FANDOM

"A dominação profissional acabou sendo a perfeita ferramenta de ensino para você."
Tenzin para Korra

"Uma Folha no Vento" é o segundo episódio do Livro Um: Ar de A Lenda de Korra, e também o segundo episódio em geral. Ele foi ao ar na televisão (dos Estados Unidos) pela primeira vez em 14 de abril de 2012, logo após a transmissão do primeiro episódio, "Bem-Vinda à Cidade República". Os dois episódios já haviam sido disponibilizados na internet no dia 24 de março de 2012.

Visão Geral Editar

A Avatar Korra agora está morando com seu professor de Dobra de Ar, Tenzin na Ilha do Templo do Ar. Devido à sua frustração com a incapacidade de dobrar o ar, ela vira a atenção para a Arena de Dominação Profissional da Cidade República. Lá, ela faz amizade com dois irmãos que praticam o esporte, Mako e Bolin. Ela é imediatamente atraída pelo estilo de luta dinâmico da dominação profissional.

Sinopse Detalhada Editar

Korra e Tenzin na ilha

Korra quer conhecer a cidade, mas Tenzin quer que ela se concentre em aprender dobra de ar

Korra lê sobre o esporte da dominação profissional, e tem vontade de ir assistir uma partida, mas Tenzin discorda, dizendo que o esporte é uma zombaria da nobre arte da dominação. Ele reforça que o único propósito da vinda de Korra para a Cidade República é para que ela aprenda a dominar seu último elemento, o ar. Vários guardas da Ordem do Lótus Branco estão presentes na ilha para garantir que ela possa estudar e treinar tranquilamente. Korra concorda relutantemente, mas ainda tem o desejo de ver mais a cidade.

Os dois começam o treinamento, mas Korra está tendo muita dificuldade. Tenzin diz que o motivo para isso é que o ar é o elemento oposto à personalidade dela, e ela concorda. Os filhos de Tenzin estão ansiosos para ver a Avatar aprender a dominar o elemento que eles já controlam bem. Tenzin leva ela para tentar fazer um exercício que considera essencial. Jinora explica que ela tem que passar pelos portões sem tocá-los e Ikki complementa dizendo que os portões vão estar girando. Tenzin usa dobra de ar para mover os portões e solta uma folha para ilustrar que Korra tem que, assim como a folha, estar pronta para mudar de direção uma fração de segundo. Jinora demonstra como fazer e passa pelos portões sem dificuldade.

Luzes da cidade

Sem conseguir dobrar ar, Korra quer conhecer a cidade

Quando Korra tenta fazer o mesmo, é atingida pelos portões várias vezes e cai. Ela tenta mais uma vez e falha de novo. Jinora diz para ela não tentar atravessar à força, Ikki diz que ela deve dançar como o vento e Meelo diz que ela tem que ser a folha. Korra não consegue e por fim desiste. À noite, ela continua tentando usar dobra de ar e não consegue. Ela queima um jornal com uma foto de Lin Beifong devido à frustração. A Avatar começa a achar que talvez simplesmente não sirva pra dobrar o ar. Então ela nota um grupo de guardas ouvindo pelo rádio uma partida de dominação profissional e começa a ouvir também, escondida. Tenzin pega ela no flagra e desliga o rádio.

Korra não sabe meditar

Korra não consegue nem mesmo meditar

Na manhã seguinte, Tenzin leva Korra e as crianças para meditar. Korra diz que acha que está fazendo alguma coisa errada, mas Tenzin diz que não tem nada para fazer, ela deve simplesmente deixar a mente livre. Korra ri e diz que acha irônico que ele fale tanto de liberdade sendo que não deixa ela sair da ilha. Ele responde que tudo fará sentido com o decorrer do tempo, mas ela deixa a sessão de meditação.

À noite, Korra consegue sair escondida da ilha e vai até a Arena de Dominação, entrando por uma janela. No entanto, ela é pega por um funcionário, que ameaça chamar os seguranças, mas um dos atletas intercede e diz que Korra está com ele. O atleta, que se chama Bolin, leva Korra até o vestiário, que tem uma visão privilegiada da arena, e ela fica encantada. Outro atleta, chamado Mako, que também é irmão mais velho de Bolin, pensa que Korra é uma fã e pede que Bolin tire ela dali, mas ele ignora o pedido e apresenta os dois. Mako mal fala com ela, não querendo perder a concentração pois os dois têm uma partida para disputar.

Mako dominador de fogo

Mako é um excelente dobrador de fogo

Os dois irmãos, junto com o terceiro membro de sua equipe, um dobrador de água chamado Hasook, formam uma equipe que tem surpreendido as expectativas e ido muito bem no Campeonato de Dominação Profissional. Eles começam a partida contra um time muito forte, e a princípio parecem estar tendo dificuldades, até mesmo perdendo a primeira rodada. No entanto, eles conseguem reverter a situação, principalmente graças a Mako, que tem uma performance excelente na partida e consegue derrubar os três adversários sozinho.

Bolin impressionado

Bolin fica atônito ao descobrir que Korra é a Avatar

Ao voltar para o vestiário, Mako e Hasook brigam e o dobrador de água sai irritado. Korra elogia Mako pela forma incrível como jogou, mas ele continua incomodado com a presença dela ali. Bolin, que é bem mais amigável, conversa com Korra, que pede para aprender alguns golpes. Ele concorda, mas diz que não sabe se vai dar certo, visto que ele é dobrador de terra e ela de água. Korra diz que é dobradora de terra, e ele acha estranho, já que ela usa roupas da Tribo da Água. Ela diz que dobra tanto água quanto terra, e Bolin fica muito confuso. Percebendo quem ela é, Mako diz que ela é o Avatar e se desculpa por ter sido grosso com ela.

