FANDOM


"Eu sou Wan Shi Tong, aquele que sabe dez mil coisas e vocês são obviamente humanos, que não são mais permitidos em meus estudos"
— Wan Shi Tong se apresentando ao Professor Zei e à Equipe Avatar

Wan Shi Tong é uma entidade espiritual, detentora de vários conhecimentos sobre o Mundo Espiritual, que se apresenta sob a forma de uma gigantesca coruja. Conhecido como "aquele que sabe dez mil coisas", sua função é administrar e proteger de invasores uma vasta biblioteca que contém várias informações sobre a História do Mundo Espiritual e das Quatro Nações. Antes de transportar sua coleção para o Mundo Espiritual, Wan Shi Tong mantinha seus livros em uma biblioteca no meio de um deserto no Reino da Terra, permitindo a entrada de humanos sempre que trouxessem um novo conhecimento.

HistóriaEditar

Dar conhecimento à humanidadeEditar

Muito antes de seu encontro com a Equipe Avatar, Wan Shi Tong trouxe sua biblioteca do Mundo Espiritual para o mundo físico. Juntamente com seu grupo de raposas que buscam conhecimento, ele coletou conhecimento de todo o mundo, que exibiu em sua biblioteca com a esperança de que a humanidade o usasse para se aprimorar.

Embora tenha deixado sua grande coleção de conhecimento disponível para o mundo mortal por muitos anos, ele finalmente ficou irritado com a humanidade quando observou seres humanos usando o conhecimento da biblioteca apenas com o propósito de obter vantagem sobre seus inimigos, como quando Zhao uma vez encontrou a Biblioteca e aprendeu sobre as formas mortais de Tui e La, informações que ele usou para ajudar a Nação do Fogo a conduzir uma invasão em grande escala da Tribo da Água do Norte. Consequentemente, o espírito baniu os humanos de sua morada.

Encontrando a Equipe AvatarEditar

Wan Shi Tong conheceu Equipe Avatar e Professor Zei com hostilidade em sua chegada em sua biblioteca. Seguindo sua explicação para a proibição de seres humanos da biblioteca, o Espírito do Conhecimento concordou em admitir Equipe Avatar e o professor sobre a promessa de Sokka de não usar o conhecimento para a violência. Em troca, ele exigiu que cada pessoa para fornecer uma adição à sua coleção. Enquanto Wan Shi Tong estava satisfeito com as doações de Zei e Katara, ele relutantemente aceitou as de Aang e Sokka.

Wan Shi Tong confrontou mais tarde Equipe Avatar quando Sokka acidentalmente revelou sua intenção de usar o conhecimento encontrado na biblioteca para a violência. Cansado de testemunhar seu conhecimento ser usado para prejudicar outros, Wan Shi Tong começou a afundar a biblioteca, puxando-a de volta para o Mundo Espiritual e procedeu a atacar o quarteto como eles já tinham adquirido muita informação, em sua opinião. Quando a equipe se separou, o espírito continuou a perseguir Katara e Momo, com a intenção de adicionar o lemur alado à sua coleção de espécimes. No entanto, antes que ele pudesse atacar, ele foi nocauteado por Sokka com um golpe na cabeça.

