FANDOM

Emblema da Nação do Fogo

Ursa era a esposa de Ozai e mais tarde Ikem, mãe de Zuko, Azula e Kiyi, filha de Jinzuk e Rina, e neta do Avatar Roku e Ta Min. Ela era uma mãe amável, carinhosa e amorosa para com seus filhos, embora Azula acreditasse que ela preferia Zuko sobre ela.

Ursa cresceu na aldeia da Nação do Fogo de Hira'a até que, como descendente de Roku, ela foi forçada pelo Senhor do Fogo Azulon a casar-se com Ozai para cumprir uma profecia que traria grande poder à linhagem de Azulon.

HistóriaEditar

Deixando seus entes queridosEditar

A filha de Jinzuk e Rina, Ursa, nasceu em 64 DG na pequena cidade da Nação do Fogo de Hira'a. Desde cedo, ela era amiga íntima de um menino chamado Ikem. Embora ela o provocasse quando eles eram mais jovens, eles se tornaram um casal feliz como eles cresceram. Aos 21 anos, Ursa fez um teste para o papel de Imperatriz Dragão na produção local de Amor entre os Dragões. Quando foi dizer a Ikem que tinha recebido o papel e o encontrou ensaiar suas linhas em um palco vazio durante o dia. A pedido de Ikem, eles ensaiaram uma cena da peça em que teriam que beijar no palco, mas Ursa expressou sua insatisfação com "beijo mascarado", como os adereços estavam no caminho. Uma vez que tirou a máscara, Ikem a assustou com um olhar enervante; Ursa questionou-o sobre isso e e Norem lhe propôs o matrimônio. Ursa, depois de alguma ligeira confusão, felizmente aceitou, e selaram seu noivado com um beijo apaixonado.

Mais tarde, à noite, ela se dirigiu alegremente para casa para contar a mãe sobre a proposta de Ikem, mas ela encontrou sua mãe chorando com o artefato do Avatar Roku. Quando ela perguntou sobre o que estava acontecendo e onde seu pai estava, sua mãe lhe disse que ele estava na estufa com um visitante. No entanto, antes de Ursa sair da sala, sua mãe enfatizou que ela a amava, não importava o que acontecesse. Ao entrar na estufa, Ursa descobriu que os convidados sobre quem sua mãe estava falando eram o Senhor do Fogo Azulon e seu filho, o Príncipe Ozai. O Senhor do Fogo elogiou sua beleza antes de mencionar uma profecia feita pelos Sábios do Fogo que assegurou uma poderosa linhagem de governantes para vir de uma união conjugal entre um descendente do Avatar Roku e sua própria linhagem. Ozai posteriormente propôs a Ursa, e ela, sem poder de rejeitar, concordou. Enquanto Ursa saía da cidade com sua noiva, Ikem bloqueou o caminho da carruagem. Ela implorou a Ozai para ordenar que seus soldados parassem, chamando o príncipe de "[seu] amor". Ele concordou, e ela saiu da carruagem e disse a Ikem para ir para casa. Ursa disse a ele que sua decisão não poderia ser anulada, como a proposta de Ozai tinha trazido honra à sua família. Ela deixou claro a Ikem que casar com Ozai era o que ela realmente queria e, com lágrimas nos olhos, disse-lhe mais uma vez para ir para casa, sabendo que era a única maneira de garantir a sua segurança. Ela posteriormente deixou um Ikem devastado ao lado da estrada.

Vida como Princesa do FogoEditar

Durante sua festa de casamento, Ozai informou Ursa que ela deveria dizer a seus pais que eles sempre foram bons para ela, revelando que ela não poderia mais ter laços com a sua vida anterior após o evento. Assim, ela foi forçada a despedir seus pais, e começou sua nova vida como uma Princesa da Nação do Fogo.

Após seu casamento, Ursa deu à luz o príncipe Zuko, e dois anos depois, à princesa Azula. Em uma viagem em família para a Ilha Ember, Zuko quase se afogou em sua tentativa de ajudar um caranguejo-tartaruga. Depois de Ozai resgatá-lo, Ursa confortou Zuko segurando-o enquanto ele se recuperava de sua experiência.

