FANDOM

Emblema dos Nômades do Ar

O Templo do Ar do Sul é um dos quatro templos originais pertencentes aos Nômades do Ar, localizados nas remotas Montanhas Patola, e um dos dois que alojaram exclusivamente o Nômades do Ar masculinos, o outro sendo o Templo do Ar do Norte.

Embora tenha permanecido desabitado ao longo da Guerra dos Cem Anos, o Templo do Ar do Sul foi restaurado para sua antiga glória, pouco depois do fim do conflito pelos Acólitos do Ar, que permaneceram para se instalar no terreno do templo para preservar a cultura do ar nômade através de suas muitas práticas.

História Editar

O Templo do Ar do Sul foi a casa de infância de Avatar Aang e a de seu mentor principal, o Monge Gyatso, também foi o lar do Avatar Roku durante o tempo em que treinou para dominar a arte de Dobra de Ar.

O templo foi atacado durante o genocídio dos Nômades do Ar pelo Senhor do Fogo Sozin, quando iniciou a Guerra dos Cem Anos. O único sobrevivente conhecido do massacre foi a mesma pessoa que a Nação do Fogo tentou matar em sua busca pela supremacia: aos 12 anos de idade, Mestre do Ar e Avatar, Aang, que escapou do Templo do Ar do Sul, pouco antes que a guerra começasse e foi mantido em animação suspensa em um iceberg, até seu retorno um século depois.

O templo foi visitado por Aang, com seus amigos Katara e Sokka no final da 99 DG. Lá, ele encontrou um Lêmure voador, que ele chamou de Momo. Uma vez lá, Aang descobre o destino do Templo do Ar e suas pessoas, incluindo Gyatso, fazendo com que ele percebesse que todos os Nômades do Ar foram eliminados e que ele, Appa e Momo eram tudo o que restava de sua cultura.

Em 171 DG, Tenzin planejava visitar o Templo do Sul com sua família e o Avatar, desejando passar mais tempo com a família e esperando aprofundar a conexão espiritual de Korra. Os planos mudaram, no entanto, e Korra não acompanhou a família ao templo da casa de Aang. Assim que Oogi pousou no chão do templo, a família foi saudada por uma delegação de Acólitos de Ar liderada pelo Abade Shung. Bumi e Kya, que acompanharam a família, também foram saudados com reverência por uma acólita, já que acreditava que eles também eram Dobradores de ar. Ela prontamente se desculpou pelo mal-entendido e deixou os irmãos para continuar seu trabalho.

Habitantes conhecidos Editar