Encontrando JinoraEditar

Em 171 DG, Wan Shi Tong conheceu Jinora quando entrou em sua biblioteca procurando informações sobre a localização dos portais espirituais. Quando viu a vasta coleção de livros e comentou que poderia permanecer lá para sempre, lendo, o espírito coruja voou para baixo na frente da jovem e advertiu que o último humano que desejou ler para sempre ainda estava lá, apontando para os restos esqueléticos do Professor Zei caidos contra uma estante de livros. Wan Shi Tong ordenou-lhe que saísse imediatamente, lembrando-lhe que os seres humanos não eram permitidos. Jinora tentou convencê-lo a deixá-la permanecer oferecendo novos conhecimentos de acordo com a antiga regra, embora ele a rejeitasse, apontando que a proibição para os seres humanos tinha se tornado absoluta, e expressou sua descrença de que ela poderia lhe oferecer qualquer coisa que ele não sabia . Jinora se ofereceu para lhe fornecer informações sobre o rádio, mas Wan Shi Tong alegou que já sabia como o dispositivo funcionava, já que ele tinha sido fornecido com as informações por um de seus Buscadores de Conhecimento. Embora Jinora corrigisse sua reivindicação que um rádio era operado por um homem pequeno que sentasse na caixa pequena onde cantava e tocava instrumentos. Wan Shi Tong declarou que não tinha interesse em invenções humanas e solicitou mais uma vez que ela saísse. No entanto, ao saber que a menina era a neta de Aang e tinha vindo para a Mundo Espiritual com a Avatar Korra, ele permitiu Jinora olhar em volta, mas a advertiu para não quebrar nada antes de voar para longe. Enquanto Jinora estava lendo sobre a Convergência Harmônica, Wan Shi Tong retornou com o Chefe Unalaq ao seu lado, tendo informado o chefe da presença de Jinora na biblioteca. Explicando sua aliança com Unalaq, o espírito disse que o Dobrador de Água provou ser um amigo verdadeiro aos espíritos, ao contrário do Avatar.

ApariçõesEditar

Avatar:A Lenda de AangEditar

Livro Dois: TerraEditar

A Lenda de KorraEditar

Livro Dois: EspíritosEditar

TríviaEditar

  • Ele é o bibliotecário mais antigo do mundo.
  • "Wan Shi Tong" "萬事通" é uma frase em chinês mandarim que significa "Aquele que sabe dez mil coisas", um termo que ele mesmo usou para se descrever. No entanto, seu nome é escrito na tela como "萬 知 堂", que significa "Salão de conhecimento incomensurável (lit. dez mil)".
  • "Dez mil coisas" é uma expressão taoísta para toda a criação; Ao se apresentar como "aquele que conhece dez mil coisas", a Wan Shi Tong está se referindo a si mesmo como aquele que tudo sabe. Ele também se refere diretamente a si mesmo como "todo-sabendo" quando ele diz Sokka pelo menos colocar em algum esforço quando pretendem mentir para "um espírito de todos-sabendo ser".
  • As duas formas de Wan Shi Tong assemelham-se a animais que são usados como símbolos para o conhecimento no mundo real: a coruja (oeste, como a Europa) ea serpente (leste, como a China).
  • A coruja é considerada um símbolo da sabedoria na Ásia, e é também um símbolo de Athena / Minerva, a Deusa Grega / Romana da Sabedoria.
  • Como uma coruja, Wan Shi Tong tem a capacidade de virar a cabeça quase completamente ao redor.
  • A imagem do Wan Shi Tong está incluída na seção "Gear & More" das descrições dos episódios do site Nick.com antigo. Portanto, sua primeira aparição, embora sem nome, foi em Nick.com mais de um ano antes de fazer sua estréia na televisão.
  • Wan Shi Tong também apareceu brevemente no curta animado "School Time Shipping", como o bibliotecário da escola, parodiando sua biblioteca na série regular.
  • A Wan Shi Tong estudou todos os três tipos de Dobra de Água: O do Norte, o do Sul e o do Pântano. Depois de ter levado a biblioteca com ele para o Mundo Espiritual, o conhecimento do Estilo de Água do Sul estava quase extinto no Mundo Avatar , exceto no caso da mestre Hama e Katara, a quem ela havia instruído por um breve período de tempo.
  • A forma normal de Wan Shi Tong como uma coruja de celeiro é reminiscente de seu status de espírito. As corujas-celeiro, por causa de seus rostos brancos puros e olhos pretos, são freqüentemente chamados de "fantasma", "demônio" ou "corujas da morte".
  • As únicas aparições da Wan Shi Tong na franquia ocorrem no décimo capítulo do segundo livro de cada série .
  • Wan Shi Tong é o único espírito conhecido aliar-se com Unalaq sem ser transformado em um espírito escuro.

Veja tambémEditar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.