No entanto, mesmo após o nascimento de seus dois filhos, ela não estava disposta a esquecer os entes queridos que tinha deixado para trás e escreveu-lhes com freqüência. Ela empregou uma criada do palácio, Elua, para enviar cartas secretas para seus entes queridos em Hira'a, fazendo com que Ursa a visse como parte de sua família, e estava eternamente grata pelos serviços de Elua. No entanto, sem o conhecimento de Ursa, nenhuma de suas cartas chegou ao destino delas, pois Elua tinha traído sua confiança e entregue as cartas ao príncipe Ozai.

Ursa acabou suspeitando do fato de que Ozai havia interceptado e lido suas cartas, e chegou a um plano para enganá-lo e fazê-lo admitir: ela escreveu uma carta falsa a Ikem em que ela declarou que ele era o verdadeiro pai de Zuko. Meses depois, Ozai confrontou-a com seu conhecimento da carta, afirmando que suas ações eram traiçoeiras para a coroa da Nação do Fogo. Ursa estava inicialmente furiosa ao saber que suas suspeitas de Ozai estavam corretas, mas rapidamente rompeu em lágrimas quando Ozai revelou que havia tomado medidas para matar Ikem. Ursa exigiu saber por que Ozai tinha feito isso, já que ambos sabiam que Zuko era realmente o filho de Ozai, e Ozai respondeu perguntando por que ela havia escrito a carta falsa em primeiro lugar. Ursa lhe contou seu plano original, e essa parte de sua motivação era que ela desejava que Zuko não fosse filho de Ozai. Como um ato de vingança, Ozai afirmou que, a partir desse ponto em diante, ele trataria Zuko como se o desejo de Ursa tivesse sido realidade.

Mais tarde, uma noite, Ursa encontrou seus filhos disputando alguma coisa. Curiosa, ela puxou Azula de lado para obter a história completa e descobriu que Ozai pediu ao Senhor do Fogo Azulon para tirar de Iroh o direito de nascimento do trono para ele agora que Lu Ten tinha morrido no Cerco de Ba Sing Se. Como punição por sua insolência, Ozai foi encarregado por Azulon de sentir a dor de perder um primogênito matando o seu próprio. Chocada por essa informação, Ursa enviou Azula para a cama e foi encontrar seu marido. Depois que Ozai declarou que tinha toda a intenção de cumprir suas ordens, Ursa fez um acordo com ele: o trono para a vida de Zuko. Ozai aceitou sua oferta com a condição adicional de que ela abandonaria o palácio depois de ter feito o veneno incolor e inodoro, como ele temia que ela também o envenenasse também. Ursa tentou negociar que iria embora com seus filhos, mas foi forçada a sair sozinha, para que não fossem todos caçados e mortos por Ozai.

Ursa preparou o veneno e entregou a Ozai antes de fazer seu caminho para os quartos de seus filhos para dizer adeus. Ela beijou a bochecha de Azula que dormia, antes de passar por Zuko e acordar o jovem príncipe. Ela lembrou-lhe seu verdadeiro e forte amor maternal e disse-lhe para sempre lembrar quem ele era, não importa como as coisas parecessem mudar. Ela, posteriormente, puxou o capuz de sua capa sobre sua cabeça, e caminhou para as sombras. Ela deixou o palácio em um barco, voltando para Hira'a.

Vida como NorikoEditar

Chegando em Hira'a no meio da noite, Ursa foi à antiga casa de seus pais para visitá-los. No entanto, uma menina abriu a porta e a informou, sem saber quem era, que Jinzuk e Rina haviam falecido anos antes. Triste e sem lugar para ir, Ursa recuou para o palco do teatro no meio da cidade e gritou para si mesma em silêncio. Noren aproximou-se dela, acreditando que estava procurando uma parte na próxima peça, mas depois de perceber o quão triste era a ex-princesa da Nação do Fogo, ele a convidou para o café da manhã, algo que Ursa aceitou de bom grado.