Na academia, Bolin está ensinando alguns golpes para Korra. Ela consegue arremessar os discos, mas precisa melhorar a postura e os movimentos. Entretanto, depois de apenas algumas dicas, ela consegue imitar os golpes de Bolin, que fica impressionado com a aptidão natural dela. Cansado, Mako diz que vai dormir, e Korra descobre que os dois irmãos moram lá mesmo, na arena.

Korra destruindo os portões

Perdendo completamente a cabeça, Korra destrói os portões

No dia seguinte, na ilha, Korra continua tendo muita dificuldade para fazer o exercício dos portões e, num acesso de raiva, destrói todos eles com dobra de fogo. Tenzin fica furioso, pois os portões eram relíquias de dois mil anos. Furiosa, Korra acusa ele de não ser um bom professor e vai embora. Brincando, Meelo diz que concorda com Korra enquanto as irmãs dele confortam o pai. No jantar, Pema nota que Korra não está na mesa e Tenzin diz para a esposa que está ficando muito frustrado com Korra. Ela diz que ele tem que dar espaço a ela.

Bolin, Mako e Korra

Korra se torna o terceiro membro da equipe

Korra volta para a Arena, e encontra Mako e Bolin decepcionados. Eles explicam que Hasook abandonou a equipe e eles vão ser desqualificados se não encontrarem alguém para substituí-lo. Ela diz que é uma ótima dobradora de água e se oferece para jogar. Mako acha uma má ideia, visto que ela nunca jogou antes, mas Bolin topa e os três vão para a partida. No entanto, Korra não conhece bem as regras e faz alguns golpes de dobra de água que são faltas, fazendo a equipe perder pontos. A equipe adversária percebe que ela não tem experiência e ataca ela com intensidade. Tentando se defender, ela acaba usando dobra de terra. O público fica chocado e confuso mas o narrador logo percebe que isso significa que ela é o Avatar. Na ilha, Tenzin, que estava perguntando para os guardas se eles haviam visto Korra, ouve a transmissão e descobre que ela está na arena. Ele vai atrás dela.

O árbitro da partida diz que Korra pode continuar jogando, desde que ela use apenas dobra de água. Ela aceita e o jogo continua, mas a equipe adversária rapidamente consegue derrubá-la do ringue. Quando ela sai da água, vê Tenzin, que está furioso. Ele exige que ela volte para a ilha, mas ela diz que está ocupada.

Korra e Tenzin brigando

Korra e Tenzin têm uma discussão

Os dois começam a brigar e ela diz que talvez não precise aprender dobra de ar, e Tenzin fica ofendido, dizendo que todos os Avatares antes dela aprenderam os quatro elementos. Ela responde que ela precisa aprender técnicas de luta mais modernas, como as da Dominação Profissional, mas Tenzin responde que a dobra de ar não é composta só do aspecto físico. Irritados demais para conversar, os dois dão as costas um pro outro.

De volta à partida, Korra volta a ser o alvo principal dos adversários, mas dessa vez ela consegue se esquivar dos ataques usando os movimentos que Tenzin ensinou para ela. Ele nota isso, e fica impressionado. Os adversários, exaustos depois de terem usado toda a energia para derrubar Korra sem sucesso, não conseguem se defender dos ataques de Mako, Bolin e Korra, que derrubam eles do ringue e vencem a partida. Mako elogia Korra, mas ela não aceita o crédito e diz que aprendeu aqueles movimentos com alguém.

Korra e Tenzin fazendo as pazes

Tenzin dizendo que não podia ensinar Korra a ter paciência sendo que ele havia perdido a dele

Ao voltar para a ilha, Korra encontra os portões sendo consertados e pede desculpas para Tenzin, dizendo que ela estava tão frustrada por não conseguir dobrar o ar que descontou toda a sua raiva nele. Ele responde dizendo que também deve desculpas a ela, pois queria ensiná-la a ter paciência sendo que havia perdido a dele. Os dois aceitam as desculpas um do outro e Tenzin diz que ficou impressionado com o desempenho dela na partida, e ela aproveita essa brecha para informar que agora é membro permanente da equipe de Mako e Bolin e que eles vão continuar disputando o campeonato.

Mais tarde, da Arena, Mako observa a ilha onde Tenzin e Korra moram. Do outro lado, Korra está em sua janela e também observa a Arena.

Continuidade e Curiosidades Editar

  • Tenzin diz para Korra que não é incomum que o Avatar tenha dificuldades com um dos elementos, explicando que o pai dele, Aang, a princípio achou muito difícil dobrar terra. O complicado começo do treinamento de dobra de terra de Aang foi exibido no episódio "Trabalho Amargo", da primeira série.
  • Enquanto os dois estão meditando, Tenzin diz para Korra que o ar é o elemento da liberdade. Foi isso também que Iroh disse para Zuko, também no episódio "Trabalho Amargo".
  • Na primeira série, quando Aang teve dificuldades para dobrar terra, Katara havia dito que provavelmente o motivo era que terra e ar são opostos naturais. Mas nesse episódio, fica esclarecido que o elemento mais difícil para um Avatar dominar é aquele contrário à sua personalidade, não à sua nação de origem. Isso fica claro devido ao fato de que Korra, que é da Tribo da Água, não teve a menor dificuldade para dobrar fogo, sabendo fazer isso desde criança, como visto em "Bem-Vinda à Cidade República".
  • Conforme visto no episódio anterior, Korra sempre teve uma aptidão natural impressionante para dobrar os elementos água, terra e fogo. Portanto, essa é a primeira vez (em toda sua vida) que ela tem dificuldades para dobrar, e por isso ela tem os acessos de ira vistos nesse episódio.