parar um vulcão em erupção, ele usa uma técnica para redirecionar o calor, o arrefecimento da lava. A técnica que ele usou parece ser semelhante ao redirecionamento de relâmpago, o movimento que Iroh criou.

Outras habilidadesEditar

Sozin era um estrategista muito inteligente. Quando ele e Roku eram adolescentes, Sozin enganau Roku em tropeçar numa raiz de árvore, a fim de ganhar uma luta. A inteligência de Sozin fez dele um líder capaz. Durante a guerra, Sozin venceu a batalha de Han Tui, aproveitando o fato de que o inimigo tinha uma seca e o vento estava contra a cidade. De acordo com a Azula, suas defesas foram queimadas em minutos.

Também no FANDOM

Wiki aleatória