Enquanto Ursa comia seu café da manhã, conversava com Noren, quando de repente, Noren mencionou seu nome enquanto Ursa estava certa de que ela ainda estava para se apresentar. Constrangida, Ursa perdeu o apetite e se preparou para sair, quando Noren admitiu que ele é realmente Ikem, seu ex-noivo. Ikem revelou que tinha encontrado a Mãe das Faces, que tinha alterado o rosto. Ursa deduziu que Ozai não conseguiu encontrar e matar Ikem porque ele mudou de rosto e identidade. Ikem ofereceu a Ursa a chance de compensar seu tempo perdido como amantes: ter Ursa ter seu rosto ser mudado também para continuar seu amor. O casal foi para o Vale do Esquecimento e esperou pela próxima estação para encontrar a Mãe das Faces. A Mãe das Faces chegou, mas ficou intrigada com a decisão de Ursa de mudar de rosto, apesar de sua óbvia beleza. Para testar sua sinceridade, o espírito ofereceu à ex-princesa um rosto novo, muito mais simples que Ursa aceitou sem hesitação. Sentindo a dor de Ursa, a Mãe das Faces também lhe perguntou se desejaria uma mente nova que não se lembrasse de sua velha vida. Depois de muita deliberação, Ursa concordou em esquecer a sua vida passada, mesmo que isso significava para ela esquecer as crianças que deixou para trás no palácio. Com um novo rosto e identidade, Ursa, que se conhecia como "Noriko", casou-se com Noren e teve um filho, Kiyi. "Noriko" estava vivendo pacificamente com sua família em Hira'a até a chegada da Equipe Avatar disfarçada em 102 DG.

Noriko questionou Aang e Katara sobre se eles estavam pensando sobre o casamento, mas ao ver suas reações, rapidamente retirou sua investigação. Noren interrompeu a conversa e, alegando acreditar que a história inventada por Sokka sobre eles sendo historiadores de drama, informou ao grupo que Ursa era membro mais famoso da trupe de atuação, mas que ela foi levada para a Capital da Nação do Fogo. Quando Zuko perguntou sobre Ikem, Noren transmitiu a eles que Ikem era namorado de Ursa, mas depois que Ursa foi levado, ele saiu, com Noriko acrescentando que ele teria fugido para o Vale do Esquecimento, uma floresta perigosa perto da cidade. Informou-os que Ursa aparentemente retornou a Hira'a anos mais tarde, à procura de Ikem, e posteriormente viajou para Vale do Esquecimento para encontrá-lo, embora Noren questionou a exatidão da declaração de sua esposa.

Na noite seguinte, Zuko voltou para a casa ao saber a verdade sobre Noriko era na verdade Ursa. Quando Zuko estava prestes a sair, Noren o deteve e disse a esposa a verdade sobre sua identidade. Azula apareceu na casa querendo matá-la e questionando se Kiyi era uma substituta para ela. A resposta de Noriko foi que, se ela era de fato sua mãe, sua única culpa era não amá-la o suficiente. Depois que Zuko derrotou Azula e ela fugiu, a Mãe das Faces apareceu, perguntando se ela queria recuperar suas memórias antigas, para que ela concordou. No dia seguinte, ela pediu desculpas a Zuko e disse-lhe a verdade sobre a carta. Zuko perdoou-a e Ursa decidiu compartilhar seu passado com ela.

Retorno à Capital da Nação do FogoEditar

Pouco tempo depois de se reunir com seu filho, Zuko trouxe Ursa e sua família de volta para a Capital da Nação do Fogo pela primeira vez desde que Ozai a baniu. Quando Zuko anunciou que eles estavam se aproximando da ilha principal, ela ficou satisfeita ao notar que ele ainda tinha aquele brilho em seus olhos como quando ele era pequeno sempre que ele ficou animado. Enquanto ela afagava carinhosamente o lado de sua cabeça, Zuko envergonhado se afastou de seus cuidados, julgando-os inadequados para um Senhor do Fogo, incitando Ursa a se desculpar. Quando Zuko a deixou para ir verificar seus amigos, Ikem aproximou-se de Ursa e perguntou-lhe se ela estava bem, explicando que suas mãos sempre ficavam frias sempre que ela estava assustada. Notando que fazia muito tempo que não estivera naquele lugar, Ursa assegurou ao marido que estaria bem. Ao perceber Aang e Kiyi montando um peixe-golfinho voando, ela entrou em pânico e gritou para sua filha para voltar, ignorando a afirmação tranquilizadora de Katara que Kiyi estava seguro com Aang. Quando o Avatar instantaneamente trouxe Kiyi de volta a bordo, Ursa a puxou para um abraço apertado, dizendo que ela não poderia perdê-la também, embora sua filha se rebelou contra seu abraço, gritando para ser solta. Enquanto Ikem levava Kiyi para a parte debaixo do convés, Ursa concordou, desamparadamente, com seu filho, que Kiyi precisava de tempo para se adaptar ao seu rosto mudado. Quando Aang se desculpou por tê-la preocupado, ela imediatamente se despediu, observando que ela deveria ser a pessoa pedindo desculpas por exagerar antes de se desculpar e caminhar para o lado do navio para olhar para a água.

Na manhã seguinte, enquanto estava no convés com sua família, Ursa olhou através de um telescópio e notou que não estavam em Cidade Portuária. Ela foi informada por Zuko que houve uma mudança de planos, e um submarino apareceu, a partir do qual Iroh e Suki surgira,. Enquanto Iroh pedia desculpas pela dor que sua família lhe causara, Ursa prontamente o abraçou e disse que não precisava se desculpar porque sua presença sempre lhe dava esperança.

Ursa e sua família embarcaram no submarino que os levou até um caminho oculto através da floresta que os levariam até a Capital. Infelizmente, eles foram emboscados pela Sociedade Nova Ozai, que exigiu que Zuko renunciar ao trono se ele valorizava a vida de sua família. Ursa tentou confortar Kiyi, assegurando que Zuko os protegesse, mas sua filha rejeitou seu toque, afirmando que suas mãos estavam frias. Quando Zuko e suas guarda-costas Guerreiras Kyoshi foram subjugados, a Sociedade Nova Ozai se preparou para queimar a carruagem como punição pelo desafio de Zuko. Felizmente, um dos seus próprios teve uma mudança de coração e libertou Zuko antes de reforço chegou e expulsou os atacantes.

Quando chegaram ao palácio, Ursa hesitou em entrar no Salão Principal pela primeira vez desde o seu exílio. Ela recusou a oferta de Zuko de ficar em seu velho quarto, dizendo que um dos quartos seria suficiente. Ao caminhar pelo palácio, ela tentou tranquilizar-se que ela e Kiyi estavam perfeitamente seguros como Zuko estava agora no comando e que Ozai não estava mais lá. No entanto, ela ficou um pouco assustada quando tropeçou na pintura de Ozai na Galeria Real.

Um mês depois, Ursa e sua família testemunharam Ukano sendo escoltado para fora do palácio. Kiyi estava curiosa sobre o que Ukano era mal-humorado, mas seus pais garantiram que ela não precisava se preocupar, e Ursa assegurou-lhe que estariam seguros no palácio. No entanto, novamente, Kiyi recusou o toque frio de Ursa.

Mais tarde na mesma noite, Ursa ouviu Suki e Ty Lee discutindo os recentes ataques de espíritos sombrios na cidade. Ao ouvir que Tom-Tom foi sequestrado, Ursa entrou em pânico quando viu que Noren não estava cuidando de Kiyi, mas ficou aliviada ao encontrar sua filha dormindo profundamente. Mais tarde, quando Ursa e Noren se aposentaram, Zuko transferiu Kiyi para outro quarto a seu pedido. No entanto, isso a deixou vulnerável as Kemurikage. Ursa e Noren foram posteriormente acordados pelos sons de batalha fora do palácio e para seu horror, eles aprenderam com Zuko que sua filha tinha sido tirada deles, levando os dois pais a abraçar um ao outro.

Preocupada com a segurança de Kiyi, Ursa sentou-se sozinha, embalando a boneca de Kiyi, antes de ser acompanhada por Iroh. Ursa rompeu o silêncio, lamentando que Kiyi nunca se reconciliasse com seu rosto mudado, embora Iroh insistisse que não desistiria da esperança. Ela passou a perguntar ao seu cunhado como tinha conseguido lidar com o falecimento de seu filho, Lu Ten. Iroh confessou que nunca tinha superado isso e consolou que os pais nem sempre são capazes de proteger seus filhos, e o melhor que podem fazer é ensiná-los a encarar seus medos.

Depois que Zuko, Aang, Mai e Kei Lo resgataram Kiyi e as outras crianças sequestradas pelos Kemurikage, Ursa estava presente enquanto Zuko se desculpava publicamente por sua má conduta no manejo da crise. Acompanhado por Iroh, Ursa posteriormente foi ver Ozai na prisão pela primeira vez em anos. Ozai lançou ameaças contra ela, mas ela viu passado e rotulou o ex-Senhor do Fogo como um pequeno homem tentando ser grande, que nunca teve um coração para qualquer membro de sua família ou mesmo ele mesmo. Ela então se virou e saiu de sua cela, como Ozai desesperadamente exigiu para ela voltar. Ursa voltou para a cama com Noren e Kiyi, que a receberam pela primeira vez desde que recuperou o rosto original.

PersonalidadeEditar

Uma das características definidoras de Ursa foi seu forte amor maternal e proteção de seu único filho, Zuko, e sua vida foi dedicada a protegê-lo de qualquer dano. Ela recorreria a qualquer meio necessário para manter seu filho seguro, chegando mesmo a dar a Ozai um frasco de veneno, ciente de que ele iria usá-lo para matar o Senhor do Fogo Azulon e tomar o trono. Ela também era pragmática, pois optou por deixar Ikem para protegê-lo e depois aceitou o banimento para salvar Zuko. Apesar de seu amor e afeição por seus filhos, ela optou por esquecer sua existência em um ponto, a fim de encontrar a paz interior, uma vez que ela se reuniu com Ikem. Finalmente, ela chegou a lamentar essa decisão, percebendo que Zuko e Azula eram sua verdadeira família.

Seu relacionamento com sua filha mais velha, Azula, no entanto, foi forçado pelo fato de que a jovem princesa foi emocionalmente abusiva para com todos os outros na família, especialmente seu irmão mais velho, Zuko. Ela foi forçada a disciplinar Azula em uma base regular, mas era evidente para ela que a crueldade de sua filha estava além de um nível normal. Por sua vez, Azula acreditava que Ursa pensava nela como um monstro, que marcou a princesa pelo resto de sua vida e pode ter influenciado alguns de seus comportamentos posteriores. Apesar de seu relacionamento tenso, Ursa se preocupava com o bem-estar de sua filha, como ela se perguntava, com os olhos lacrimejantes, se Azula estava segura, quente ou feliz depois de ter aprendido que ela tinha desaparecido no Vale Esquecido.

Em contraste, a relação que Ursa tem com a sua filha mais nova, Kiyi, é muito amorosa e carinhosa, assim como excessivamente protetora, como ela entrou em pânico quando viu Kiyi montando um peixe-golfinho voador, temendo "perdê-la também". Por causa de suas diferentes personalidades, Ozai e Ursa lentamente se separaram. Isso moldou parcialmente a vida de seus filhos, como cada um deles era, pelo menos a seus olhos, favorecido por um pai diferente.

HabilidadesEditar

Ursa foi ensinada muito sobre muitas ervas medicinais e venenos de sua mãe, uma mestra do herbalismo, mas sua habilidade permaneceu desconhecida até a vida de Zuko ficar em perigo, e ela ofereceu a sua habilidade para Ozai. Ela usou seu conhecimento de ervas e remédios para criar um poderoso veneno incolor e inodoro que era completamente intratável.

FamíliaEditar

Artigo principal: Família Real da Nação do Fogo

Sozin

Roku

Ta Min

Azulon

Ilah

Rina

Jinzuk

Iroh

Ozai

Ursa

Noren

Lu Ten

Desconhecida

Zuko

Azula

Kiyi

Izumi

Iroh

Filha de
Izumi

ApariçõesEditar

Avatar: A Lenda de AangEditar

Livro Dois: Terra (土) Editar

Livro Três: Fogo (火) Editar

Trilogias gráficasEditar

TríviaEditar

  • Ursa nunca apareceu no cronograma atual da série de televisão. Sua história foi contada em flashbacks e mais tarde via quadrinhos.
  • Ironicamente, a última coisa que Ursa disse a Zuko antes de partir era nunca esquecer quem era, mas ela mesma se esqueceu de quem era por anos.
  • Ozai tinha Ursa observado durante meses antes de seu casamento arranjado, o que lhe permitiu saber imediatamente que sua carta a Ikem reivindicando Zuko como seu filho era falso.
  • Ursa é uma das duas personagens conhecidas na franquia Avatar de ter filhos com dois homens diferentes, sendo a outra Toph Beifong.
  • Ursa é a única pessoa conhecida a ter se casado mais de uma vez.